1ª QUESTÃO
Quando uma pessoa é jovem, é comum tem o desejo de mudar o mundo por meio das suas ações, porque acredita que pode revolucionar. Entretanto, por falta de orientação profissional ou superestimar a capacidade, acaba se frustrando ao longo dos anos. Para evitar a frustração é importante ter uma ferramenta que possa ajudar no alinhamento de expectativa, porque isso vai prejudicar o desempenho e as expectativas. A Análise 360º da oportunidade se torna uma boa opção porque permite fazer reflexões internas e externas. A aplicação pode se dar em vários momentos para ajudar em análises mais profundas e de diferentes oportunidades com o tempo.
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Análise 360º da oportunidade ajuda na análise entre o interesse do indivíduo e as possibilidades do mercado, permitindo análises internas e externas
PORQUE
II. Pelo fato de ser aplicada em diferentes momentos do mercado, representa uma ferramenta que permite a comparação em diferentes momentos.
Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
2ª QUESTÃO
O estudo foi realizado em uma empresa de revenda de alimentos. Atuante no mercado há 13 anos, almeja de forma contínua satisfazer os clientes com a comercialização e distribuição de alimentos, assim como provar um serviço de alto padrão. Nesse contexto, foi aplicado um indicador de desempenho que visa identificar a redução do número de devolução de mercadorias por baixo padrão, melhoria do nível do serviço e eficiência na entrega.
Adaptado de: SANTOS, P. V. S.; DOS SANTOS, L. D. P. G. Gestão de indicadores: um estudo de caso no setor de serviços. Brazilian Journal of Production Engineering, [s. l.], v. 4, n. 4, p. 115-133, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3Duc5rB. Acesso em: 14 set. 2022.
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir:
I. Os indicadores são voltados para a qualidade.
II. Os indicadores vão ao encontro com o objetivo da empresa.
III. Os indicadores fornecem informações sobre o desenvolvimento do processo.
IV. Os indicadores deveriam atender às necessidades de capacidade para atender à demanda.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
() II e IV, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
A elaboração do planejamento é importante para qualquer negócio que deseja ser competitivo e permanecer no mercado. Para isso, é necessário saber analisar, escolher e agir resolvendo as principais dores que incomodam e atrapalham na boa performance de um negócio. A ferramenta Business Model Canvas tem sido utilizada nos últimos anos como uma possibilidade de avaliar cenários, criar e reformular propostas de negócios visando trazer melhorias. Há dois pontos importantes que são a Proposta de Valor e a Segmentação, responsáveis pelo direcionamento das ações de uma organização.
Elaborado pelo professor (2022)
Considerando as características apresentadas, avalie as afirmativas a seguir:
I. A ferramenta Business Model Canvas permite pensar e estruturar o que é essencial para a empresa para obter resultados positivos de forma consistente.
II. A Proposta de Valor visa tratar a essência do interesse com o cliente definindo que pode ser a acessibilidade, por exemplo, para resolver determinadas dores.
III. O Segmento de Clientes deve ser escolhido porque ajuda a focar o tempo e os recursos do modelo de negócio para atender determinadas dores das pessoas.
Estão corretas as afirmações:
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
4ª QUESTÃO
As boas práticas de negócios devem fazer parte da rotina do administrador, se adaptando com novas situações que exigem decisões rápidas. As estratégias de negócios precisam de análises mais abrangentes que se tornam possíveis quando se busca novos conhecimentos, sejam eles do mercado, desenvolvimento pessoal ou de ferramentas de negócios. Uma das práticas que pode ajudar no aperfeiçoamento é chamada de Gestão de Projetos Mind Map. Ela utiliza a prática de Gestão de Projetos tão conhecida e consolidada no mundo empresarial com os Mapas Mentais, que tem sido aplicados para estudar e aprender novos conhecimentos. Unindo as duas opções se cria uma ferramenta que ajuda a otimizar a gestão de diversos tipos de empreendimentos.
Com base em uma vantagem da aplicação da ferramenta mencionada, assinale a alternativa correta:
( ) A organização das informações utilizando a ferramenta permite planejar e mensurar os prazos das atividades.
( ) Substitui na íntegra qualquer outra ferramenta utilizada por uma empresa, por conta de unir o melhor das técnicas de gestão.
( ) Pode ser aplicado apenas para grandes negócios que têm presença internacional, visto que uma das características é lidar com a diversidade de projetos.
( ) Permite prever e controlar os riscos que envolve, permitindo confiança nos prazos, e iniciar o planejamento de outros projetos.
( ) Pode dispensar um gerente de projetos e vários membros para execução das atividades pelo nível de organização que a ferramenta permite.
5ª QUESTÃO
Quando começamos um negócio podemos utilizar poucos recursos, mas com parcerias e um propósito inclusivo. A economia compartilhada é uma opção que pode ser considerada por aqueles que desejam incentivar o compartilhamento, reaproveitamento e/ou preocupação com o meio em que vive. Nem todo negócio se encaixa nos princípios, mas é importante ressaltar que a diversidade de ideias e pensamentos é uma característica presente atualmente que também pode ser explorada.
Com base nas características da economia compartilhada, analise as afirmativas a seguir:
I. Existem diferentes maneiras de se começar um negócio, sendo o compartilhamento uma proposta interessante de unir compradores e vendedores.
II. Adquirir um bem pode ser substituído pelo pagamento de uma taxa para ter acesso a produtos e serviços de forma temporária.
III. Pode ser uma opção a troca de produtos entre pessoas, permitindo que princípios de reduzir, reusar, reciclar, reparar e redistribuir sejam aplicados.
É correto o que se afirma em:
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
6ª QUESTÃO
Quando um produto tem uma proposta diferenciada, é importante que seja desenvolvido em conjunto com os usuários. A demonstração é fundamental para compreender o funcionamento e como fará sentido na vida da pessoa que pode ser feita utilizando papel, maquete e histórias. Com isso, será possível se a sua solução conseguirá resolver parcial ou integralmente as dores da sua persona. O contato próximo nesta etapa permitirá aperfeiçoar a ideia do seu produto que vai tornar possível uma versão inicial com mais chances de sucesso. Com base nas características da Prototipação, analise as afirmativas a seguir:
I. Considera a ótica da equipe de projeto e o ponto de vista do usuário que constrói uma solução que tem mais chance de ser validada e aceita no mercado.
II. Demonstrar um produto encenando como seria utilizado durante a rotina é um exemplo de aplicar um protótipo que seja validado pelo usuário.
III. Um produto pronto para ser vendido no mercado é o resultado final depois do processo de prototipação, porque houve a validação do usuário.
É correto o que se afirma em:
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
7ª QUESTÃO
Quando uma pessoa deseja começar o próprio negócio, precisa estar consciente dos desafios na jornada que vai exigir planejamento para tomar ações consistentes. Basicamente podemos considerar dois tipos de abordagem que retratam diferentes maneiras de iniciar uma empresa. A abordagem Causation é a mais conhecida em que se recomenda fazer um planejamento consistente antes de iniciar, e que isso deve ser sempre seguido, o que faz diminuir riscos pela profundidade da preparação. Há também a perspectiva Effectuation, em que não se desiste de planejar, mas os planos são mais simples porque se foca em explorar situações mais palpáveis e próximas do indivíduo.
Com base nos textos e nas características de cada abordagem, analise as afirmativas a seguir:
I. A abordagem Causation foi a primeira citada porque é a melhor e mais completa forma de abrir um negócio que deve ser mais importante em comparação a outros.
II. No pensamento Effectuation é importante considerar o que se está disposto a perder e o que tem aptidão para começar, porque consiste em um plano mais simplificado.
III. As diferentes formas de começar um negócio precisam considerar o tipo de negócio e o perfil do indivíduo, para que os resultados positivos sejam alcançados
É correto o que se afirma em:
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I, II e III.
8ª QUESTÃO
Quando uma equipe de produto está desenvolvendo uma solução, é importante que adote uma perspectiva do cliente, ou seja, apesar do negócio ser dos gestores, foi criado para atender problemas e dores de terceiros. Então, se tem como objetivo tornar a empresa lucrativa, é importante ter produtos que estejam de acordo com os interesses deles. Há muitas empresas que ofertam soluções iguais ou similares e que se você não criar diferenciais logo perderá mercado e enfrentará dificuldades para manter o seu negócio aberto. É necessário investir na interação com o seu público, sendo importante utilizar uma abordagem de MVP (Minimum Viable Product) em que se contribui diretamente no desenvolvimento do produto. O processo de participação fará as pessoas se sentirem engajadas e valorizadas e, com isso, aumentará as chances da sua solução ter sucesso.
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Um produto mínimo pode ser aperfeiçoado e se transformar ao longo do tempo para atender às diferentes necessidades dos clientes.
PORQUE
II. A postura que tem sido tendência de aplicação no mercado é aquela que investe alto valores em soluções tecnológicas e que resolve dores de forma definitiva.
Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
Um dos maiores desafios dos dias atuais é ter que lidar com inúmeras informações de diferentes áreas e conseguir agir de forma assertiva. Para não se perder diante de tanto conteúdo é importante conseguir sistematizar o volume de forma prática e que faça sentido. Um Mapa Mental pode ajudar nesse desafio porque possui características peculiares de um resumo, porém, estruturado de forma que permita ser prático de ser elaborado e compreendido, além de permitir atualização rápida se for criado em um software. Elaborado pelo professor (2022)
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um mapa mental pode trazer muitas vantagens para quem utiliza, entretanto, é necessário elaborar de forma adequada para conseguir sistematizar o volume de informações.
PORQUE
II. O Mapa Mental é voltado para os estudos e com pouca utilização para quem tem um cargo gerencial ou trabalha em uma empresa.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
O sucesso de um negócio não é mensurado apenas pela quantidade de faturamento obtido em determinado período. Outra forma pertinente é avaliar o quão alinhado está aos desejos e interesses do cliente. Para desenvolver essa perspectiva é necessário valorizar a experiência de consumo e de compra das pessoas, ou seja, considerar como protagonista o papel dos clientes em relação ao desenvolvimento de produtos e serviços, buscando soluções que estejam alinhados ao perfil e estilo das pessoas. A busca se dá por meio de uma série de ações que são realizadas utilizando a ferramenta Job To Be Done. A aplicação se dá seguindo uma série de etapas que são feitas permitindo alinhamento aos clientes.
Elaborado pelo professor (2022)
Com base nas informações apresentadas sobre a ferramenta Job To Be Done, avalie as afirmativas a seguir:
I. É essencial que faça parte da cultura da empresa buscar alinhamentos com os clientes para criar o hábito de ser praticado e implementado as experiências tratadas ao longo das etapas de aplicação da ferramenta.
II. O contato com os clientes permite compreender as utilidades que o seu produto tem na vida das pessoas, permitindo criar experiências de consumo atrativas que enfatizam a dor que é solucionada por meio do produto.
III. É importante conhecer outras soluções que cumprem o mesmo papel que os Jobs do seu produto, porque isso permitirá aprender, por exemplo, o que pode ser aplicado ao cliente a partir de ações que já foram realizadas.
Estão corretas as afirmações:
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.