
ATIVIDADE 1 - GQ - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 54/2023
A eficiência na fabricação de produtos e na prestação de serviços vêm evoluindo e se beneficiando muito da tecnologia. A qualidade pode acompanhar esta evolução se fatores como processo produtivo e insumos estiverem dentro de um padrão. O fato é que para a empresa crescer, depende do equilíbrio entre estes conceitos.
E este é um dos grandes dilemas nas empresas! Parece uma gangorra: se a produção for rápida demais, a qualidade pode cair; e se passar muito tempo dedicado somente à qualidade, pode fazer a produtividade e os ganhos caírem demais.
Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSeb.... Acesso em: 18 set. 2023.
O profissional de gestão da qualidade deve saber lidar com as dimensões competitivas das estratégias de produção para encontrar um equilíbrio em uma operação. Assim, pontue quais são as cinco dimensões competitivas da estratégia de produção e logo, na sequência, elabore uma estratégia com no mínimo duas dessas dimensões competitivas para reduzir a gangorra que é citada no fragmento
ATIVIDADE 1 - GQ - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 54/2023
O trabalho pode ser considerado como a própria atividade humana que apresenta um resultado modificador do meio, com o objetivo de beneficiar o próprio ser humano, atendendo a alguma necessidade sua. O trabalho é um fator central nas sociedades modernas e a base da estrutura das atividades humanas e da própria relação social, ou seja, parte da identidade de um indivíduo e seu papel social está relacionado com o tipo de trabalho que exerce.
Conforme destacado pelo excerto, o trabalho é algo fundamental nas atividades humanas, podendo representar diversos significados. Segundo o sociólogo Friedmann (1972), o trabalho pode ser visto sob as facetas de: aspecto técnico, aspecto fisiológico, aspecto moral, aspecto social e aspecto econômico.
Descreva o que é e dê exemplos dos aspectos técnico e fisiológico para o trabalho de motoristas de ônibus de transporte público municipal.
ATIVIDADE 1 - GQ - GESTÃO DA QUALIDADE - 54/2023
Gerir a qualidade não é uma tarefa fácil. No entanto, quando a gestão é estabelecida com base em requisitos bem definidos e com uma equipe bem preparada, as dificuldades são mínimas. Nesse sentido, a utilização de ferramentas e metodologias para auxiliar nesta tarefa faz com que a empresa alcance os objetivos propostos e a excelência em seu sistema de gestão.
Fonte: PARDO, P. Gestão da qualidade. Maringá-PR: Unicesumar, 2017.
De acordo com o conteúdo estudado sobre as ferramentas da qualidade, responda:
1 – A priorização de problemas é feita por meio de qual ferramenta?
2 – Quais são os benefícios da utilização da ferramenta de priorização para os gestores?