• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - MAPA - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - 54/2023

 

Para realizar a Atividade MAPA, leia e analise os excertos a seguir:

 

 

Fonte: M1NewsTV ([2023], on-line). 

 

 

M1NEWSTV. Cronômetro da violência contras as mulheres. Blog M1NewsTV, [2023]. Disponível em: https://m1newstv.com/selo-mais-mulher.... Acesso em: 23 set. 2023.

 

Fonte: Agência Patrícia Galvão ([2022], on-line). 

 

AGÊNCIA PATRÍCIA GALVÃO. Cultura e raízes da violência contra as mulheres. Agência Patrícia Galvão, [2023]. Disponível em: https://dossies.agenciapatriciagalvao.... Acesso em: 23 set. 2023.

 

Excerto 1: Uma proposição que institui a Semana de Conscientização Sobre a Violência contra a Mulher nas Escolas Públicas do Pará foi aprovada durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). De autoria da deputada Marinor Brito, o Projeto de Lei n° 130/2021 determina a semana do dia 7 de agosto como o período para a realização das ações temáticas. "A construção de uma sociedade mais igualitária, com mais respeito e melhoria das condições de vida das mulheres também passa pela educação. O ensino pode ser decisivo para a redução da desigualdade de gênero. É importante refletirmos sobre como o aprendizado pode agir para a redução e prevenção desses casos", justificou Marinor Brito.

 

MELLO, N. Pará poderá ter Semana de Conscientização sobre a Violência contra a Mulher nas Escolas Públicas. Assembleia Legislativa do Estado do Pará, 16 ago. 2023. Disponível em: https://www.alepa.pa.gov.br/noticia/8.... Acesso em: 16 ago. 2023.

 

Excerto 2: "Se, por um lado, ao se tratar de conflitos de guerra, o Brasil seja um país pacífico, por outro, ele é recordista em violência às minorias – qualificados como minorias sob o direito internacional –, que se estende aos mais variados grupos sociais, como a violência contra negros, defensores de direitos humanos, de ativistas ambientais, moradores de comunidades carentes, homossexuais e mulheres. Vale destacar que a situação política de alguns desses grupos melhorou significativamente nos últimos anos. No entanto, o discurso discriminatório sobrevive e acaba por negar os direitos básicos aos membros dessas minorias, por vezes, baseado em crenças discriminatórias e infundadas".

 

PRADO, F. M. Educação, Direitos Humanos e Cidadania. Maringá: Unicesumar, 2021.

 

Após a leitura dos excertos anteriores e o estudo do livro didático da nossa disciplina, imagine a seguinte situação hipotética: você trabalha em uma escola do Ensino Fundamental, em reunião com a equipe pedagógica e docente, percebeu a necessidade de efetuar uma ação de promoção da Igualdade de Gênero, tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e sua meta 5, que diz: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, bem como o avanço da desigualdade de gênero na sociedade contemporânea brasileira.

 

Diante disso, você ficou responsável em elaborar uma oficina para os alunos e alunas sobre Direitos Humanos com ênfase nessa temática. Em reunião foi decidido que a oficina terá duração de 2 dias, e você terá liberdade para distribuir o conteúdo da oficina. Use a criatividade em relação aos métodos e recursos utilizados. Aproveite o conteúdo que aprendeu nessa disciplina, pesquise na internet e promova por intermédio da educação a defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania para o público dessa escola.

 

Seu projeto deve apresentar as informações abaixo para cada dia de oficina:

- Temáticas abordadas em cada dia do evento e a relevância desses temas para a comunidade; (3 a 5 linhas)

- Atividades e dinâmicas que envolvam os alunos para os dois dias; (3 a 5 linhas)

- Dados da problemática em questão no Brasil e/ou sua cidade; (apresentar fontes: jornais, dados confiáveis de ONG, dossiês etc);

- Recursos envolvidos e metodologia aplicada (internet, webinar, cartazes, teatro, música, roda de conversa, circulo restaurativo etc.);

- Palestrantes convidados; (Nomes e temáticas das palestras).

 

ORIENTAÇÕES:

- Todas as respostas solicitadas deverão ser inseridas no Formulário MAPA padrão disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.

- Assista ao vídeo explicativo da atividade disponível na Sala do Café.

- Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.

- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT.

- Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.

- Quando concluir a atividade dentro do Formulário MAPA, você deve anexá-lo clicando sobre o botão "Selecionar arquivo", clique no botão "Responder". Confira se o arquivo anexado é o arquivo correto da sua atividade, após certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Finalizar".

- Após "Finalizar" a atividade, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO - 51_2025

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO - 51_2025   Como base teórica para a realização desta atividade, além dos conteúdos estudados na disciplina, indicamos a leitura do texto: Alfabetização: estratégias para avançar na aquisição da escrita, disponível no seguinte endereço eletrônico: https://novaescola.org.br/conteudo/21613/alfabetizacao-estrategias-para-avancar-na-aquisicao-da-escrita?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAu9yqBhBmEiwAHTx5pz6tRAVbxM3VZeD88TFMte9zC_b9LFjKgu0JEUDCR_r3xNhKFh3o9BoCUR0QAvD_BwE.   Para que o ensino escolar na atualidade se cumpra adequadamente, […]

MAPA – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I – 52/2023

MAPA — FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I Olá, estudante!​ INSTRUÇÕES DE ENTREGA ESTA ATIVIDADE MAPA DEVE SER FEITA INDIVIDUALMENTE. LEIA TODO O ENUNCIADO COM ATENÇÃO ANTES DE COMEÇAR A FAZER A ATIVIDADE. Como finalizar e entregar a atividade MAPA: Ao final do seu trabalho, é necessário que você tenha um arquivo em mãos. Ele deve […]

O que significa viver à luz da vinda de Cristo sem adotar uma visão fatalista do mundo?

O que significa viver à luz da vinda de Cristo sem adotar uma visão fatalista do mundo? Como a Igreja pode atuar de forma proativa na preservação do meio ambiente? Após essa reflexão inicial, produza um texto argumentativo de 500 a 700 palavras analisando as visões escatológicas apresentadas nos textos-base e sua relação com a […]

Para aqueles que acreditam ser o universo criação de uma inteligência divina, como tudo aquilo que nele ocorre – como a própria ciência desenvolvida pela humanidade – esta é

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

Em muitas partes do mundo, a falta de acesso a produtos menstruais, instalações sanitárias adequadas e educação menstrual pode levar a sérias consequências para a saúde,

ATIVIDADE 1 - SEMINÁRIO TEMÁTICO EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO - 51_2025   Vamos falar sobre Saúde da Mulher e de recursos que promovem a informação e qualidade de vida? Fonte: https://www.tjsc.jus.br/web/violencia-contra-a-mulher/dignidade-menstrual  Você já ouviu falar ou sabe o que é dignidade menstrual? A dignidade menstrual é um conceito que aborda a importância de garantir […]

Após a leitura, faça um texto dissertativo com o seguinte título: Qual é o papel da gramática dentro do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa na Educação Básica?

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA I - 51_2025   "Será que o ensino de gramática resolve tudo?"   Muitas vezes caímos nessa reflexão: "falta gramática!", "eles precisam de gramática!". Porém, o ensino da gramática pura resolve o problema de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Brasil? […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp