ATIVIDADE 1 - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2024
O professor de História da Educação Básica precisa organizar suas aulas de acordo com as turmas que possui. Para isso, é necessário realizar um planejamento que atenda a Base Nacional Comum Curricular, o PPP da escola, os materiais didáticos disponíveis e ainda levar em consideração os recursos tecnológicos que a instituição de ensino possui. Além destas questões pedagógicas, é de suma relevância que o docente contemple em seu planejamento os diferentes tipos de documentos históricos existentes, buscando tornar o ensino e a compreensão dos conteúdos atrativa e significativa aos seus alunos. Nessa premissa, enquanto futuro professor de História, analise o excerto documental em destaque:
[...] A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez. E trazem-no ali encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber. Os cabelos deles são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobrepente, de boa grandeza, rapados todavia por cima das orelhas. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte, na parte detrás, uma espécie de cabeleira, de penas de ave amarela, que seria do comprimento de um coto, mui basta e mui cerrada, que lhe cobria o toutiço e as orelhas. E andava pegada aos cabelos, pena por pena, com uma confeição branda como, de maneira tal que a cabeleira era mui redonda e mui basta, e mui igual, e não fazia míngua mais lavagem para a levantar. [...] Enquanto assistimos à missa e ao sermão, estaria na praia outra tanta gente, pouco mais ou menos, como a de ontem, com seus arcos e setas, e andava folgando. E olhando-nos, sentaram. E depois de acabada a missa, quando nós sentados atendíamos a pregação, levantaram-se muitos deles e tangeram corno ou buzina e começaram a saltar e dançar um pedaço. E alguns deles se metiam em almadias -- duas ou três que lá tinham - as quais não são feitas como as que eu vi; apenas são três traves, atadas juntas. E ali se metiam quatro ou cinco, ou esses que queriam, não se afastando quase nada da terra, só até onde podiam tomar pé. [...] Terça-feira, depois de comer, fomos em terra, fazer lenha, e para lavar roupa. Estavam na praia, quando chegamos, uns sessenta ou setenta, sem arcos e sem nada. Tanto que chegamos, vieram logo para nós, sem se esquivarem. E depois acudiram muitos, que seriam bem duzentos, todos sem arcos. E misturaram-se todos tanto conosco que uns nos ajudavam a acarretar lenha e metê-las nos batéis
Fonte: https://portalabel.org.br/images/pdfs/carta-pero-vaz.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.
A partir da leitura do excerto documental, da compreensão das temáticas discutidas no livro da disciplina e tendo por referência os primeiros contatos estabelecidos entre os naturais da terra e os integrantes da esquadra liderada por Pedro Álvares Cabral, disserte acerca dos itens a seguir:
- a) Quais elementos podemos extrair deste excerto.
- b) Levando em consideração a narrativa construída neste relato, quais cuidados precisamos ter ao manejar este tipo de documentação.
- c) Enquanto futuro professor de História, como você desenvolveria esta temática com seus alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, priorizando o uso deste tipo de documento, mas de forma significativa e criativa.
Orientações:
- Assista ao tutorial explicativo disponível na Sala do Café.
- Elabore, de forma dissertativa-argumentativa, seu posicionamento frente às questões levantadas.
- Seu texto deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.