ATIVIDADE 1 - GQ - CUSTOS DA QUALIDADE - 54/2023
Os custos da qualidade são divididos em duas categorias principais: o primeiro custo de prevenção e os custos de avaliações. O primeiro está relacionado às atividades realizadas para impedir que erros e defeitos aconteçam durante o processo de produção ou prestação de serviços. Os custos de avaliação já estão relacionados com a averiguação da qualidade dos produtos ou serviços após sua produção ou prestação. Os custos da não qualidade são pertinentes aos problemas de qualidade que ocorrem durante o processo produtivo ou após o produto ou serviço ser entregue ao cliente.
A relação entre os custos de qualidade e da não qualidade precisa ser entendida com relação a como as organizações devem investir em custos de prevenção e avaliação para que possam ajudar na redução dos custos de falhas internas e externas.
Fonte: LIMA, D. M. A. de. Custo da Qualidade. Maringá: UniCesumar, 2020.
Dado o contexto fornecido sobre os Custos da Qualidade dentro de uma empresa, é possível expandir a análise para contemplar pelo menos duas classificações dos custos da qualidade que têm importância no entendimento dos custos da qualidade para uma organizacional.
Essas classificações pode ser (1) Custos com falhas Internas e (2) Custos com falhas Externas.
Nesse sentido, explique como cada uma dessas classificações influencia o processo do Custo da Qualidade no contexto prático de uma empresa.