• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA - MAPA - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA - 54/2023

Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os objetos do conhecimento e as habilidades explicitadas na BNCC para o Ensino de Geografia.

Leia a reportagem “Professor usa jogo de cartas para ensinar conceitos de geografia” disponibilizada no link: https://porvir.org/professor-usa-jogo-de-cartas-para-ensinar-conceitos-de-geografia/ Acesso em: 5 out. 2023.

 

Sendo assim, propondo e valorizando jogos, o professor estará promovendo o desenvolvimento sócio-afetivo, motor e cognitivo dos alunos.

 

Do ponto de vista sócio-afetivo:

  •     o jogo dá oportunidade ao aluno de sair do egocentrismo, para adotar o ponto de vista do outro e poder prever suas reações;
  •     o jogo permite que o aluno viva, num ou noutro momento, a posição de líder, graças  à riqueza da rede de comunicações que cria;
  •     o jogo propicia uma ampliação dos contatos sociais com outros adolescentes, uma vez que os parceiros de jogo são escolhidos em relação aos interesses comuns pelos jogos, e não mais em função de suas ligações afetivas;

Do ponto de vista cognitivo:

  •     Pela ação e reflexão conjugadas, o jogo permite a elaboração de certas estruturas, ou seja: domínio operatório: (classificação, ordenação, busca de várias relações); estruturação de tempo e espaço; elementos de lógica através da resolução de problema (busca de estratégias para vencer o jogo).
  •     Expressão e comunicação através da necessidade, essencial ao jogo, de explicar uma regra, comentar ou contestar uma fase do jogo.
  •     Desenvolvimento da capacidade de observação à sua volta pela comparação de semelhanças e diferenças.

 

Do ponto de vista motor:

  •     o jogo permite que o aluno avalie sua competência motora e seja motivada a se ultrapassar pelo autodesafio;
  •     o jogo fornece ao adolescente ocasiões para aperfeiçoar sua habilidade de criar e construir.

 

Assim, para este MAPA você criará um jogo que envolva o conceito de espaço e/ou seus subconceitos: paisagem, lugar, região, território, etc, pode se basear em uma ideia que já existe. Por exemplo, produzir um jogo da memória de paisagens brasileiras. Ao produzir seu jogo, considere:

  1. Titulo do jogo;
  2. Que conteúdos podem envolver este jogo?
  3. Quais as finalidades deste jogo?
  4. A que ano/série se destina?
  5. Desenvolvimento/Estratégias – regras do jogo;
  6. Aplicação pedagógica: é possível desenvolver atividades pedagógicas a partir do jogo, explique?
  7. Registre estas informações no formulário mapa disponibilizado no material da disciplina e acrescente uma fotografia de seu jogo, conforme solicitado.

 

Atenção: Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Uma das exigências, durante vistorias do Corpo de Bombeiros, é que exista um certificado, comprovando que naquele estabelecimento há um grupo competente de brigadistas, que

ATIVIDADE 1 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E EXPLOSÕES - 51_2025   Brigadas de incêndio são grupos de profissionais que desenvolvem as atividades iniciais durante um sinistro, enquanto equipes especializadas não chegam ao local. Os brigadistas devem focar no risco potencial vivenciado em prédios ou condomínios verticais, conhecer o plano de emergência da edificação, participar de […]

2) A avaliação nutricional ou inquéritos alimentares são abordagens realizadas para diagnosticar o estado nutricional por meio do histórico médico, alimentar e medicamentoso, exame físico, das medidas antropométricas e dos exames bioquímicos. Neste sentido aponte de acordo com o livro da disciplina quais são os métodos para avaliação do estado nutricional e da composição corporal dos indivíduos.  

2) A avaliação nutricional ou inquéritos alimentares são abordagens realizadas para diagnosticar o estado nutricional por meio do histórico médico, alimentar e medicamentoso, exame físico, das medidas antropométricas e dos exames bioquímicos. Neste sentido aponte de acordo com o livro da disciplina quais são os métodos para avaliação do estado nutricional e da composição corporal […]

CONTABILIDADE EMPRESARIAL - MAPA - 54/2023

MAPA - CONTABILIDADE EMPRESARIAL - 54/2023   Olá, acadêmico(a)!   O objetivo básico dos demonstrativos contábeis é fornecer informações para a correta gestão dos negócios e para a correta avaliação dos resultados operacionais. Você já imaginou para que servem todos os relatórios contábeis de uma empresa? A Contabilidade não foi concebida para gerar informação para […]

ATIVIDADE 1 - DI - PROCESSO CRIATIVO - 51_2025

ATIVIDADE 1 - DI - PROCESSO CRIATIVO - 51_2025   A partir da década de 1950, a criatividade passou a ser considerada uma ciência e, desde então, muitos/as autores/as se dedicaram a desvendar a anatomia do processo criativo, elaborando diversos modelos de processos, com diferentes etapas. Um dos modelos mais utilizados pelos/as designers é, sem […]

"Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar um espaço psicossocial alternativo, em que desconfianças, temores e conflitos possam ser aceitos e

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS - 51_2025   "Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar um espaço psicossocial alternativo, em que desconfianças, temores e conflitos possam ser aceitos e trabalhados, mediante experiências reconstrutivas, em termos de tarefas e processos que minimizem as ameaças ao 'ego' […]

Passo 4 – Realize uma pesquisa que indique num pequeno território (um bairro) os serviços existentes de atendimento à pessoa idosa, descrevendo: (i) Política Pública ou Organização

Passo 4 – Realize uma pesquisa que indique num pequeno território (um bairro) os serviços existentes de atendimento à pessoa idosa, descrevendo: (i) Política Pública ou Organização Social; (ii) tipo de atendimento oferecido; (iii) número de pessoas atendidas por serviço; e (iv) qual a articulação desse serviço com a rede de atendimento do respectivo território. […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp