• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

O Jornalismo de Dados é uma prática jornalística cada vez mais comum, que se baseia na coleta de um grande volume de dados que são organizados, analisados e apresentados ao leitor de uma forma didática

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - JOR - NARRATIVAS, GÊNEROS E FORMATOS JORNALÍSTICOS - 53_2024

 

Olá, estudante! Chegou o momento do MAPA da disciplina. Comece lendo o texto a seguir:

 

G1 recebe Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria investigação

 

Reportagem sobre abortos legais no Brasil, publicada em junho, foi premiada neste domingo (6).

 

06/11/2022 19h38

 

O g1 recebeu o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, neste domingo (6), na categoria Investigação, com a reportagem que mostrou que 4 em cada 10 abortos legais no Brasil são feitos fora da cidade onde a mulher mora.

 

A premiação aconteceu na cerimônia de encerramento da VII Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais.

 

A reportagem mostra que quase 40% das mulheres que fizeram um aborto autorizado por lei no Brasil entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022 realizaram o procedimento fora do município onde moravam.

 

O levantamento feito pelo g1 usou dados do Sistema Único de Saúde (SUS) obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) e foi publicado no dia 9 de junho deste ano.

 

Naquela semana, o Ministério da Saúde havia publicado uma cartilha na qual afirmava que “não existe aborto ‘legal’” e defendia que os casos permitidos no Brasil fossem submetidos a “investigação policial”.

 

Uma pesquisa do instituto Datafolha em junho mostrou que 65% dos brasileiros consideravam que a lei que permite aborto em casos de estupro, anencefalia e risco de vida à gestante deveria permanecer como estava ou ser ampliada para mais situações.

 

Fonte: https://g1.globo.com/economia/midia-e.... Acesso em: 4 jul. 2024.

 

Link para a reportagem vencedora do prêmio: 4 em cada 10 abortos legais no Brasil são feitos fora da cidade onde a mulher mora; pacientes percorreram mais de 1 mil km:

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/not...

 

O Jornalismo de Dados é uma prática jornalística cada vez mais comum, que se baseia na coleta de um grande volume de dados que são organizados, analisados e apresentados ao leitor de uma forma didática, interessante e contextualizada. Os dados podem ser apresentados em formato de mapas, tabelas ou infográficos, por exemplo. A história contada, no entanto, não deve se resumir apenas a estes dados. Ela deve ser colocada em perspectiva para dimensionar a importância do fato apurado e o impacto disso na vida das pessoas, com personagens, histórias de vida e seus desdobramentos.

 

No exemplo apresentado, de uma reportagem de 2022 que fala do cenário dos abortos legais feito no Brasil, o g1 fez a coleta dos dados via Lei de Acesso a Informação dos dados do SUS, criou infográficos e mapas explicativos e entrevistou mulheres que exemplificaram o cenário geral apresentado.

 

Portanto, para esta atividade, você deve:

 

1) Buscar um outro exemplo de reportagem de jornalismo de dados e trazer o link da reportagem.

 

2) Identificar como e de onde estes dados foram obtidos.

 

3) Identificar quais recursos gráficos foram usados para que estas informações fossem apresentadas de maneira didática.

 

4) Explicar como a matéria contextualiza ou exemplifica estes dados.

 

ATENÇÃO: 

- Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Certifique-se sempre de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- Não esqueça de utilizar as citações e referências de modo correto. Em Material da disciplina há um arquivo com normas para realização de citações e referências.

- Qualquer dúvida entre em contato com a mediação.

 

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA - SSOC - SERVIÇO SOCIAL E TERCEIRO SETOR - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

MAPA - SSOC - SERVIÇO SOCIAL E TERCEIRO SETOR - 53_2024 Na Lei nº. 8.662/93 de regulamentação da profissão do Assistente Social, é definida as atribuições profissionais, nas quais se aplicam também a atuação no terceiro setor, dentre as atribuições consta: “elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de […]

Sendo assim, analise o seguinte caso: Caso 1 – Paciente 59 anos com queixa de dores articulares, enxaqueca e desconforto abdominal. O médico solicitou hemograma com o seguinte resultado: Hemácias: 5,02 x 10¹², Hemoglobina:10,8 g/dL, Hematócrito: 45%, VCM: 89 fl, HCM: 30 pg, CHCM: 34 g/dL, Leucócitos: 97.000, Plaquetas: 532.000.
17/07/2024
Integrare Academy

Sendo assim, analise o seguinte caso:   Caso 1 – Paciente 59 anos com queixa de dores articulares, enxaqueca e desconforto abdominal. O médico solicitou hemograma com o seguinte resultado:   Hemácias: 5,02 x 10¹², Hemoglobina:10,8 g/dL, Hematócrito: 45%, VCM: 89 fl, HCM: 30 pg, CHCM: 34 g/dL, Leucócitos: 97.000, Plaquetas: 532.000. Ao realizar a […]

como será a participação dos alunos, em quais etapas; e em quais situações e de que forma os alunos poderão desenvolver de dois a três aspectos destacados
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - EDU - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES - 53_2024   Os eventos escolares, para muitos de nós, faz parte das lembranças marcantes da infância, isso porque, esses representam momentos significativos no processo de formação e integração na comunidade escolar. É um momento de interagir com outras turmas e com os nossos próprios colegas de […]

A brigada de incêndio são funcionários da empresa que se candidatam a ser brigadistas de incêndios daquela edificação, além de ser obrigatório de acordo com o código dos bombeiros em um princípio de incêndio esses brigadistas poderão atuar nas diversas áreas na proteção das pessoas e do patrimônio.
05/06/2024
Integrare Academy

A brigada de incêndio são funcionários da empresa que se candidatam a ser brigadistas de incêndios daquela edificação, além de ser obrigatório de acordo com o código dos bombeiros em um princípio de incêndio esses brigadistas poderão atuar nas diversas áreas na proteção das pessoas e do patrimônio.   Leia o excerto a seguir:   […]

ATIVIDADE 2 - BEDU - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - 52/2024
15/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 2 - BEDU - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - 52/2024   Os clubes esportivos e demais locais que promovem a prática esportiva precisaram se modernizar. Essa mudança exigiu destes locais uma melhor qualidade na prestação de serviços e recursos humanos alinhados a estes objetivos, pois, os atletas e demais frequentadores passaram a ser vistos como […]

Considerando a importância do conhecimento prévio das características dos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) para a intervenção educacional, descreva, em até 20 linhas, como um profissional especializado em autismo pode adaptar suas estratégias de ensino para atender às necessidades específicas dos alunos com TGD em uma sala de aula inclusiva.
05/06/2024
Integrare Academy

    Considerando a importância do conhecimento prévio das características dos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) para a intervenção educacional, descreva, em até 20 linhas, como um profissional especializado em autismo pode adaptar suas estratégias de ensino para atender às necessidades específicas dos alunos com TGD em uma sala de aula inclusiva.

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp