
ATIVIDADE 1 - AGRO - ECONOMIA E SOCIEDADE - 54/2023
Leia a reportagem a seguir:
IBGE confirma nova projeção recorde para safra agrícola em 2023 e vê redução de preços de soja e milho
Nova estimativa é 0,8% maior que a de março; queda de preços tende a favorecer a cadeia de produção de proteína animal
A safra recorde de soja e milho já tem resultado numa redução de preços dos grãos e ainda pode levar a uma queda também cotação da proteína animal, afirmou Carlos Alfredo Guedes, gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A safra agrícola brasileira deve totalizar um recorde de 302,1 milhões de toneladas em 2023, ou seja, 39,0 milhões de toneladas a mais que o desempenho de 2022, um aumento de 14,8%. O resultado é 2,4 milhões de toneladas maior que o previsto no levantamento anterior, de março, uma alta de 0,8%.
Fonte: https://www.infomoney.com.br/economia/ibge-confirma-nova-projecao-recorde-para-safra-agricola-em-2023-e-ve-reducao-de-precos-de-soja-e-milho. Acesso em: 2 set. 2023.
Com base na reportagem anterior e utilizando os conceitos de oferta e demanda estudados nas nossas aulas e no material da disciplina Economia e Sociedade:
a) Explique o impacto que uma safra recorde de um determinado produto, por exemplo, do milho ou da soja, gera no preço desse mesmo produto.
b) Explique a seguinte frase que foi utilizada na reportagem: “queda de preços (da soja e do milho) tende a favorecer a cadeia de produção de proteína animal”.
ATIVIDADE 1 - AGRO - ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - 54/2023
Para a realização desta atividade leia o texto a seguir:
LEITE/CEPEA: Preço ao produtor fecha o 1º trimestre com alta de 9,3%
Por Natália Grigol
Segundo pesquisa realizada pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em Abril de 2023, o preço do leite cru captado por laticínios em março de 2023 chegou a R$ 2,8120/litro na “Média Brasil” líquida, altas de 2,4% frente ao mês anterior e de 10,8% em relação a março/22, em termos reais. Com isso, o valor do leite cru acumula avanço real de 9,3% no primeiro trimestre de 2023 (os valores foram deflacionados pelo IPCA de março/23). A oferta limitada no campo é o fator que sustentou o aumento das cotações ao produtor neste primeiro trimestre, movimento atípico para esse período. A produção foi prejudicada pelo clima adverso, resultado do fenômeno La Niña, e pela saída de produtores da atividade no ano passado. O Índice de Captação Leiteira do Cepea (ICAP-L) recuou 2,86% de fevereiro para março na “Média Brasil”, acumulando queda de 6,78% no primeiro trimestre.
Nesse contexto, a disputa dos laticínios por produtores se intensificou, mantendo as cotações do leite cru em alta. Agentes do setor acreditam que os preços do leite cru podem seguir firmes em abril, fundamentados na aproximação do período de entressafra e na consequente diminuição da produção no campo. Contudo, a demanda enfraquecida e o aumento das importações podem frear a intensidade desse possível avanço nos preços. Inclusive, na percepção dos agentes do setor, esses dois fatores têm potencial para amenizar as variações a partir de maio, o que implica na expectativa de um segundo trimestre menos volátil que o do ano anterior.
Fonte: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/releases/leite-cepea-preco-ao-produtor-fecha-o-1-trimestre-com-alta-de-9-3.aspx. Acesso em: 1 set. 2023.
O texto apresenta vários fatores que atuaram de forma conjunta para definir o comportamento do preço do leite no primeiro trimestre de 2023. Sobre este assunto, liste pelo menos um fator que está relacionado ao lado da demanda e um do lado da oferta, que tiveram impacto no preço do leite.
IMPORTANTE:
* Lembre-se de responder aos questionamentos da maneira mais completa e embasada possível.
* A resposta deve ser escrita com as suas PRÓPRIAS PALAVRAS. Não é permitida a cópia na íntegra de textos, sites, vídeos, livros etc., pois isso pode ser considerado como "cópia indevida" (Plágio) e, caso aconteça, o trabalho poderá ser zerado. Caso utilize alguma informação ou dados de outros autores para incrementar seu trabalho, você deve elaborar as referências bibliográficas para os trechos utilizados.
* Lembre-se de que este é um trabalho de um curso de Ensino Superior, muito importante para o seu desenvolvimento profissional. Então, busque realizar um trabalho de ótima qualidade.
* A resposta será enviada aqui mesmo, na caixa de texto a seguir.
ATIVIDADE 1 - AGRO - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 54/2023
Um dos grandes desafios na gestão de pessoas é conciliar os interesses das pessoas e da empresa, tendo em vista a necessidade de se criar um ambiente de trabalho saudável, produtivo e sustentável. Essa abordagem reconhece que os colaboradores não são apenas recursos, mas ativos essenciais para o sucesso e crescimento da organização. Quando os interesses e valores dos colaboradores são alinhados com os objetivos da empresa, eles tendem a se sentir mais motivados e engajados em seu trabalho.
Fonte: COSTA, W. S. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá: UniCesumar, 2023.
Partindo do contexto apresentado e dos estudos sobre os objetivos organizacionais e objetivos individuais, desenvolva um texto comparando quais são as principais características de cada um desses objetivos organizacionais e individuais dentro da empresa.
ATIVIDADE 1 - AGRO - GESTÃO E PLANEJAMENTO DE PROPRIEDADES RURAIS - 54/2023
As grandes mudanças que as empresas vêm enfrentando devida à globalização da informação e às crises mundiais trouxeram dificuldades há muitos empresários no que diz respeito a como tomar suas decisões gerenciais. A disponibilidade de adequado sistema de informação é imprescindível e básica, para que o gestor rural possa desempenhar bem a função de tomador de decisões.
Discorra sobre a afirmativa “um empresário rural possui tipicamente grande quantidade de dados, mas estoque limitado de informações”.