Caro(a) estudante, Nesta atividade, você é convidado(a) a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Com o auxílio dos professores e demais estudantes, o(a) aluno(a) deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se, dessa forma, espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e, principalmente, para o raciocínio criativo. Dessa forma, o(a) aluno(a) se transforma em um(a) aliado(a) na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem.
Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:
Francisco trabalha numa pequena empresa de contabilidade que possui dois setores: administrativo e financeiro. A rede A representa o administrativo e a rede B representa o financeiro. Ele utilizou o software Packet Tracer para montar a seguinte arquitetura de rede para os computadores da empresa:
Fonte: O Autor.
Com base nas informações acima, e do conteúdo estudado na disciplina, responda as questões abaixo:
- a) Qual topologia melhor representa as redes acima?
- b) Qual poderia ser o endereço IP de cada máquina da rede A usando a classe C?
- c) Por que é necessário um roteador interligando a rede A e a rede B? Qual a função dele?
- d) Caso queira fornecer o endereço IP de forma automática, qual protocolo poderia ser usado? e) Há duas estações do setor administrativo que não podem trocar informações com o setor financeiro por motivo de segurança. Como fazer para que dois PCs da rede A não se comuniquem com a Rede B?
- f) Suponha que um PC 01 da rede A mande uma mensagem para um PC da rede B explique como seria esse fluxo usando as camadas do modelo OSI.
Como entregar a atividade: O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido no TEMPLATE para atividade MAPA disponibilizado no Studeo e pode ser entregue com a extensão (.doc), (.docx) ou (.pdf) e anexado no ambiente da Atividade (no STUDEO).