• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

d) Relatar os aspectos econômicos realizados a partir da troca de objetos entre nativos e lusitanos.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - HIST - HISTÓRIA DO BRASIL: COLÔNIA - 54_2024

 

Para a realização da Atividade de Estudo 1, é necessário a leitura e interpretação do documento a seguir:

“Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente, dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos? Ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal, e à terra – Terra da Vera Cruz. [...] Dali avistamos homens que andavam pela praia obra de sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos, por chegarem primeiro [...] Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Deu-lhes somente um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas com uma copazinha pequena de penas vermelhas e pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas, que querem parecer de aljaveira. A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros, de comprimento duma mão travessa, da grossura dum fuso de algodão, agudos na ponta como furador. [...] Os cabelos seus são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta, mais que de sobre-pente, de boa grandura e rapados até por cima das orelhas. [...] Enquanto estivemos à missa e a à pregação, seria na praia outra tanta gente, pouco mais ou menos como a de ontem, com sem arcos e setas, a qual andava folgando. E olhando-nos, sentaram-se. E, depois de acabada a missa, assentados nós à pregação, levantaram-se muitos deles, tangeram corno ou buzina e começaram a saltar e a dançar um pedaço. [...] Parece-me gente de tal inocência que, se homem os entendesse e eles a nós, seriam logo cristãos, por que eles, segundo parece, não têm nem entendem nenhuma crença. [...] Portanto, Vossa Alteza, que tanto deseja acrescentar a santa fé católica, deve cuidar da sua salvação. E prazerá a Deus que com pouco trabalho seja assim. Eles não lavram, nem criam. Não há boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimária, que costumada seja ao viver dos homens. Nem comem senão desse inhame, que aqui há muito, e dessa somente e fruitos, que a terra e as árvores de si lançam.[...] Nela, até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisas alguma de metal ou ferro, nem lho vimos. Porém a terra em si é de muitos bons ares, assim frios e temperados, como os de Entre Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. [...] Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza deseja, a saber, acrescentamento da nossa santa fé”.

Beijo as mãos de Vossa Alteza.

Deste Porto Seguro, da vossa Ilha da Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500.

Pero Vaz de Caminha.

Fonte: https://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=105. Acesso em: 23 ago. 2024.

A carta de Pero Vaz de Caminha é um importante e curioso registro dos primeiros contatos estabelecidos entre os lusitanos que ocupavam a esquadra de Pedro Álvares Cabral e os povos indígenas que viviam no território que seria paulatinamente conquistado pela Coroa de Portugal. Nesta premissa, Caminha constrói em seu relato a imagem dos nativos com um teor de curiosidade e, ao mesmo tempo, de espanto, já que segundo o cronista, eram povos completamente distintos dos que os portugueses já conheciam. Além da diferença, esses povos traziam outra maneira de ser, completamente distante da forma europeia — podemos dizer que houve um verdadeiro choque de realidades. Segundo Novaes (1999, p. 8) os primeiros viajantes e os filósofos do século XVI nos mostram que através dos contatos com as sociedades indígenas, inicia-se o longo itinerário da descoberta do Outro. Desse modo, o “reflexo no espelho da cultura não produz apenas o duplo, produz também a consciência da diferença”. Assim, a partir de 1500, o pensamento Ocidental vive de um duplo: ora dominado pela imaginação, ora tentando penetrar o mundo do Outro. Essa contradição tem história!

Fonte: NOVAES, A. A Outra Margem do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Agora, usaremos a imaginação e a criatividade!

A partir da leitura do excerto documental e das reflexões realizadas no livro da disciplina, escreva um relato se colocando no lugar do indígena ao se deparar com a presença do português em seu território. É importante considerar que os nativos desconheciam a existência dos europeus e que também havia sentimentos como medo, desconfiança, curiosidade e até mesmo admiração. Para realizar este exercício, é necessário criar um nome indígena para o seu personagem, pontuar qual etnia que ele pertence e lembrar que as embarcações de Cabral ficaram ancoradas por dez dias e que durante este período (por meio dos registros realizados pelo próprio Caminha) temos uma sucessão de acontecimentos que conhecemos a partir da visão do cronista e não dos indígenas. Neste âmbito, para criar o seu relato (assumindo a visão do indígena daquele momento) você deverá considerar os itens a seguir:

  1. a) Descrever as características físicas dos navegadores e/ou suas vestimentas, destacando suas impressões.
  2. b) Pontuar os costumes que os portugueses tinham serem “estranhos” e/ou curiosos na visão do nativo.
  3. c) Destacar os aspectos religiosos (missas e/ou celebrações cristãs realizadas).
  4. d) Relatar os aspectos econômicos realizados a partir da troca de objetos entre nativos e lusitanos.

Orientações:

- Assista ao tutorial explicativo disponível na Sala do Café.

- Seu texto deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.

- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

Bom estudo!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - CCONT - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 53_2024
18/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - CCONT - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 53_2024   Olá acadêmico(a)! Essa é a Atividade de Estudo 1   Já parou para pensar, como podemos identificar se houve aumento ou queda nas contas da empresa ao longo do tempo? Ou ainda, como analisarmos a evolução das contas das demonstrações financeiras da empresa? […]

ATIVIDADE 1 - PED - ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PED - ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025 A Estatística enquanto conteúdo nos moldes da Educação Básica é relativamente recente, se analisarmos seu contexto histórico, todavia pesquisas arqueológicas indicam que a coleta de informações já ocorria no antigo Egito, por volta de 2000 anos antes da era cristã. Apesar da Estatística […]

MAPA - AGRON - ZOOLOGIA E ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA - 53_2024
22/07/2024
Integrare Academy

MAPA - AGRON - ZOOLOGIA E ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA - 53_2024   A entomologia agrícola estuda os insetos e sua relação com a agricultura, destacando sua importância em diversas áreas. Os insetos são essenciais na polinização e para a reprodução de muitas culturas agrícolas. Eles também atuam no controle biológico de pragas, com predadores e parasitas […]

Trabalho n° 2 Proposta de sistema optoeletrônico de varredura espectral para análise do infravermelho pela reflexão difusa utilizando múltiplas esferas de integração Resumo: Este trabalho apresenta um sistema optoeletrônico, baseado em reflexão difusa, para corrigir um sinal espectral da região do infravermelho próximo. Um conjunto com múltiplas esferas de integração ´e usado para compensar o sinal de entrada e melhorar as leituras realizadas. A primeira esfera separa a radiação em duas partes, um feixe ´e direcionado para uma segunda esfera de onde ´e obtido o sinal referente `a amostra, e o outro ´e direcionado para uma terceira, que gera um sinal de referência utilizado para compensar as interferências. As análises realizadas mostraram uma redução de 77% na influência da variação da temperatura e do decaimento optoeletrônico ao longo do tempo. Desta forma, as interferências intrínsecas e extrínsecas dos protótipos básicos da espectroscopia no infravermelho próximo são minimizadas e seus desempenhos podem ser melhorados.
06/06/2024
Integrare Academy

Trabalho n° 2 Proposta de sistema optoeletrônico de varredura espectral para análise do infravermelho pela reflexão difusa utilizando múltiplas esferas de integração   Resumo: Este trabalho apresenta um sistema optoeletrônico, baseado em reflexão difusa, para corrigir um sinal espectral da região do infravermelho próximo. Um conjunto com múltiplas esferas de integração ´e usado para compensar […]

Portanto, mediante as transformações tecnológicas e das questões psicológicas envolvidas no medo e na timidez, torna-se fundamental explorar estratégias e abordagens que ajudem as pessoas a enfrentar e superar esses obstáculos, capacitando-as a se expressarem de forma assertiva e impactante em um contexto cada vez mais digitalizado e conectado. Neste contexto apresentamos o estudo de caso a seguir:
30/04/2024
Integrare Academy

Portanto, mediante as transformações tecnológicas e das questões psicológicas envolvidas no medo e na timidez, torna-se fundamental explorar estratégias e abordagens que ajudem as pessoas a enfrentar e superar esses obstáculos, capacitando-as a se expressarem de forma assertiva e impactante em um contexto cada vez mais digitalizado e conectado. Neste contexto apresentamos o estudo de […]

Considere que você é o contador responsável da empresa Lisboa Comércio de Móveis Ltda - ME. Todo início de mês, você faz o levantamento de toda a documentação referente à movimentação contábil do mês anterior, para proceder com os registros. Na última relação de documentações, você notou que o departamento financeiro enviou também algumas notas fiscais em nome de um dos sócios da empresa, sendo tais gastos facilmente identificados como gastos pessoais do sócio e sem relação com a empresa. Nesse caso, quais documentos você deverá levar em consideração no momento da escrituração contábil da empresa?
30/04/2024
Integrare Academy

Considere que você é o contador responsável da empresa Lisboa Comércio de Móveis Ltda - ME. Todo início de mês, você faz o levantamento de toda a documentação referente à movimentação contábil do mês anterior, para proceder com os registros. Na última relação de documentações, você notou que o departamento financeiro enviou também algumas notas […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp