Refletindo sobre sua experiência profissional ou pessoal, você já se deparou com a necessidade de identificar riscos e elaborar planos de segurança para indivíduos de alto perfil? Considerando a complexidade de uma operação de segurança pessoal e executiva, quais estratégias específicas você acredita que seriam cruciais para mitigar riscos e garantir a segurança dos protegidos? Como você aplicaria sua compreensão dos princípios de segurança para enfrentar desafios únicos, como a gestão de grandes multidões e a coordenação com as autoridades de segurança pública?
Diante dos desafios apresentados na organização da segurança pessoal e executiva para indivíduos de alto perfil, é importante refletir sobre o impacto de um PGSPE bem estruturado. Como esse plano não apenas protege os indivíduos, mas também contribui para a reputação e a confiança na empresa de segurança? De que forma a experiência de análise de riscos e planejamento de segurança pode servir como aprendizado para futuras iniciativas, tanto na esfera profissional quanto pessoal? A discussão sobre as complexidades da gestão de segurança pessoal e executiva destaca a importância da preparação, adaptabilidade e comunicação eficaz entre todas as partes interessadas.
Vejamos a notícia a seguir:
QUAL É A CONDIÇÃO DO PRIMEIRO-MINISTRO DA ESLOVÁQUIA APÓS ATAQUE A TIROS
Malu Cursino e Sarah Rainsford, na Bratislava.
Role, BBC News; 15 maio 2024.
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, está em estado grave — porém, estável —, após ter sido alvo de um ataque a tiros na quarta-feira (15/05) na pequena cidade de Handlova.
De acordo com os médicos, ele foi submetido a uma cirurgia de cinco horas, e está agora na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Fico, de 59 anos, foi atingido por vários disparos enquanto cumprimentava uma multidão em frente a um centro cultural comunitário em Handlova, onde havia sido realizada uma reunião do governo.
Um suspeito foi detido no local do ataque pela polícia.
O ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, descreveu o ataque como uma tentativa de assassinato com motivação política.
Fico, que já havia sido premiê da Eslováquia por duas vezes - de 2006 a 2010 e de 2012 a 2018, voltou ao poder após as eleições de setembro do ano passado, à frente de uma coligação populista-nacionalista.
O primeiro-ministro é uma figura que divide opiniões dentro do país — e controversa na União Europeia. Em janeiro, ele suspendeu a ajuda militar à Ucrânia e, no mês passado, avançou com um projeto para acabar com a emissora pública RTVS.
No entanto, o incidente foi amplamente condenado e descrito como um ataque à democracia.
Disparos à queima-roupa
O atirador estava no meio de uma pequena multidão de apoiadores de Fico que estava reunida em frente a um centro cultural em Handlova, onde o primeiro-ministro havia participado de uma reunião.
O ataque pegou a equipe de segurança de Fico completamente desprevenida. Um vídeo mostra o primeiro-ministro, após ser baleado, sendo carregado por vários seguranças, que o colocam dentro de um carro e o levam para longe dali.
O atirador disparou cinco tiros à queima-roupa, e Fico foi atingido na barriga e no braço.
Ele foi levado às pressas para o hospital em uma ambulância aérea, e foi submetido a uma cirurgia de cinco horas, realizada por uma equipe cirúrgica e de trauma, segundo Lapunikova.
No fim do dia, o vice-primeiro-ministro Tabara disse ao programa Newshour, da BBC, que Fico não estava "em [uma] situação de risco de morte neste momento".
Ele acrescentou que o primeiro-ministro foi baleado "de muito perto" — e que "uma bala atravessou o estômago, e a segunda atingiu a articulação".
A polícia ainda não identificou o suspeito. Reportagens não confirmadas da imprensa local dizem que ele era um escritor e ativista político de 71 anos.
Um vídeo que está sendo amplamente circulado na mídia eslovaca se propõe a apresentar o suspeito.
Nas imagens, o homem diz discordar da política do governo e de sua postura em relação à mídia estatal. A BBC não sabe se a pessoa que aparece no vídeo é o autor dos disparos que foi detido no local do ataque, nem as circunstâncias em que foi gravado (BBC News Brasil, 2024).
(...)
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c6pypzxww07o. Acesso em 19 de maio de 2024.
O nosso livro didático, as aulas, os materiais extras, bem como o texto exposto, todos poderão auxiliar você na realização desta atividade.
Imagine-se na posição de Gestor de Segurança Privada, com a tarefa de coordenar a segurança pessoal e executiva de um líder político em uma importante cidade brasileira. Você e sua equipe são responsáveis pela segurança do evento de lançamento de um novo projeto governamental a ser realizado em um Centro de Convenções durante um Congresso de Políticas Públicas. Neste cenário, articule, com base em sua expertise:
- a) Quais seriam os elementos cruciais para a formulação de um Plano Geral de Segurança Pessoal e Executiva (PGSPE)? Descreva, de maneira abrangente e detalhada, os aspectos fundamentais, os componentes-chave e os passos necessários para o desenvolvimento e a implementação eficaz deste plano.
- b) Considere ainda que neste evento, é esperada uma grande multidão de fãs e imprensa. Utilize os princípios e estratégias aprendidos sobre segurança pessoal e executiva para descrever, de forma detalhada, quais medidas você e sua equipe adotariam desde a aproximação ao local do evento até o desembarque e deslocamento do VIP em meio ao público. Considere elementos como a disposição dos agentes, técnicas de observação, prevenção de ameaças e coordenação com outros agentes de segurança pública.
IMPORTANTE!
Realize uma leitura cuidadosa do livro da disciplina.
Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor disponível no ambiente da disciplina.
Ao realizar pesquisas, não faça cópia fiel e insira as devidas referências.
Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.