MAPA - NUT - FISIOLOGIA HUMANA - 53_2024
Sistema muscular: classificação, funções e tipos de músculos
O sistema muscular corresponde ao conjunto de músculos presentes no corpo que permitem a realização dos movimentos, bem como garante a postura, estabilização e sustentação do corpo. Os músculos são formados por um conjunto de fibras musculares, as miofibrilas, que são organizadas em feixes e envolvidas por um tecido.
De acordo com a característica de contração, os músculos podem ser classificados em voluntários e involuntários, enquanto que de acordo com a sua função, podem ser classificados como agonistas, sinergistas ou antagonistas.
Os músculos são capazes de realizar o movimento de contração e relaxamento e é isso que favorece a realização dos movimentos do dia a dia, como andar, correr, pular, sentar, além de outros que são essenciais para o funcionamento correto do corpo, como circular o sangue, respirar e realizar a digestão.
Funções do sistema muscular
O sistema muscular é fundamental para que o corpo funcione corretamente, isso porque esse sistema promove a estabilidade e a sustentação do corpo e atua permitindo a movimentação, o que é essencial para a respiração, funcionamento dos processos digestivos e circulação sanguínea. Além disso, por atuar promovendo a circulação sanguínea, o sistema muscular também promove a regulação da temperatura do corpo.
Classificação dos músculos
Os músculos podem ser classificados didaticamente conforme a sua estrutura, a sua função e as suas características de contração. Conforme as suas características de contração, os músculos podem ser:
Voluntários, quando a sua contração é coordenada pelo sistema nervoso, influenciado pelo desejo da pessoa;
Involuntários, em que a contração e o relaxamento do músculo não depende da vontade da pessoa, acontecendo de forma regular, como no músculo cardíaco e do músculo presente no intestino que permite os movimentos peristálticos, por exemplo.
Conforme a sua função, podem ser classificados em:
Agonistas, que contraem com o objetivo de gerar o movimento;
Sinergistas, que contraem na mesma direção dos agonistas, ajudando a produzir o movimento;
Antagonistas, que se opõem ao movimento desejado, ou seja, enquanto os músculos agonistas estão gerando o movimento de contração, os antagonistas promovem o relaxamento e alongamento gradual do músculo, permitindo que o movimento aconteça de forma coordenada.
Além disso, conforme as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso visando permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
Tipos de músculos
Segundo a estrutura, o tecido muscular pode ser classificado em três tipos diferentes:
Músculo cardíaco: O músculo cardíaco, também chamado de miocárdio, é o músculo que recobre o coração e permite os movimentos desse órgão, favorecendo o transporte de sangue e oxigênio para outros órgãos e tecidos do corpo, mantendo o bom funcionamento do corpo. Esse músculo é classificado como involuntário, pois a sua função é desempenhada independente do desejo da pessoa. Além disso, apresenta estriações, podendo também ser chamado de estriado cardíaco, e é constituído por células alongadas e ramificadas que contraem de forma vigorosa e rítmica.
Músculo liso: Esse tipo de músculo possui contração involuntária e lenta e pode ser encontrado na parede de órgãos ocos como o sistema digestório, bexiga e artéria, por exemplo. Diferentemente do músculo cardíaco, esse músculo não apresenta estrias e, por isso, recebe a denominação de liso.
Músculo esquelético: O músculo esquelético é também um tipo de músculo estriado, no entanto, diferentemente dos outros tipos de músculos, ele possui contração voluntária, ou seja, para que exista movimentação é preciso que a pessoa dê esse sinal para que exista a contração do músculo. Esse tipo de músculo está fixado aos ossos por meio dos tendões, permitindo que exista a movimentação dos músculos do braço, pernas e mãos, por exemplo.
Referência:
DUTTON, Mark. Fisioterapia ortopédica: exame, avaliação e intervenção. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 17; 31-36.
As fibras musculares: As fibras musculares apresentam certas peculiaridades de acordo com seu tipo de estímulo. Essas fibras podem ser do tipo branca (rápidas/ de força) ou fibras do tipo vermelha (lentas/ de resistência). Um maratonista estimula em maior quantidade suas fibras vermelhas, que são oxidativas e realizam respiração celular para produção de energia. Já um velocista, precisa de força para arrancar à frente de seus oponentes e chegar mais rápido ao seu destino, portanto, estimula em grande quantidade as fibras brancas, que apresentam menor resistência à fadiga, força e produzem energia em grande quantidade por meio de fermentação lática.
Fonte: o professor.
Mais detalhes sobre essas duas fibras musculares estão disponíveis no quadro abaixo. Note, que as fibras rápidas ainda podem ser classificadas em Tipo IIx e Tipo IIa, de acordo com suas características.
Tabela comparativa de tipos de fibras musculares. Fonte: Powers e Howley (2014, p. 179).
Para mais informações sobre o sistema muscular, realize o estudo da unidade 3 de seu livro de fisiologia humana.
Com base nas informações acima, responda:
1) Imagine você, trabalhando o dia todo em um hospital, em que andou muito durante sua jornada de trabalho de quarto em quarto de pacientes e ainda, ao final do dia, foi para casa andando. Nesse dia você realizou muita atividade aeróbica, ou seja, de resistência. Baseado em seus conhecimentos sobre o sistema muscular responda:
a) Cite qual o tipo de músculo você estimulou em grande quantidade nesse dia?
b) Explique qual o tipo de fibra foi estimulada em maior quantidade? Justifique sua resposta.
c) Explique por que a fibra muscular que você estimulou em grande quantidade durante o dia possui grandes quantidades de mitocôndria.
2) Após chegar em casa, você ainda vai à academia para fazer musculação, com objetivo de aumentar a massa magra e força, que poderá lhe ajudar em seu trabalho, caso aconteça alguma emergência e necessite manipular um paciente de alguma forma. Dessa forma responda:
a) Cite qual o tipo de músculo que você estimulará em grande quantidade durante os exercícios na academia?
b) Explique qual o tipo de fibra será estimulada em maior quantidade? Justifique sua resposta.
c) Explique por que a fibra estimulada durante a musculação apresenta pouca mitocôndria.
3) A atividade física realizada por você na academia foi solicitada pelo médico para melhorar sua condição de resistência, sua saúde e auxiliar no desempenho de sua jornada de trabalho. Além disso, foi solicitado que você fizesse o acompanhamento de sua frequência cardíaca em repouso e após a atividade. Para isso, fique em repouso por aproximadamente 30 minutos e em seguida verifique sua frequência cardíaca contando os batimentos cardíacos posicionando os dedos indicador e médio na região do pulso por 15 segundos. Após isso, multiplique o valor encontrado por 4, dessa forma, você terá a quantidade de batimentos cardíacos por minuto (bpm). Agora, você deverá realizar uma atividade física de 5 minutos de corrida leve, ou, 3 sessões de 15 polichinelos e analisar a frequência cardíaca logo na sequência, da mesma forma que anteriormente. Agora responda:
a) Cite qual o tipo de músculo está atuando na frequência cardíaca?
b) Descreva qual a sua frequência cardíaca em repouso e após atividade física?
c) Após anotar sua frequência foi possível verificar que durante a atividade física ela aumenta. Explique qual o motivo disso acontecer?
: para auxiliar nessa resposta, leia o artigo e as reportagens apresentadas nos links abaixo.
Artigo: Comportamento da Frequência Cardíaca e da Sua Variabilidade Durante as Diferentes Fases do Exercício Físico Progressivo Máximo
Link: https://www.scielo.br/j/abc/a/TTP7g4QMNfcFstMPKwnc5yg/?lang=pt&format=pdf
Reportagem 1: Coração acelerado durante o exercício: até que ponto é normal?
Link: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/coracao-acelerado-durante-o-exercicio-ate-que-ponto-e-normal,90ae2b81aaba4242df085699e1cbb7742zw09xi1.html
Reportagem 2: Por que o coração acelera durante atividades físicas?
Link: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2020/08/19/por-que-o-coracao-acelera-durante-a-atividade-fisica.ghtml