O Mapa de Riscos (Itália, 1967) é um documento elaborado por técnico em segurança do trabalho, engenheiro de segurança no trabalho ou por um profissional qualificado que, através da aplicação de uma técnica científica, divulgam informações aos trabalhadores para incentivar sua participação nas atividades de prevenção. No Brasil, o MRs foi incorporado à Norma Regulamentadora n° 5, a partir do ano de 1980, e sua elaboração passou a ser obrigatória a todas as empresas que tivessem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de acordo com a NR-9 (HÖKERBERG et al., 2006; PAVAN; SAVI, 2012).
Segundo Hökerberg et al. (2006), a elaboração do mapa de riscos no hospital é motivada por três fatores: 1. Base legal para uso do Mapa de Riscos como método para a identificação dos riscos; 2. Aparente simplicidade do método. 3. Possibilidade de envolvimento ativo dos trabalhadores. Na elaboração do Mapa de Riscos, são utilizadas cores conforme a classificação dos riscos ambientais, e a gravidade do risco é representada pelo tamanho dos círculos.
De acordo com o material didático e das aulas expositivas, com relação a temática “Mapa de Risco” descreva:
1) Classifique os de risco existentes.
2) Indique as cores utilizadas para cada risco.
3) Apresente o tamanho do círculo de acordo com a gravidade.
4) Dentre os riscos existentes, apresente como o risco biológico pode ser visto em centro cirúrgico: (1) cor do risco, (2) gravida/ tamanho do círculo (3) justifique o porquê.