ATIVIDADE 1 - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 51_2025
A escola e a inclusão: desafios e perspectivas
A escola, apesar de ser frequentemente alvo de críticas, ainda é uma das instituições sociais mais importantes na promoção da diversidade. No entanto, paradoxalmente, muitas vezes ela segue um caminho oposto, buscando homogeneizar os alunos em vez de valorizar suas individualidades. Isso acaba por limitar as possibilidades de inclusão, restringindo-se apenas à integração dos alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais.
Diante desse cenário, questionamos: por que é tão desafiador aprender? Ou melhor, por que devemos aprender da mesma maneira? Essa uniformização do ensino, que não leva em consideração as diferentes formas de aprender e os diferentes ritmos de cada aluno, contribui para a exclusão e dificulta o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
A fim de promover uma educação verdadeiramente inclusiva, é fundamental que a escola reconheça e valorize a diversidade de seus alunos, oferecendo um ensino personalizado e adaptado às necessidades de cada um. Além disso, é preciso que a sociedade como um todo se mobilize para combater a exclusão e construir um futuro em que todos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente.
Referências:
ALBA, C. Uma educação sem barreiras tecnológicas: TIC e educação inclusiva. In: SANCHO, J. M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LOURENÇO, E. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Com base no texto anterior e nos conteúdos abordados na disciplina, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "A escola e a inclusão: desafios e perspectivas", focando especialmente na importância das Tecnologias Assistivas para a inclusão educacional.
O texto deve seguir a estrutura proposta e desenvolver dois argumentos distintos que justifiquem a relevância dessas tecnologias no ambiente escolar, atendendo aos seguintes critérios:
1. Estrutura do texto:
- O texto deve conter quatro parágrafos, distribuídos da seguinte forma: 1 parágrafo de introdução; 2 parágrafos de argumentação (cada um abordando um argumento distinto); 1 parágrafo de conclusão. O texto deve ter entre 15 e 30 linhas.
2. Conteúdo e desenvolvimento:
- Introdução: apresente o conceito de Tecnologia Assistiva e sua importância para a inclusão educacional. Utilize uma citação indireta de um autor presente no livro didático (Tema 3) para fundamentar sua explicação.
- Argumentação: 1º parágrafo de argumentação: desenvolva o primeiro argumento, trazendo exemplos concretos que demonstrem a relevância das Tecnologias Assistivas para alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais. 2º parágrafo de argumentação: apresente o segundo argumento, destacando como essas tecnologias impactam positivamente a família e a escola, promovendo um ambiente educacional mais acessível.
- Conclusão: finalize propondo duas soluções para tornar as escolas mais inclusivas com Tecnologias Assistivas ou sugerindo duas formas de manter as escolas atualizadas e preparadas para atender adequadamente os alunos com deficiência.
Observações:
- Evite o uso da primeira pessoa do singular (eu), pois o texto deve seguir a norma formal da dissertação argumentativa:
- Exemplo inadequado: "Eu acho relevante para...".
- Exemplo adequado: "É relevante para...".
Atenção:
- Não é necessário título.
- Elabore sua resposta de forma dissertativa.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
- Escreva sua resposta contendo no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-lo.
- Sua resposta dissertativa deve ser escrita no próprio campo em branco a seguir (caixa de resposta).