• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

- Orientação verbal: explicar, de forma clara e objetiva, verbalmente, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta. ​

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024

 

O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura.

A organização dessas unidades temáticas é fundamental para um planejamento adequado nas aulas de Educação Física Escolar. Para além desses conhecimentos, ao trabalharmos com alunos público-alvo da Educação Especial se faz necessário compreender as abordagens/técnicas de instrução que devem ser aplicadas pelo professor para que esses alunos possam compreender e realizar as diversas práticas corporais. Lieberman (2002) destaca que o uso de algumas abordagens poderá garantir maior autonomia e maior participação de alunos independente de sua deficiência, sendo elas:

 

LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2022

 

- Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento. 

- Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.​

- Orientação verbal: explicar, de forma clara e objetiva, verbalmente, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta. ​

- Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.

 

A partir das informações acima citadas, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi aprovado em um concurso público como professor de Educação Física no município em que reside. Ao conhecer seus alunos, você observa que das seis turmas para as quais dará aula, três turmas apresentam alunos com diferentes tipos de deficiência. O 4º A apresenta um aluno com deficiência intelectual; o 4º B apresenta um aluno com deficiência visual; e o 5º A apresenta um aluno com deficiência física.

 

Para executar a atividade, você deverá GRAVAS UM VÌDEO contendo as seguintes instruções:

  1. Escolher UMA das três turmas acima citadas (4º A - deficiência intelectual; 4º B - deficiência visual ou 5º A - deficiência física).
  2. Escolher UMA das unidades temáticas (esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura) e desenvolver UMA atividade fazendo o uso de DUAS das quatro abordagens/técnicas de instrução: orientação verbal, demonstração, assistência física ou brailling).
  3. Para o desenvolvimento dessa atividade convide DOIS ou mais colegas, a partir de 18 anos de idade (não é permitido que indivíduos menores de 18 anos participem da atividade), para participar, sendo que UM deles deverá simular ter uma das deficiências escolhida por você. Caso conheça e queira realizar a atividade com uma pessoa com deficiência física, visual ou motora, é possível, desde que seja adulto. Os demais participantes não deverão representar pessoas com deficiência.
  4. No início do vídeo, você acadêmico precisa se apresentar (nome completo e RA), receber o grupo de participantes, explicar a atividade detalhadamente (passo a passo) e aplicar (conduzir/orientar o desenvolvimento da atividade durante a execução). O vídeo deve ter entre dois e três minutos. O MAPA é individual e será corrigido considerando os critérios descritos anteriormente. As instruções sobre como gravar e enviar vídeos constam na Sala do Café.

Em resumo, você deve:

 - Gravar um vídeo de 2 a 3 minutos;

- Elaborar uma atividade;

- Conduzir/orientar um indivíduos com deficiência nesse circuito(a depender do que você escolher), utiliizando DUAS abordagens de instrução (a sua escolha);

Importante:

- É OBRIGATÓRIO a participação de mais DUAS pessoas, além de você, aluno. Sendo que uma delas deverá simular a deficiência escolhida.

- É PROIBIDO a participação de crianças ou adolescentes (menor que 18 anos) no vídeo. Caso apareça, sua atividade será ZERADA!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

d) CITE quais seriam os próximos passos para que esta terapia gênica chegue em fase clínica de testes.
07/05/2024
Integrare Academy

d) CITE quais seriam os próximos passos para que esta terapia gênica chegue em fase clínica de testes.   Embora as sequências sejam obtidas através das ferramentas apresentadas, a análise e elaboração das respostas deve ser feita com as suas próprias palavras, e você pode utilizar inúmeros recursos pra te auxiliar:    - Livro didático […]

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA - 53_2024
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA - 53_2024   TÍTULO: EXECUÇÃO DA PENA, SUPERPOPULAÇÃO DE PRESÍDIOS E O TRÁFICO DE DROGAS   Vejamos a notícia abaixo:   MJSP promove reflexões sobre o perfil de encarcerados no país pela Lei de Drogas (www.gov.br).   Segundo a pesquisa da Senad/MJSP […]

a) Após preparar a bancada e realizar o teste, você fornecerá uma captura de tela que apresente o espectro obtido com uma velocidade de rotação igual a 40,1 Hz. Nesse espectro, sua tarefa será identificar os três picos que surgem após o valor de 20 Hz (ignorando picos inferiores).
19/07/2024
Integrare Academy

  a) Após preparar a bancada e realizar o teste, você fornecerá uma captura de tela que apresente o espectro obtido com uma velocidade de rotação igual a 40,1 Hz. Nesse espectro, sua tarefa será identificar os três picos que surgem após o valor de 20 Hz (ignorando picos inferiores). b) Registre os valores aproximados […]

Durante a disciplina, um dos serviços que foi apresentado é o autosserviço, também conhecido como self-service. Sobre esse tipo de serviço, discorra sobre o que você considera como uma vantagem e como
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GAS - PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS - 53_2024   Os diversos estabelecimentos destinados a oferecer refeição fora do lar podem se caracterizar por diferentes tipos de serviço, modalidade de distribuição, características físicas, dentre outras situações que possibilitam a inovação. Para isso, a empresa deve definir o que melhor se adapta às suas necessidades […]

Podemos compreender o funcionamento de empresas digitais como sistemas, com as características mencionadas anteriormente. Na Unidade 1 de seu material de estudos, você encontrará uma descrição das atividades básicas dos sistemas de informação. Com base nesses materiais, você pode analisar a dinâmica de operação de um negócio digital como um sistema.  Com isso, reflita sobre como um negócio digital opera como um sistema, respondendo as seguintes questões:
05/06/2024
Integrare Academy

Podemos compreender o funcionamento de empresas digitais como sistemas, com as características mencionadas anteriormente. Na Unidade 1 de seu material de estudos, você encontrará uma descrição das atividades básicas dos sistemas de informação. Com base nesses materiais, você pode analisar a dinâmica de operação de um negócio digital como um sistema.  Com isso, reflita sobre […]

3- Leia o tópico: O projeto ético político do Serviço Social e o Projeto Neoliberal, Unidade II do Livro da Disciplina: Serviço Social e Formação Profissional. O objetivo da leitura é que você compreenda inicialmente
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SER - SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL - 53_2024   Conhecendo conceitos presentes na sociedade contemporânea e sua relação com o Serviço Social! Pobres: Pessoas indesejáveis! Uma das palavras difundidas no Brasil recentemente é Aporofobia!  Você já ouviu falar deste termo? Imagina o que ela significa? O termo Aporofobia é tido como uma […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp