• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Os conhecimentos da filosofia e da ética envolvem estudo do próprio comportamento humano, do respeito ao próximo, da dignidade humana, dos regimes políticos democráticos ou totalitários

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - ECO - FILOSOFIA E ÉTICA - 53_2024

 

Olá, estudante!

 

A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A.- Material de Avaliação Prática da Aprendizagem para a disciplina de Filosofia e Ética.

O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise de comportamento humano, cujo estudo da filosofia e da ética podem colaborar na interpretação e entendimento de ações, comportamentos e atitudes que envolvem a democracia e a cidadania.

 

TÍTULO: A VIOLÊNCIA ESTRUTURAL E O DESRESPEITO À VIDA

 

PROBLEMATIZAÇÃO:

Qual é o reflexo da violência? Será que a violência estrutural existe? Como a violência estrutural desrespeita a vida em sociedade? Quais são os impactos econômicos resultantes da violência? Conheceremos nessa atividade os problemas que envolvem a violência estrutural, de gênero e os impactos que ocasionam desrespeito à vida.

 

SIGNIFICAÇÃO:

Os conhecimentos da filosofia e da ética envolvem estudo do próprio comportamento humano, do respeito ao próximo, da dignidade humana, dos regimes políticos democráticos ou totalitários e da busca por cidadania, por direitos fundamentais, tais como segurança pública, moradia, saúde e educação. A significação visa diagnosticar a violência, dentre suas formas e os seus impactos na economia, na vida social e perante os impactos que geram desrespeito à vida.

 

EXPERIMENTAÇÃO:

Você já estudou e compreendeu a importância da segurança pública? Já ouviu ou estudou sobre a violência de gênero? Já refletiu sobre o custo da violência e os seus impactos gerados em toda sociedade? Certamente, se você fez, você já ouviu sobre esses temas sociais, sobre a história de fatos e atos de violência. Nesse contexto, a atividade proposta inserirá o estudante nesse campo imersivo, para refletir perante as condutas morais e éticas que fazem parte do dia a dia do profissional da economia e os impactos sociais e econômicos gerados.

 

Reflexão: trata-se de um momento de observação analítica, leitura e reflexão da atitude ética para formação profissional e construção da moral, que impacta diretamente na valorização humana, fazendo com a atividade estimule o estudante de forma que ele seja capaz de decifrar, compreender e estruturar sobre o objeto investigado, sobre sua experiência e sobre sua observação.

 

Ação/Avaliação: esse exercício compreende uma reflexão em leitura do texto abordando a democracia e a cidadania no campo ético-profissional, que podem impactar diretamente nas condutas e comportamentos sociais influenciadas pelas instituições e modos de comportamento estabelecidos. Para agregar maior conhecimento, será realizada leitura do texto e análise interpretativa para resolução de respostas.

 

Instruções para Realização da Atividade

 

Todos os campos deverão ser devidamente preenchidos.

É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA.

Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos será zerado.

Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo.

Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.

Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT.

Critérios de avaliação: utilização do Template; atendimento ao tema; constituição dos argumentos; organização das ideias; e atendimento às normas ABNT.

Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador.

 

Bons estudos!

 

M.A.P.A.

 

Texto 1: A VIOLÊNCIA ESTRUTURAL E O DESRESPEITO À VIDA

 

Atualmente, há muito debate sobre como devemos tratar os transgressores, isto é, os indivíduos que rompem com as normas estabelecidas. Vamos com calma com esse assunto polêmico, pois é um tema delicado e que aborda divergências de opiniões. É certo que esse assunto está no centro da questão da ética e da violência, já que o Brasil tem grande número de homicídios. Para termos uma ideia, em nosso país, os números de homicídios passam dos 60 mil por ano, de acordo com dados de pesquisa do IPEA (2017, on-line), juntamente com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

 

Fonte: MARTINELLI, S. E. Filosofia e ética. Maringá: UniCesumar, 2019.

 

Texto 2: Violência contra a mulher tira R$ 214 bi da economia e afeta quase 2 milhões de empregos

 

Estudo da Federação das Indústrias de Minas Gerais aponta que impacto das ações começa com a ausência no trabalho, a queda na produtividade e a perda do emprego.

 

A violência contra a mulher produz um impacto de R$ 214,42 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) ao longo de dez anos. A estimativa faz parte de um estudo da gerência de economia e finanças empresariais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). De acordo com a pesquisa, a violência contra a mulher provoca o fechamento de 1,96 milhão de postos de trabalho no país, com perda de massa salarial de R$ 91,44 bilhões e de arrecadação de R$ 16,44 bilhões em tributos em uma década. “Quase 13% das mulheres que trabalham enfrentam algum tipo de violência doméstica. Isso se traduz em falta ao trabalho, queda de produtividade, até saída do mercado de trabalho, dependendo do nível de violência. E devemos considerar que esses dados são sub notificados porque muitas mulheres não registram boletim de ocorrência”, afirmou Daniela Britto, economista-chefe da Fiemg e responsável pelo estudo.

 

No Brasil, as mulheres respondem por 45,4% do mercado de trabalho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2019, o país registrou 184.358 agressões contra a mulher, incluindo violência física, psicológica e sexual. Desse total, mais da metade foram reincidências. Daniela observou que o impacto da violência contra a mulher na economia começa com a ausência no trabalho, a queda na produtividade, a perda do emprego. Mas a longo prazo pode gerar a redução da produtividade nas empresas, devido à queda do consumo provocada pela redução da massa salarial. A demanda retraída leva à redução na produção e ao fechamento de postos de trabalho.

 

De acordo com os dados da Fiemg, 12,5% das mulheres ocupadas economicamente relataram algum tipo de violência nos últimos 12 meses, o que equivale a 3,3 milhões de mulheres no país. Desse total, 25% faltaram pelo menos uma vez ao trabalho nos últimos 12 meses. Na média, as mulheres vítimas de violência faltaram 18 dias de trabalho por ano, o que implica uma perda de massa salarial de R$ 974,8 milhões, calcula a Fiemg. De acordo com Daniela, as simulações feitas pela Fiemg no estudo não levaram em conta outros impactos que as mulheres podem sofrer por causa da violência, como perda da capacidade de aprendizado, efeitos psicológicos prolongados e redução do estímulo à qualificação. O nosso cálculo é bem conservador”, afirmou Daniela. Em um cenário mais extremo, de aumento da violência contra a mulher, o impacto no PIB chegaria a R$ 301,2 bilhões, com perda de 2,8 milhões de empregos, segundo estimativas da entidade.

 

Fonte: https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2021/10/14/violencia-contra-a-mulher-tira-r-214-bi-da-economia-e-afeta-quase-2-milhoes-de-empregos.ghtml. Acesso em: 25 jun. 2024.

 

O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino, poderão lhe auxiliar na realização dessa atividade.

 

ATIVIDADE MAPA

 

Mediante o conteúdo exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Filosofia e Ética, nossa atividade MAPA consiste nas seguintes etapas:

 

Leia os textos 1 e 2 e responda de forma explicativa às perguntas a seguir. Nessa etapa, o estudante deve consultar o livro da disciplina.

 

Responda como é a taxa de homicídios no Brasil e explique quais os índices que geram maior número de ocorrências?

 

O mesmo fenômeno de distorção ética ocorre na morte de mulheres no Brasil. O feminicídio, por exemplo, é fruto da cultura estruturalmente machista e violenta, e que faz do Brasil o 5° país em assassinatos de mulheres por condições de gênero no mundo. Defina o que é o feminicídio.

 

Explique a Lei do Feminicídio no Brasil e a sua efetivação.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Compreendendo a importância da marca no atual mercado, e que, cabe as organizações investir
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MKT - GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING - 53_2024   É possível verificar a existência de diversos produtos e serviços no mercado, e que, por vezes apresentam semelhanças em suas características e até preço. Sendo tão parecidos, o que mais pode influenciar nas escolhas dos consumidores?   Nesse momento compreendemos a […]

Etapa II (avaliação): a) Escolha um local na casa do idoso que seja tranquilo para esta avaliação; b) Realize a avaliação com calma e tranquilidade, anotando todas as respostas (relatos) da pessoa durante a amamnese, na sequência a observação da área física. c) Peça para alguém tirar duas (2) fotos durante a atividade, sem expor as pessoas: uma da avaliação preenchida e outra sua com o entrevistado. Obs sobre as fotos: Elas não precisam mostrar o rosto do idoso, o ideal é que a foto seja de perfil (não mostrar o rosto). Entretanto obrigatoriamente a foto deverá mostrar vocês dois.
03/05/2024
Integrare Academy

Etapa II (avaliação): a) Escolha um local na casa do idoso que seja tranquilo para esta avaliação; b) Realize a avaliação com calma e tranquilidade, anotando todas as respostas (relatos) da pessoa durante a amamnese, na sequência a observação da área física. c) Peça para alguém tirar duas (2) fotos durante a atividade, sem expor […]

Diferencie esses trocadores de calor, destacando as principais vantagens de cada um, bem como as principais aplicações industriais de cada um deles. Para te auxiliar, você pode recorrer ao material didático e ao roteiro técnico da prática de trocadores de calor do laboratório virtual da ALGETEC.
07/05/2024
Integrare Academy

Diferencie esses trocadores de calor, destacando as principais vantagens de cada um, bem como as principais aplicações industriais de cada um deles. Para te auxiliar, você pode recorrer ao material didático e ao roteiro técnico da prática de trocadores de calor do laboratório virtual da ALGETEC. Se, em um determinado processo, um trocador de calor […]

- A rede varejista de lojas Riachuelo, Casa Riachuelo, Carter’s e FANLAB, com e-commerce e 397 endereços físicos espalhados por todo o país.
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE PORTFÓLIO - GFIN - IMERSÃO PROFISSIONAL ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 53_2024   De acordo com informações do site para relações com investidores do grupo, a Guararapes atua há 75 anos no mercado, sendo um dos maiores grupos de moda do Brasil, com uma operação que atualmente engloba:   - A rede varejista de […]

DESCREVA: DESIGNER DA CAMISETA: especificar se a camiseta terá bordado, estampa ou se será lisa. Também deve-se justificar a escolha brevemente. COR E/OU CORES: definir as cores da camiseta e o motivo, de acordo com a pesquisa de mercado que você fez. TIPO DE TECIDO: descrever o tecido escolhido e o motivo, por exemplo, o tecido escolhido foi o algodão, pois é um tecido natural e indicado para países que possuem alta temperatura. ETIQUETA, INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS NAS ETIQUETAS: especificar as as informações necessárias. EMBALAGEM: descrever a embalagem que será utilizada e justificar o motivo da escolha. PERFIL DO CONSUMIDOR (CRIANÇA, ADOLESCENTE, ADULTOS, MASCULINO, FEMININO ETC.): escolher o público e justificar o motivo depois da pesquisa realizada. Orientações gerais: - Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina” e aplicar os conceitos trazidos no decorrer da disciplina - Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo orientativo. - Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim sendo, observe as Normas ABNT. - Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada. - Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo. - Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado). - Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para seu(a) professor(a) mediador(a) por meio do "fale com o mediador". Bom Trabalho!
18/07/2024
Integrare Academy

    DESCREVA:   DESIGNER DA CAMISETA: especificar se a camiseta terá bordado, estampa ou se será lisa. Também deve-se justificar a escolha brevemente. COR E/OU CORES: definir as cores da camiseta e o motivo, de acordo com a pesquisa de mercado que você fez. TIPO DE TECIDO: descrever o tecido escolhido e o motivo, […]

2). As aulas normalmente seguem uma lógica de construção que preconiza iniciar com movimentos mais simples e ir gradualmente para movimentos ou exercícios mais complexos. Como se deu o processo de construção de sua aula? Como pretende proceder caso durante sua aula, alguns alunos não consigam acompanhar os movimentos? Explique.
15/07/2024
Integrare Academy

  2). As aulas normalmente seguem uma lógica de construção que preconiza iniciar com movimentos mais simples e ir gradualmente para movimentos ou exercícios mais complexos. Como se deu o processo de construção de sua aula? Como pretende proceder caso durante sua aula, alguns alunos não consigam acompanhar os movimentos? Explique. Orientação de resposta: Desejamos […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp