A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamentada nos mais recentes documentos que regem a educação brasileira, pressupõe que os diferentes campos da Matemática convergem para um conjunto de ideias fundamentais para o pensamento matemático (BRASIL, 2018). Nesse sentido, a BNCC propõe cinco unidades temáticas a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental, que abarcam diferentes campos e proporcionam diferentes níveis de aprofundamento conceitual, em função do ano de escolarização. Essas unidades temáticas são: Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; e Probabilidade e Estatística.
Na presente atividade MAPA, você deverá escolher uma unidade temática de Matemática que desperte interesse para criar uma unidade de ensino potencialmente significativa, que utilize recursos digitais e promova o engajamento dos estudantes. Esta atividade requer a elaboração de uma apresentação de slides (imagine que você ministrará uma aula sobre o tema), abordando detalhadamente o processo de criação de sua unidade de ensino potencialmente significativa. Inicialmente, o(s) slide(s) de introdução deve destacar as seguintes informações:
Escolha do conceito da Unidade Temática: você deve escolher um conceito matemático de uma das unidades temáticas de Matemática do Ensino Fundamental, que seja relevante para você, assim como justificar a escolha. Exemplos de tópicos incluem conceitos das unidades temáticas de Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; e Probabilidade e Estatística.
Definição do Conteúdo e Objetivos: com base na unidade temática escolhida, você deve definir seus objetivos de aprendizagem do conteúdo que será abordado na unidade e as habilidades que devem ser desenvolvidas com os estudantes, assim como justificar a escolha.
Para isso, você pode consultar a BNCC para te apoiar: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Seleção de Recursos Digitais: você deve pesquisar, experimentar e selecionar recursos digitais que podem enriquecer a sua unidade de ensino potencialmente significativa, apresentando uma explicação clara da intencionalidade pedagógica de cada recurso. Lembre- se: não basta o uso da tecnologia pela tecnologia, é necessário compreender qual a sua intencionalidade pedagógica.
Você tem total liberdade para selecionar dois ou mais recursos para desempenhar cada função supracitada, desde que tanto a seleção quanto o motivo da seleção estejam explícitas em sua apresentação (disponibilizaremos um modelo padrão).
Como sugestão, apresento alguns recursos que podem enriquecer e inspirar a sua atividade:
- Simuladores interativos, como os da PhET Colorado (phet.colorado.edu).
- Ferramentas de gamificação, como Kahoot (kahoot.com).
- Ferramentas de enquete interativa, como Mentimeter (mentimeter.com).
- Plataformas de criação de atividades interativas, como Wordwall (wordwall.net).
- Plataformas de programação para projetos educacionais, como Scratch (scratch.mit.edu).
Por fim, você terá que desenvolver de forma lógica e coesa as etapas da unidade de ensino, apresentando cada etapa das atividades planejadas. A avaliação de sua atividade será dividida em cinco critérios principais, cada um contribuindo com até 20% da pontuação total. Primeiramente, será avaliada a escolha do conceito da unidade temática, levando em consideração a relevância, clareza e justificativa para sua escolha. Em seguida, analisaremos a definição do conteúdo e dos objetivos, avaliando se estão bem definidos e alinhados com as diretrizes educacionais. A seleção de recursos digitais também será avaliada, considerando a relevância e a intencionalidade pedagógica de cada recurso.
Além disso, a descrição detalhada de cada etapa da unidade será observada, buscando uma sequência lógica, clareza nas atividades e adaptação à diversidade de aprendizes. Por fim, a qualidade de sua apresentação (recursos visuais) será considerada, incluindo clareza, coesão, correção gramatical e fundamentação dos argumentos. Esses critérios garantem uma avaliação abrangente da sua atividade, visando ao desenvolvimento de habilidades essenciais.
OBSERVAÇÕES:
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização: a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem a sua atividade.
b) No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade.
c) Você pode recorrer às ideias de autores ou pessoas consagradas para compor seu ponto de vista. Precisa, contudo, fazer as devidas citações. Atividades com cópias indevidas não atendem aos critérios de avaliação.
d) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo".
e) Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão
"Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após finalizar o questionário, não será possível re-enviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Bons estudos!