MAPA - SSOC - PRÁTICAS FORMATIVAS EM EXTENSÃO - 54/2023
Promovendo a Cidadania e a Participação Comunitária: Projeto de Extensão
Objetivo: Nesta atividade você terá a oportunidade de aplicar os princípios e fundamentos do Serviço Social aprendidos até aqui, fortalecendo suas habilidades e competências acerca da análise de realidade e proposição de intervenções.
Considere o seguinte caso fictício:
Você acabou de se formar, e acaba de ser contratado(a) para atuar na área, você está trabalhando em uma comunidade com alto índice de violência e tem a oportunidade de estabelecer uma parceria com uma renomada universidade: Unicesumar. Juntos vocês poderão elaborar um projeto de extensão que irá atuar diretamente na comunidade, promovendo a cultura de paz e não violência. Você logo começa a pesquisar e se aprofundar no assunto para que o projeto seja coerente e assertivo. Desta forma, você se depara com o seguinte texto:
Tipos de Intolerância que podem gerar violência no mundo atual:
Não passa despercebido aos nossos olhos os diferentes comportamentos de intolerância praticados entre as pessoas em nossa sociedade. O homem, um ser social, que convive em grupos é capaz de agir e reagir de diferentes maneiras e por diferentes motivos diante de determinada situação, pode-se explicar muitas reações, mas nada justifica a violência, o crime, o ato infracional, o atentado contra a vida alheia.
Algumas perguntas pode nos vir à mente, todas buscam o entendimento do POR QUÊ, as pessoas agem do jeito que agem?
Muitos profissionais se deparam com diferentes tipos de violência no seu cotidiano, dentre eles o(a) assistente social, nos levando a refletir acerca do fenômeno da VIOLÊNCIA, que permeia as relações na sociedade.
Elaborado pela Professora, 2023.
Para ilustrar e conduzir a elaboração desta atividade, leia com atenção os fragmentos a seguir extraídos do livro: Por que tenho medo de lhe dizer quem sou?, escrito na década de 80 pelo autor John Powell:
Texto 01: A condição humana
Considere a seguinte conversa:
Autor: "Estou escrevendo um livro chamado Por Que Tenho Medo de lhe Dizer Quem Sou?"
Outra pessoa: "Você quer uma resposta à sua pergunta?"
Autor: "Esta é a finalidade do livro, responder à pergunta".
Outra pessoa: "Mas você quer a minha resposta?"
Autor: "É claro que quero".
Outra pessoa: "Tenho medo de lhe dizer quem sou porque, se eu lhe disser quem sou, você pode não gostar e isso é tudo o que tenho".
POWELL, J. Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? 29. ed. Belo Horizonte/MG: Crescer, 2012., p.17
Texto 02: Agir versus reagir
A pessoa inteira é um ator, não um reator. O colunista Sidney Harris conta uma história em que acompanhava um amigo à banca de jornais. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Harris sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro. Quando os dois amigos desceram pela rua, o colunista perguntou:
"Ele sempre te trata com tanta grosseria?"
"Sim, infelizmente é sempre assim".
"E você é sempre tão polido e amigável com ele?"
"Sim, sou".
"Por que você é tão educado, já que ele é tão indelicado com você?"
"Porque não quero que ele decida como eu devo agir".
POWELL, J. Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? 29. ed. Belo Horizonte/MG: Crescer, 2012., p. 43-44
O exemplo acima nos apresenta que o homem não deve curvar-se (deixar se influenciar) para qualquer vento que sopre, ou seja, não deve ser condicionado a agir da forma como os outros querem que ele aja. A pessoa da ilustração anterior agiu de maneira correta na medida em que não se deixou condicionar e influenciar pelo mau humor do jornaleiro. Deve-se levar em conta que a consciência é singular onde por exemplo: “[...] nunca sei exatamente como você vê a si mesmo e você nunca sabe exatamente como eu me relaciono comigo próprio” (MAY, 1987, p. 78). Ou seja, cada indivíduo sabe de si, e conhece do outro aquilo que a consciência do outro revela, e assim, dá-se a interação entre os homens na sociedade.
Por fim, a Intolerância é o mesmo que ausência de tolerância, é a falta de compreensão ou aceitação em relação a algo. Uma pessoa intolerante apresenta um comportamento de repulsa, repugnância e ódio pelo que lhe seja diferente. Do ponto de vista social e político, as pessoas intolerantes não conseguem aceitar divergentes pontos de vista, ideias ou culturas, principalmente pelo fato de não compreenderem a diversidade do qual é formado o mundo.
Disponível em: https://www.significados.com.br/intolerancia/. Acesso em: 25 abr. 2023
CONSTRUINDO A ATIVIDADE MAPA:
Diante de todo o exposto, você deverá:
1- Realizar uma pesquisa, identificando e citando os diferentes tipos de intolerância que são cometidos em nossa sociedade nos dias atuais.
2- Citar uma reportagem que aponte uma situação de intolerância que desencadeou algum tipo de violência: física, psicológica etc. Cite o título (manchete) da reportagem, data de veiculação, fazendo um breve descritivo sobre a matéria.
3- Por fim, considerando as suas pesquisas bem como os estudos realizados ao longo da disciplina, cite quais projetos você e a Universidade poderão propor junto à comunidade em que você atua como assistente social (fictício, citado no início da proposta), para reduzir a violência e promover uma cultura de paz e tolerância)
Referências:
FIORELLI, José Osmir; MANGINI, Rosana C. R. Psicologia Jurídica. 2 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
MAY, R. O homem à procura de si mesmo. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 1987
POWELL, J. Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? 29. ed. Belo Horizonte/MG: Crescer, 2012.
Atenção:
1- Baixar o template do formulário padrão, no material da disciplina
2- Para saber mais assista o vídeo de orientação e explicação da atividade.
3- Não esqueça de colocar as referências da pesquisa, onde elas foram encontradas, conforme as normas da ABNT.
4- Leia a atividade com muita atenção para entender o que é solicitado e facilitar a resolução.
5- O formato do arquivo deve ser "texto (doc ou docx).
6- Seguir as normas da ABNT e sua atividade não deve passar de três laudas.
Bons estudos!