Já para determinar o pH de uma solução de um ácido fraco você precisará saber o grau de ionização desse ácido, quanto dele formou H3O+, ou seja, para um ácido fraco, a concentração de H3O+ não é igual à concentração do ácido. Quanto mais fraco o ácido, menor o seu grau de ionização, menos íons H3O+ ele formará em solução.
DICAS: no Atlas Digital de Química (usado no MAPA), disponível você encontra pílulas de aprendizagem (no MENU) sobre o cálculo de pH, no vídeo “pH e pOH”, e sobre a concentração molar das soluções você pode encontrar no tópico Nivelamento, aula 7.
RESPONDA:
- a) Supondo que você não tem um equipamento disponível para medir o pH, o pHmêtro, e necessita encontrar o valor de pH de uma solução aquosa de HCl, calcule a concentração molar (mol/L) do ácido e o pH, mostre o passo a passo dos cálculos. Considere que a solução foi preparada da seguinte maneira:
- Massa de HCl: 1,40 g do ácido
- Volume total da solução: 600 mL
A Massa Molar do HCl é igual a 36,5 g/mol.
- b) Uma solução de ácido carbônico (H2CO3), preparada da mesma maneira que a solução de HCl da alternativa anterior (a), apresentaria um valor de pH menor ou maior que a solução de HCl e por que?