MAPA - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 51_2025
Educação Inclusiva: Desafios e Oportunidades com a Tecnologia Assistiva
A educação inclusiva garantirá que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, tenham acesso a um ensino de qualidade e oportunidades de desenvolvimento. Apesar dos avanços, a realidade ainda apresenta desafios. Recursos como salas de aula com tecnologias avançadas e práticas pedagógicas inovadoras são importantes, mas seu acesso desigual cria barreiras. A falta de infraestrutura, a formação inadequada de professores e a escassez de profissionais especializados são obstáculos a serem superados.
A Tecnologia Assistiva (TA) surge como uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e a autonomia dos alunos. Compreender, aplicar e utilizar a TA de forma multifuncional, considerando as necessidades individuais de cada aluno, é essencial para garantir sua eficácia. A autonomia na educação vai além da oferta de recursos. É preciso transformar a cultura escolar, combatendo a exclusão e o preconceito. Adaptar espaços físicos, promover a mudança de atitude da comunidade escolar e investir em práticas pedagógicas inovadoras são medidas cruciais.
Apesar dos desafios, as possibilidades são promissoras. A TA, em conjunto com a colaboração de toda a comunidade escolar, pode abrir portas para um futuro mais justo e igualitário na educação. A inclusão é um processo contínuo que exige compromisso e esforço de todos, a fim de garantir um ensino de qualidade e oportunidades para cada aluno desenvolver seu potencial máximo.
Fontes:
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
MOGILKA, M. Autonomia e formação humana em situações pedagógicas: um difícil percurso. Educação e Pesquisa, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 57-68, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ ep/a/5kNwHLjgKRJsb9vbkkLvr7t/?lang=pt#. Acesso em: 20 jul. 2023.
ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
Considerando a importância da autonomia e o papel das Tecnologias Assistivas no acesso à aprendizagem de alunos com necessidades específicas, sua atividade MAPA consiste em:
- Pesquisar sobre Tecnologias Assistivas:
- Acesse o catálogo CEAPAT pelo link: https://catalogoceapat.imserso.es/productos/categorias/unacategoria/1 e explore as categorias de produtos disponíveis.
- Escolha um produto desse catálogo ou de um site especializado em Tecnologias Assistivas e reflita sobre como ele pode auxiliar um aluno no contexto escolar.
- Contextualizar o uso na educação:
- Crie um perfil fictício de um aluno ou aluna com deficiência ou necessidade educacional especial que necessitaria do recurso escolhido e atribua um nome a ele ou ela.
- Insira uma imagem do produto selecionado e indique a fonte/link da imagem.
- Produção textual:
- Escreva um texto de 10 a 15 linhas explicando o funcionamento do recurso assistivo escolhido.
- Justifique sua relevância para o aluno com deficiência e/ou necessidade específica que você criou.
- Inclua pelo menos uma citação direta ou indireta que corrobore sua análise.
Para fundamentar sua resposta, utilize o livro da disciplina e outras leituras complementares.
Referências:
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto n° 3298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov. br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 15 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: deficiência física. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006a. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: altas habilidades/superdotação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
MOGILKA, M. Autonomia e formação humana em situações pedagógicas: um difícil percurso. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 57-68, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ ep/a/5kNwHLjgKRJsb9vbkkLvr7t/?lang=pt#. Acesso em: 20 jul. 2023.
ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:
- Leia o livro da disciplina;
- Assista às aulas conceituais e ao vivo;
- Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo na pasta “Material da Disciplina” e preencha corretamente todos os campos solicitados;
- Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA;
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação;
- Evite plágio de informações, neste caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.
*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!