• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - MAT - TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamentada nos mais recentes documentos que regem a educação brasileira, pressupõe que os diferentes campos da Matemática convergem para um conjunto de ideias fundamentais para o pensamento matemático (BRASIL, 2018). Nesse sentido, a BNCC propõe cinco unidades temáticas a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental, que abarcam diferentes campos e proporcionam diferentes níveis de aprofundamento conceitual, em função do ano de escolarização. Essas unidades temáticas são: Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; e Probabilidade e Estatística.

 

Na presente atividade MAPA, você deverá escolher uma unidade temática de Matemática que desperte interesse para criar uma unidade de ensino potencialmente significativa, que utilize recursos digitais e promova o engajamento dos estudantes. Esta atividade requer a elaboração de uma apresentação de slides (imagine que você ministrará uma aula sobre o tema), abordando detalhadamente o processo de criação de sua unidade de ensino potencialmente significativa. Inicialmente, o(s) slide(s) de introdução deve destacar as seguintes informações: 

 

Escolha do conceito da Unidade Temática: você deve escolher um conceito matemático de uma das unidades temáticas de Matemática do Ensino Fundamental, que seja relevante para você, assim como justificar a escolha. Exemplos de tópicos incluem conceitos das unidades temáticas de Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; e Probabilidade e Estatística. 

 

Definição do Conteúdo e Objetivos: com base na unidade temática escolhida, você deve definir seus objetivos de aprendizagem do conteúdo que será abordado na unidade e as habilidades que devem ser desenvolvidas com os estudantes, assim como justificar a escolha.

 

Para isso, você pode consultar a BNCC para te apoiar: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. 

Seleção de Recursos Digitais: você deve pesquisar, experimentar e selecionar recursos digitais que podem enriquecer a sua unidade de ensino potencialmente significativa, apresentando uma explicação clara da intencionalidade pedagógica de cada recurso. Lembre- se: não basta o uso da tecnologia pela tecnologia, é necessário compreender qual a sua intencionalidade pedagógica. 

 

Você tem total liberdade para selecionar dois ou mais recursos para desempenhar cada função supracitada, desde que tanto a seleção quanto o motivo da seleção estejam explícitas em sua apresentação (disponibilizaremos um modelo padrão). 

Como sugestão, apresento alguns recursos que podem enriquecer e inspirar a sua atividade: 

- Simuladores interativos, como os da PhET Colorado (phet.colorado.edu). 

- Ferramentas de gamificação, como Kahoot (kahoot.com). 

- Ferramentas de enquete interativa, como Mentimeter (mentimeter.com). 

- Plataformas de criação de atividades interativas, como Wordwall (wordwall.net). 

- Plataformas de programação para projetos educacionais, como Scratch (scratch.mit.edu). 

Por fim, você terá que desenvolver de forma lógica e coesa as etapas da unidade de ensino, apresentando cada etapa das atividades planejadas. A avaliação de sua atividade será dividida em cinco critérios principais, cada um contribuindo com até 20% da pontuação total. Primeiramente, será avaliada a escolha do conceito da unidade temática, levando em consideração a relevância, clareza e justificativa para sua escolha. Em seguida, analisaremos a definição do conteúdo e dos objetivos, avaliando se estão bem definidos e alinhados com as diretrizes educacionais. A seleção de recursos digitais também será avaliada, considerando a relevância e a intencionalidade pedagógica de cada recurso. 

 

Além disso, a descrição detalhada de cada etapa da unidade será observada, buscando uma sequência lógica, clareza nas atividades e adaptação à diversidade de aprendizes. Por fim, a qualidade de sua apresentação (recursos visuais) será considerada, incluindo clareza, coesão, correção gramatical e fundamentação dos argumentos. Esses critérios garantem uma avaliação abrangente da sua atividade, visando ao desenvolvimento de habilidades essenciais. 

 

OBSERVAÇÕES: 

 

Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização: a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem a sua atividade. 

b) No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade. 

c) Você pode recorrer às ideias de autores ou pessoas consagradas para compor seu ponto de vista. Precisa, contudo, fazer as devidas citações. Atividades com cópias indevidas não atendem aos critérios de avaliação. 

d) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo". 

e) Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão

 "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após finalizar o questionário, não será possível re-enviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado). 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

2. O artigo pontua que o processo de raciocínio pedagógico do professor se sustenta em esquemas gerais do conhecimento de base para a docência que podem ser categorizados

ATIVIDADE 1 - EDU - DIDÁTICA - 51_2025   Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de Didática está passando por um processo de diversificação, caracterizado pela ampliação das possibilidades no contexto de seu ensino. Esse movimento ocorre em função da incorporação de novos elementos no campo, como as perspectivas multiculturais e […]

Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis! Observe na figura abaixo, um modelo bastante simplista de balanço patrimonial:

ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA - 51/2024   Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis!   Observe na figura abaixo, um modelo bastante simplista de balanço patrimonial:   XYZ Ltda Balanço Patrimonial em 31/01/20X1 Ativo Passivo Caixa 2.000,00 Contas à pagar 2.200,00 Banco    400,00 Fornecedores 9.800,00 Contas à receber 3.000,00 Patrimônio Líquido Estoque de […]

Em relação a essa característica, não foi detectado um padrão em termos de tamanho populacional, mas prevalecem municípios das regiões Nordeste, Norte e Sudeste

ATIVIDADE 1 - SER - INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS - 51_2025   Considerando o processo de avalição das políticas públicas sociais, é muito importante contarmos com um avaliador externo e independente em relação ao objeto avaliado, pode garantir neutralidade na análise, além deste ponto temos de considerar também que uma avaliação dever ser […]

ATIVIDADE 1 – BEDU – JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS – 52/2023

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em […]

Uma fábrica solicitou uma análise dos tempos de viagem..

Uma fábrica solicitou uma análise dos tempos de viagem e entregas de um caminhão que realiza o trecho fábrica-centro de distribuição. Após o caminhão fazer o trajeto e chegar no centro de distribuição, ele precisa aguardar um tempo para conferência dos documentos, após isso, a carga é descarregada.    Os tempos de trajeto, espera e […]

1. A professora do quinto ano do Ensino Fundamental realizou a seguinte atividade com seus alunos: primeiramente, pediu que fizessem um círculo e, ao som de uma música animada,

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS - 51_2025   "Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar um espaço psicossocial alternativo, em que desconfianças, temores e conflitos possam ser aceitos e trabalhados, mediante experiências reconstrutivas, em termos de tarefas e processos que minimizem as ameaças ao 'ego' […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp