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ATIVIDADE 1 - PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54/2023
"Será que descobrir, aprender, experimentar a arte na escola é necessário?
Muitas vezes ouvimos ou nós mesmos fazemos essa pergunta sobre a importância das linguagens artísticas na escola e nem sempre temos resposta.
Será que essas linguagens contribuem?
A comunicação entre as pessoas e as leituras de mundo não se dão apenas por meio da palavra. Muito do que sabemos sobre o pensamento e os sentimentos das mais diversas pessoas, povos, países, épocas são conhecimentos que obtivemos única e exclusivamente por meio de suas músicas, teatro, pintura, dança, cinema etc."
Fonte: MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M. T. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. p. 14.
A resposta é positiva e remete à história da humanidade que sempre recorreu à arte como uma forma de expressão, de registro, de demonstração de saberes, de uso de novas técnicas e tantas outras funções.
Pensando nessa importância da arte para a formação humana, você deve fazer um texto dissertativo com o seguinte título: A importância das artes plásticas para o desenvolvimento da criança na escola. O seu texto deve ter no mínimo 15 e no máximo 20 linhas e utilize a linguagem formal. Faça a leitura dos materiais complementares para aprofundar a discussão.
Material complementar:
Observação: os materiais complementares estão disponíveis na sala do café.
Boa atividade!
ATIVIDADE 1 - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54/2023
“A descoberta do corpo, das sensações, dos limites e movimentos é muito importante para a criança da Educação Infantil, pois nesta etapa ela está construindo a sua imagem corporal. Assim, ela precisa descobrir seu corpo e também o corpo do outro. As atividades psicomotoras são essenciais para que ocorra esta construção, pois brincando e explorando o espaço, ela se organiza tanto nos aspectos motor e sensorial como emocional, ampliando seus conhecimentos de mundo” (SANTOS; COSTA, 2015, p. 3).
Fonte: SANTOS, A.; COSTA, G. M. T. A psicomotricidade na educação infantil: um enfoque psicopedagógico.
Revista de Educação do IDEAU. Alto Uruguai: IDEAU, v. 10, n. 22, jul-dez 2015.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa da Educação Infantil vem ao encontro da ideia apresentada pelas autoras, visto que evidencia dentro de seus campos de experiências um olhar apurado para o desenvolvimento psicomotor da criança.
Para se aprofundar mais sobre este conhecimento, você deverá elaborar um texto (25 a 30 linhas) que contemple os itens solicitados:
1. Após analisar os cinco Campos de Experiência da BNCC, aponte em seu texto aquele que estimula o trabalho de um maior número de conceitos psicomotores. Justifique a sua escolha.
2. Escolha um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento relacionado ao Campo de Experiência que você identificou anteriormente e proponha uma atividade, para crianças de até 5 anos, que pode ser trabalhada para que este objetivo se efetive. Não esqueça de colocar a faixa etária escolhida.
3. Finalize o texto destacando o quanto o NÃO desenvolvimento destas habilidades na primeira infância pode interferir no processo de aprendizagem escolar.
ATIVIDADE 1 - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 54/2023
Há uma razão que deve imperar sobre a fé? Para o pensamento ocidental sim. O que diferenciou a educação na civilização que se constitui na Europa, herdeira do pensamento grego e romano, mas ligada as tradições culturais cristãs, é o poder da ciência e da lógica racional. Durante a Idade Média (Séculos V a XIV), o pensamento filosófico e a educação estavam atrelados a conciliação entre a percepção religiosa de mundo, o absoluto da existência de Deus, e a racionalidade herdada dos clássicos filosóficos gregos. Não podemos esquecer que entre os principais pensadores da Europa estavam Santo Agostinho, um adepto das ideias platônicas adaptadas ao pensamento cristão, e São Tomás de Aquino, um pensador que expressou a escolástica fundada no pensamento de Aristóteles. Hoje, a discussão sobre o envolvimento da Igreja na formação educacional causa controvérsia, mas foi relegado ao interesse da particularidade. Por mais que se busque, por um pensamento educacional conservador e tradicionalista, o desejo e interesse de retomar a fusão entre Igreja e Estado, o que levaria a educação ter que incorporar princípios religiosos como uma política educacional, ela é hoje uma escolha privada.
No Brasil, a formação de uma política educacional passou pela liderança da Igreja Católica. A constituição do poder no período colonial foi marcada pela presença dos membros do clero como agentes do Estado e da justificativa do poder monárquico estabelecido na metrópole. Esta influência da Igreja Católica na formação da educação brasileira ainda se percebe até nossos dias. Claro que ela se enfraqueceu e não desempenha mais o papel que teve ao longo da história, em especial, se considerarmos o Período Colonial (1530 a 1808) e o processo de transferência da Corte Portuguesa e o Império (1808 a 1889). Porém, sempre é bom termos conhecimento dos momentos em que a Igreja Católica teve nas mãos parte total ou substancial das diretrizes educacionais brasileiras, conhecimento necessário para analisarmos considerações conservadoras sobre a formação do país.
Desta forma, faça uma relação entre a história da educação brasileira e o papel da Igreja Católica nas diretrizes educacionais do país. Ressalte algumas características e consequências desta relação entre Igreja e Educação no país. Deve-se se construir um texto (15 a 20 linhas) explicativo, com uma descrição dos fatos e relacioná-los com os contextos mais relevantes da presença do clero na educação do país.
ATIVIDADE 1 - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 54/2023
Quando falamos em Gestão Democrática dentro dos ambientes escolares, não estamos falando em uma prática opcional, tendo em vista que a aplicação está presente em nosso ordenamento jurídico como consta no Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional está previsto, no "Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". "Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes".
Fonte: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016].
Pensando na participação da comunidade escolar nos interesses da escola, para que a Gestão Democrática realmente tenha a sua aplicabilidade, escreva sobre as instâncias que devem estar presentes e sobre sua(s) respectiva(s) função(ões), em até 10 linhas.
ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DA MATEMÁTICA - 54/2023
A construção do número
1.“A construção do conceito de número não acontece somente no Ensino Fundamental, pelo contrário, as noções mais elementares para esta construção podem e devem acontecer muito antes desse período, dentro e fora da escola. Fora da escola, nos momentos de vivências e experiências do seu dia a dia e, na escola, nos espaços de Educação Infantil, em que as interações mediadas pelo professor, precisam acontecer com os enfoques planejados, atividades e encaminhamentos com objetivos que conduzam esta construção pela criança” (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 3).
2.“A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas, lida com situações que envolvem ordenação, seriação, classificação, iniciando desta forma, a construção deste conceito, porém caberá à escola organizar experiências que privilegiem a formação de diferentes conceitos. No entanto, percebe-se algumas angústias de professores da Educação Básica, anos iniciais, no que diz respeito à dificuldade de encaminhamentos adequados ao trabalho com a construção do conceito de número com as crianças (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 1).
A partir da leitura do texto e as informações do livro de Metodologia de Matemática, elabore um texto dissertativo (até 10 linhas) que estabeleça as diferenças entre classificação e seriação. Proponha duas atividades lúdicas (envolvendo a classificação e seriação) que oportunizem um trabalho sistemático de construção de conceitos matemáticos e descreva o que a criança poderá desenvolver participando destas atividades.
Atenção!
- Elabore de forma dissertativa argumentativa seu posicionamento frente à questão levantada acima.
- Para auxiliar no desenvolvimento de sua participação no fórum, faça uso de seu livro didático e dos materiais disponibilizados em seu ambiente de estudos e na Biblioteca Pearson.
- Este espaço trata-se de uma oportunidade de construção de conhecimento dialógico, o que significa que você pode contribuir para a discussão tanto ao postar sua resposta quanto por meio de comentários a respostas de seus colegas.
- Quanto mais respostas você trouxer para este espaço, mais rico se tornará seu conhecimento e o conhecimento da turma sobre o tema.
Uma ótima discussão a todos!
ATIVIDADE 1 - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54/2023
Para uma educação inclusiva de fato, faz-se necessário que os professores promovam metodologias voltadas à inclusão de caráter interativo e interdisciplinar em salas comuns do ensino regular, valorizando sempre a importância da formação inicial e continuada, para uma organização do trabalho pedagógico sob a perspectiva inclusiva, e não somente como integração.
Partindo desta premissa, disserte a respeito das práticas educacionais inclusivas que você, como futuro pedagogo, poderá utilizar em sala de aula. Sua resposta deverá apresentar, no mínimo, uma lei que os respalde para a garantia dos direitos de atendimento inclusivo e ao menos dois recursos de acessibilidade básicos que as escolas precisam realizar para atender aos alunos e manter sua qualidade de ensino para esse público.
Observações:
– Seu texto deverá ter no mínimo 25 e no máximo 30 linhas.
– Ao responder essa questão, considere a leitura do nosso livro didático.
– Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração da resposta, portanto, atente-se a necessidade de apresentar citações diretas e/ou indiretas e as referências utilizadas.
– Lembre-se, as referências é um elemento pós-textual, isto é, não conta como linha. O título é um elemento opcional.
ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MAKER - 54/2023
As tendências educacionais contemporâneas estão em constante evolução para se adaptarem às necessidades cognitivas dos estudantes da geração nativa digital. Essa geração cresceu imersa em um ambiente onde a criatividade, a experimentação e a tecnologia são elementos centrais, e eles estão familiarizados com dispositivos eletrônicos, impressoras 3D, programação e mídias sociais desde cedo. Nesse contexto, as práticas educacionais precisam alinhar-se com essa realidade e utilizar recursos maker como ferramentas de ensino e aprendizagem.
Uma das tendências educacionais na Educação Maker aproveita a afinidade dos nativos digitais com a tecnologia para utilizá-la como uma aliada nas atividades maker na sala de aula. Isso pode incluir o uso de impressoras 3D, microcontroladores, ambientes de prototipagem e programação, que proporcionam uma experiência de aprendizagem mais engajadora e conectada com a realidade dos estudantes. No entanto, não basta simplesmente incorporar ferramentas maker no ambiente de ensino para garantir que o estudante desenvolverá habilidades e competências necessárias para a construção de projetos significativos. Os estudantes da geração nativa digital têm perfis e interesses variados, e as práticas educacionais na Educação Maker buscam atender a essas demandas individuais.
Isso pode ser feito por meio da adaptação dos projetos e recursos maker às preferências e aos ritmos de aprendizagem de cada estudante, permitindo que eles tenham um papel ativo na criação do seu conhecimento. A personalização do ensino maker também considera as diferentes habilidades e interesses dos alunos, proporcionando oportunidades de aprendizagem mais significativas e motivadoras.
Para exercitar a prática de planejamento sobre o uso de tendências educacionais na Educação Maker, prepare-se para realizar esta atividade. Diante das reflexões apresentadas e da leitura previamente realizada do material didático, você deverá redigir um texto dissertativo de 20 a 30 linhas, com o contexto indicado a seguir.
Ao refletir sobre a importância da idealização de práticas inovadoras na Educação Maker contemporânea, capazes de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem visível, conectada, personalizada e ativa, discuta como o uso das tecnologias maker pode ser uma ferramenta eficaz nesse processo. Quais são os benefícios e desafios dessa abordagem? Além disso, explique como a personalização do ensino maker e a promoção de uma aprendizagem ativa podem contribuir para uma formação mais significativa e engajadora dos estudantes, considerando suas necessidades individuais e o contexto da geração nativa digital.