ATIVIDADE 1 - RH - GESTÃO DE COMPETÊNCIAS - 54/2023
Olá, antes de darmos início à nossa Atividade de Estudo 1, seguem algumas Orientações Importantes:
-Ao redigir a sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal.
-Com base nos estudos da disciplina, busque escrever com as suas palavras, sem deixar de trazer os conceitos e definições solicitados.
-A sua resposta deverá conter no mínimo 4 (quatro) e no máximo 10 (dez) linhas. Mas, lembre-se: mais importante do que o número de linhas, é verificar se a sua resposta está atendendo exatamente ao que está sendo solicitado no comando da atividade.
-Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
-Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade (não é necessário anexar formulário).
-Após finalizada, esta atividade não poderá ser reaberta ou aceita por outros canais, tais como: e-mail, mensagens, etc.
Acompanhe a narrativa a seguir:
Para Le Boterf (2003, apud SILVA, 2017), a competência não pode ser definida apenas pelo conhecimento ou pela habilidade de um indivíduo, mas, sim, pela sua capacidade de saber mobilizar em um contexto e utilizar adequadamente o conhecimento e a habilidade nos diferentes ambientes e/ou situações.
Complementando as argumentações supracitadas, Dutra (2001 apud SILVA, 2017) afirma que o conceito de competência pode ser atribuído a diferentes elementos. Do ponto de vista das organizações, estas possuem um conjunto próprio de competências que se originam e desenvolvem a partir da fundação da empresa, constituindo, assim, o seu patrimônio de conhecimentos.
Fonte: SILVA, Patricia Rodrigues da. Gestão de Competências. Maringá: Unicesumar, 2017.
No livro da disciplina é abordado o conceito de competência dentro do contexto organizacional e a importância que as competências organizacionais apresentam como fatores delineadores da escolha estratégica da organização, pois, vantagens competitivas da empresa podem ser criadas a partir do desenvolvimento de competências organizacionais diferenciadas. Esse pensamento é derivado da Visão Baseada em Recursos (VBR), ou, no inglês, Resource Base View (RBV).
Diante desse contexto e, considerando os estudos da disciplina, conceitue a Visão Baseada em Recursos.
Bons estudos!