• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

4- Críticas e Controvérsias: aborde quaisquer críticas ou controvérsias associadas ao sistema educacional dos jesuítas e ao Ratio Studiorum.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2024

 

No século XVI, a Europa estava passando por grandes transformações. A Reforma Protestante havia desafiado a hegemonia da Igreja Católica, e o Renascimento estava fomentando uma nova valorização do conhecimento, das artes e das ciências. Nesse cenário turbulento, a Igreja Católica procurou reforçar sua posição e responder aos desafios apresentados pela Reforma. Uma das respostas mais significativas foi a fundação da Companhia de Jesus (Jesuítas) por Inácio de Loyola em 1540.

Os jesuítas rapidamente se destacaram por seu compromisso com a educação, estabelecendo escolas e universidades que se tornaram renomadas por sua qualidade e rigor acadêmico. Em 1599, a Companhia de Jesus publicou o Ratio Studiorum, um documento que padronizou o currículo e os métodos de ensino em todas as suas instituições educacionais. O Ratio Studiorum não apenas refletia os valores e objetivos dos jesuítas, mas também introduzia um sistema educacional inovador que teria um impacto duradouro na educação ocidental.

“A Companhia de Jesus foi a mais importante instituição católica que atuou na educação brasileira. Na Europa, eles foram o instrumento de combate a expansão protestante. No Brasil, eles se dedicaram a catequese indígena, na tentativa de doutrinar os índios que aqui viviam, aos hábitos cristãos. “Após o início da colonização pelos portugueses, houve a tentativa da introdução de uma educação escolar católica no Brasil. Sobretudo sob a égide do Ratio Studiorum – documento escrito em latim” (Freitas, 2021, p. 153).

 

Fonte: FREITAS, V. A. de. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.

 

Por meio de um texto, explique a influência dos jesuítas na educação através do Ratio Studiorum. Em sua resposta, aborde os seguintes pontos: (média de cinco linhas para cada resposta, ou poderá realizar em formato de texto, com o máximo de 20, abordando todos os itens).

 

1- Contexto Histórico: descreva brevemente a origem da Companhia de Jesus (Jesuítas) e o objetivo da sua fundação.

2- Desenvolvimento do Ratio Studiorum: explique o que é o Ratio Studiorum, quando foi desenvolvido e quais foram as motivações para a sua criação.

3- Impacto na Educação: analise como o Ratio Studiorum influenciou o sistema educacional da época e sua relevância naquele momento histórico.

4- Críticas e Controvérsias: aborde quaisquer críticas ou controvérsias associadas ao sistema educacional dos jesuítas e ao Ratio Studiorum.

 

ORIENTAÇÕES OBRIGATÓRIAS:

 

- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café, e estude pelo livro da disciplina.

- Escreva sua resposta contendo em média de 5 linhas para cada resposta ou poderá realizar em formato de texto com o máximo de 20 linhas, abordando todos os itens.

- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, bem como cópias indevidas de quaisquer textos e/ou websites.

- Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT (orientações na Sala do Café/Mural de Avisos).

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-la.

- Seu texto deve ser escrito no próprio campo em branco abaixo da Atividade 1 (caixa de resposta).

- Desconsidere espaçamentos entre linhas, tipo e tamanho de fonte e demais formatações (a caixa de resposta não permite formatações).

- A quantidade de linhas deve ser a considerada pela caixa de respostas da Atividade 1.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Este ambiente será utilizado para o envio da Atividade de Estudos 2 – RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. Para realizar o envio desta atividade, você deverá ter cumprido as seguintes etapas: Ter assistido as aulas de orientação do início ao fim, lido todas as orientações postadas no Mural de Avisos referentes ao Estágio Supervisionado II e acessado os conteúdos disponíveis no Material da disciplina;
15/07/2024
Integrare Academy

  Este ambiente será utilizado para o envio da Atividade de Estudos 2 – RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. Para realizar o envio desta atividade, você deverá ter cumprido as seguintes etapas: Ter assistido as aulas de orientação do início ao fim, lido todas as orientações postadas no Mural de Avisos referentes ao Estágio […]

f) Qual operação possui maior número médio de entidades aguardando na fila? Qual é o tempo médio de espera nessa fila?
07/05/2024
Integrare Academy

f) Qual operação possui maior número médio de entidades aguardando na fila? Qual é o tempo médio de espera nessa fila? g) Qual a taxa de ocupação de cada recurso em percentual? Qual recurso está mais sobrecarregado e qual recurso está mais ocioso? Evidencia sua resposta com uma imagem do relatório gerado pelo ARENA. FASE […]

Desenvolvimento de material educativo no modelo de cartilha com a temática: "Ansiedade na Adolescência". Para elaborar o seu material, utilize recursos tecnológicos como apoio, como por exemplo: Canva, Paint, Power Point, Word ou outra ferramenta. Considere os itens obrigatórios no material: - O que é ansiedade? - Quando as tecnologias (uso de telas pelo celular, computador, tablet e outros) podem ajudar e quando elas podem prejudicar a saúde mental? - Atitudes que melhoram a saúde mental.
17/07/2024
Integrare Academy

  Desenvolvimento de material educativo no modelo de cartilha com a temática: "Ansiedade na Adolescência". Para elaborar o seu material, utilize recursos tecnológicos como apoio, como por exemplo: Canva, Paint, Power Point, Word ou outra ferramenta. Considere os itens obrigatórios no material: - O que é ansiedade? - Quando as tecnologias (uso de telas pelo […]

3- Considerando as características da aluna Ana (gestante), cite dois exercícios que não são recomendados para ela e explique o porquê. (Máximo 5 linhas)
15/07/2024
Integrare Academy

  3- Considerando as características da aluna Ana (gestante), cite dois exercícios que não são recomendados para ela e explique o porquê. (Máximo 5 linhas) 4- Descreva quais foram as principais dificuldades que você encontrou para elaborar uma sessão de treinamento para uma gestante. (Máximo 5 linhas)     ​Orientação: -  Assista a aula conceitual […]

ATIVIDADE 1 - GH - GESTÃO DE SERVIÇOS - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GH - GESTÃO DE SERVIÇOS - 52_2025   ATIVIDADE 1 Grande parte da população necessita buscar atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na maioria das vezes por falta de oportunidade financeira para contratar um plano de saúde ou buscar atendimento particular. Mediante a essa situação o custo do Serviço de Apoio […]

Prezado(a) estudante, chegamos até aqui realizando muitas discussões, análises e reflexões sobre a questão social e suas múltiplas expressões, neste momento, resgate todo o conhecimento adquirido e apresente a sua interpretação em 20 linhas, ​acerca da seguinte citação do autor Pedro Demo: "Pobreza não será carência dada, natural, mas aquela produzida, mantida, cultivada por conta do conflito subjacente em torno do acesso a vantagens sociais, sempre escassas na sociedade. Ser pobre não é apenas não ter, mas, sobretudo ser impedido de ter, o que aponta muito mais para uma questão de ser, do que de ter. [...] a miséria é transformada em estratégia de acumulação de vantagens, mantendo o pobre como massa de manobra, objeto de manipulação". DEMO, P. Pobreza política. São Paulo: Fundação Konrad-Adenauer – Stiffung, 1993, p. 02, grifo nosso. Bons estudos!
03/05/2024
Integrare Academy

Prezado(a) estudante, chegamos até aqui realizando muitas discussões, análises e reflexões sobre a questão social e suas múltiplas expressões, neste momento, resgate todo o conhecimento adquirido e apresente a sua interpretação em 20 linhas, ​acerca da seguinte citação do autor Pedro Demo: "Pobreza não será carência dada, natural, mas aquela produzida, mantida, cultivada por conta […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp