ATIVIDADE 1 - PSICO - NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO - 53_2024
Muitas teorias explicam o desenvolvimento da linguagem e do pensamento, considerando os aspectos biopsicossociais. Você conhece alguma?
O desenvolvimento dessas funções é um tema central na Neuropsicopedagogia. Tais processos resultam de uma interação complexa entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. Essa abordagem integradora considera que o desenvolvimento não é apenas um produto de predisposições genéticas (biológicas) ou de experiências individuais (psicológicas), mas também das interações sociais e culturais em que o indivíduo está inserido.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Segundo Cordeiro (2020, p. 93): "O papel de cada função, na aprendizagem, é significativo e, no caso da linguagem, podemos dizer que é a base segura em que nos apoiamos, seja para internalizar conhecimentos, seja para expressá-los. Já o pensamento torna-se mais elaborado a cada aprendizagem, da mesma forma que se torna, cada vez mais, elaborado diante de novos conhecimentos". Dessa forma, podemos refletir sobre a relação entre as funções superiores e seus desenvolvimentos na perspectiva biopsicossocial, a partir de teorias como a piagetiana ou a vygotskyana.
Fonte:CORDEIRO, S. M. N. Neuropsicopedagogia aplicada ao processo diagnóstico. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando o exposto, sua ação nessa atividade será escolher uma dessas teorias (piagetiana ou vygotskyana) e dissertar sobre o desenvolvimento da linguagem e do pensamento, destacando os fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Mínimo de 15 e máximo de 20 linhas do Word.
Bons estudos!