MAPA - PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO - 53_2024
Olá, Acadêmico(a)!
Esta atividade MAPA o(a) ajudará a desenvolver práticas de ensino, bem como o seu aprendizado pessoal. O objetivo é oferecer uma contribuição prática e teórica para que você possa se preparar para futuro desenvolvimento em sua atuação profissional. Para isso, para o desenvolvimento do MAPA considerar os seguintes textos:
Texto 1:
Disponível em: <https://olhonavaga.com.br/images?id=12330>. Acesso em: 09/06/2023.
Texto 2:
Como lidar com a falta de materiais nas escolas públicas?
Para desempenhar seu papel de ensinar, os professores se deparam, constantemente, com situações difíceis de contornar. A formação é deficitária, a estrutura não é das melhores, o Estado, muitas vezes, deixa de cumprir com suas responsabilidades, não há participação ativa de várias famílias, além da falta de materiais nas escolas.
É um conjunto de fatores que influencia, diretamente, na qualidade das aulas e, em consequência, no aprendizado dos alunos.
Muitas vezes, o professor quer fazer uma atividade diferente, porém os recursos são escassos e o profissional acaba desanimando. Tem aqueles ainda que, com o objetivo de tirar seus projetos do papel e engajar mais os alunos nas aulas, compram materiais com seu próprio dinheiro.
Se tratando de equipamentos eletrônicos, como os projetores, muitas vezes eles existem nas escolas, mas seu uso é tão concorrido que o professor resolve, por fim, se ater aos livros didáticos e ao quadro negro.
Segundo pesquisa realizada com gestores de escolas municipais de SP, mesmo quando os insumos são fornecidos, eles são insuficientes ou inadequados. Além de as escolas não participarem das decisões de compra, o que acarreta em envios que não competem com a realidade, os materiais, na maioria das vezes, são de baixa qualidade.
Disponível em: <https://blog.portabilis.com.br/como-lidar-com-a-falta-de-materiais-nas-escolas/>. Acesso em: 09/06/2023.
O docente havia elaborado um planejamento que incluía a exibição de um filme seguida da proposição de um trabalho aos estudantes. Contudo, no dia designado, a turma se apresentou indisposta com muita conversa paralela, além de ocorrer uma falha no projetor disponível na sala de aula, impossibilitando a realização da atividade prevista. Diante dessa circunstância, como solucionar esse impasse? Sua tarefa consiste em propor duas alternativas para contornar essa situação, bem como elaborar dois planejamentos voltados para aulas diferenciadas e não convencionais.
Nesta atividade MAPA, você deve realizar dois planejamentos de atividades para a mesma aula, levando em consideração as dificuldades apresentadas e a necessidade de utilizar metodologias práticas de ensino. Cada planejamento deve conter informações como o conteúdo a ser abordado, o ano e a disciplina, a quantidade de aulas, os materiais necessários e a metodologia de ensino a ser empregada. Além disso, você deve elaborar um parágrafo que responda à seguinte questão: 'É possível realizar uma aula diferenciada, com metodologias práticas de ensino, sem utilizar programas digitais, internet e equipamentos eletrônicos como projetor, caixas de som, televisão?' Justifique sua resposta em até 20 linhas, apresentando argumentos embasados e coerentes.
Orientações:
- Siga atentamente às orientações descritas acima, desenvolvendo em seu trabalho todos os conteúdos elencados.
- Desenvolva o seu trabalho no Template do MAPA disponibilizado no Material da Disciplina.
- Assista ao vídeo explicativo disponível na Sala do Café.
- Para auxiliar no desenvolvimento da atividade faça o uso de seu livro didático e de materiais de apoio.
- Mantenha uma escrita formal e cuidadosa, desenvolvendo as respostas de forma adequada ao nível de graduação. Antes de submeter sua resposta, revise o texto, verificando a correção ortográfica, a coesão textual e a clareza das ideias.
- Caso utilize citações para fundamentar seu texto, siga as normas da ABNT para citações e referências, informe a referência completa dos materiais pesquisados ao final de seu texto.
- Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
- Após concluir a sua atividade, salve e envie o arquivo em formato de documento Word.
- Aproveite esse momento para usar sua criatividade, demonstrar suas habilidades e seu conhecimento, mas, principalmente, para treinar para a sua prática docente.
Atenção:
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar".
- Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviar ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Bom trabalho!