Diante do avanço dos testes de identificação de microrganismos e determinação do perfil de sensibilidade, a maioria dos erros que acontecem em análises laboratoriais são causados nas etapas pré-analíticas. Nelas são tomadas decisões e ações por diferentes profissionais da saúde, que podem afetar completamente a análise da amostra e seu resultado.
Fonte: SIMONI, S. E. Microbiologia clínica. Indaial: Arqué, 2023.
Estudos apontam que cerca de 70% dos problemas que afetam diretamente o andamento da análise ocorrem na fase pré-analítica. Para garantir que os materiais e amostras tenham a qualidade adequada, é imprescindível implementar metodologias mais rigorosas para redução desses erros, já que a maioria deles acontece por falta de padronização nos processos.
Fonte: https://controllab.com/ensino/qualifique/fase-pre-analitica-qualidade-desde-a-primeira-hora. Acesso em: 4 jun. 2024.
Assim, como futuro analista clínico e microbiologista, RESPONDA:
1) CITE ao menos duas ações ou cuidados que devem ser tomados a fim de evitar erros analíticos em cada uma das etapas pré-analíticas: solicitação, coleta e transporte/semeadura da amostra.
2) Em algumas situações, pode ser necessária a recusa imediata da amostra pela obtenção de materiais capazes de gerar resultados questionáveis. CITE cinco exemplos de critérios de rejeição de amostra.