Sabe-se que as Metodologias Ativas são muito importantes para a Educação do século XXI, tendo em vista a necessidade de criarmos cidadãos protagonistas capazes de solucionarem problemas que, dependendo da área do conhecimento, tornam-se cada vez mais complexos. É nosso papel, enquanto educadores, fazer as conexões entre conteúdos e conhecimentos a partir dessas Metodologias Ativas, atendendo, assim, ao desenvolvimento de habilidades e competências solicitadas pela Base Nacional Comum Curricular.
É com o objetivo de entrar em contato com as Metodologias Ativas que este MAPA foi elaborado. A disciplina de História Medieval cria um momento propício para o desenvolvimento dessas novas habilidades.
Assim, chegou a hora de partirmos para a ação. A seguir, disponibilizo as instruções para a realização da atividade MAPA.
- Escolha um dos artigos a seguir para basear a sua atividade e o estude:
Link 1: https://rh.unis.edu.br/wp-content/upl.... Acesso em: 29 mar. 2023.
Link 2: https://periodicos.ufrn.br/educacaoem.... Acesso em: 29 mar. 2023.
- Leia o tópico 2.3 "Metodologias Ativas e a Promoção do Protagonismo Juvenil", nas páginas 10 e 11 do artigo "As Metodologias Ativas como Potencializadoras do Processo de Aprendizagem e da Promoção do Protagonismo Juvenil", disponível no link: https://repositorio.ufrn.br/bitstream....
- Estude a Unidade 2 do seu livro didático, cujo título é "Aspectos da Formação e da Consolidação da Igreja Cristã Medieval".
- A partir do conhecimento adquirido sobre Metodologias Ativas e do conteúdo de História Medieval presente no livro e nas aulas conceituais, você refletirá e criará um texto resolvendo o seguinte problema: você é um(a) professor(a) de História do 6º ano do Ensino Fundamental II e está responsável por desenvolver em seus alunos a seguinte habilidade da BNCC: (EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
Quais Metodologias Ativas você utilizaria para ensinar essa habilidade? Como você faria isso? Como você as utilizaria? Como você ensinaria essa habilidade ao mesmo tempo em que desenvolve o protagonismo em seus estudantes? Por fim, mas não menos importante, como você avaliaria os alunos para saber se eles realmente desenvolveram essa habilidade?