MAPA - AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA - 53_2024
Olá, aluno (a)!
Para te aproximar da prática profissional, trazemos, abaixo, um caso clínico hipotético. Leia-o com atenção e analise a imensidão de possibilidades de protocolos de tratamento que a Aromaterapia e a Cromoterapia nos fornecem. Após, responda ao que se pede, baseando-se no seu livro didático. Bons estudos!
Maria C.S., 56 anos, professora, procura, por recomendação de seu clínico geral, uma clínica de Saúde e Bem-estar com equipe multidisciplinar para um acompanhamento. Em anamnese preliminar a paciente relata: que trabalha por muitos anos em uma escola como professora e que sempre sofreu com estresse e ansiedade, por causa da jornada de trabalho, e essa condição está refletindo na qualidade de seu sono, pois tem dificuldade para dormir; recentemente começou a apresentar fadiga, taquicardia, respiração acelerada e dor intensa em membros inferiores; é diabética há 11 anos, mas sob controle medicamentoso; e frequentemente, apresenta infecções urinárias de repetição.
Elaborado pela professora, 2024.
Após análise da equipe multidisciplinar na clínica, estabeleceram-se as seguintes condutas terapêuticas à paciente:
Estresse e ansiedade: sessões de massagem corporal relaxante com OEs de lavanda (4 gotas), camomila (2 gotas) e alecrim (2 gotas) diluídos em 20 mL de OV de jojoba;
Dificuldade para dormir/taquicardia/respiração acelerada: ritual pré sono com difusão aérea com 3 gotas de OE de ylang-ylang (ajuda a reduzir a frequência cardíaca, promove relaxamento, acalma a mente e induz o sono) e 2 gotas de sândalo (reduz a ansiedade, traz calmaria e relaxamento antes de dormir), e respiração/mentalização de cor azul em todas as noites antes de dormir;
Fadiga, taquicardia, respiração acelerada: Alinhamento dos chakras corporais com sessões cromoterápicas, principalmente no chakra da garganta com a cor azul; e no chakra cardíaco com a cor verde (calmante e equilibrador ajuda a diminuir a ansiedade e a controlar as funções cardíacas);
Infecções urinárias de repetição: Durante as sessões cromoterápicas, trabalhar o alinhamento do chakra sacral com luz laranja irradiando abaixo do umbigo e aplicação, em movimentos circulares, dos OEs de lavanda (1 gota), melaleuca (1 gota) e camomila (1 gota), diluídos em 5 mL de óleo de coco;
Estresse e ansiedade/dor em membros inferiores/atenção ao diabético: Podoprofilaxia, escalda-pés e reflexologia podal. Para o escalda-pés foram utilizados OE de melaleuca, lavanda e olíbano. A estimulação podal foi aplicada em pontos específicos de queixa dolorosa pela paciente como também, nos seguintes pontos (conforme Figura 1A):
- Plexo solar (12): conjunto de nervos considerados centro do estresse;
- Coração (11): ponto de alívio da ansiedade;
- Glândula pineal (7) e glândula pituitária (8): pontos para indução do sono;
- Suprarrenal (17): A estimulação desse ponto ajuda a gerenciar o estresse, que pode afetar os níveis de açúcar no sangue; ajuda a reduzir a inflamação e alivia dores;
- Perna (26) e quadril (5): ajuda a aliviar dores nos membros inferiores;
- Fígado (14): ajuda na desintoxicação e metabolismo de açúcares e gorduras;
- Glândulas linfáticas (28): melhora a circulação e sistema imunológico.
Figura 1: (A) Pontos reflexos dos pés (Fonte: DOI 10.5935/2595-0118.20210022). (B) QR codes com sugestões de materiais complementares (esses materiais também estão disponíveis na sala do café).
Diante do caso apresentado acima e baseando-se em seu livro didático, responda ao que se pede:
- A) No protocolo de massagem relaxante, serão utilizados 3 OE diluídos em OV. Independentemente dos diferentes óleos essenciais envolvidos na técnica (seja apenas 1 ou mais) é sempre necessário fazer uma diluição prévia dos OE em OV garantindo uma margem elevada de segurança ao paciente. Descreva qual é a diluição ideal dos OE para garantir essa margem de segurança.
- B) Uma das técnicas de aplicação da aromaterapia utilizada na paciente será por meio da difusão aérea. Explique como proceder com a técnica de difusão aérea em relação ao número de gotas e ao tempo de exposição.
- C) Uma técnica de aplicação da cromoterapia é a respiração (ou também denominada mentalização). Descreva no que é baseada essa técnica e como realizá-la.
- D) Na sessão cromoterápica, baseando-se na sintomatologia da paciente, foi recomendado o alinhamento do chakra da garganta com a cor azul. Descreva o que os desequilíbrios nesse chakra podem provocar.
- E) Como vimos, Maria é uma paciente diabética, sofre de estresse e ansiedade e, ainda, sente dores em seus membros inferiores. E com isso, foi recomendado a ela a técnica de escalda-pés associada à aromaterapia e à reflexologia. Descreva quais são as indicações da técnica escalda-pés.
- F) O OE de melaleuca foi utilizado no protocolo de infecção urinária e no escalda-pés devido a sua vasta propriedade terapêutica. Cite 3 usos/indicações terapêuticas do OE de melaleuca.
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:
- Leia o livro da disciplina.
- Assista às aulas conceituais e ao vivo.
- Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtu.be/hiwj-liCzLU (copiar e colar no navegador de internet).
- Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo na pasta “Material da Disciplina” e preencha-o corretamente todos os campos solicitados.
- Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- Evite plágio de informações, neste caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.
*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.