Leia o trecho a seguir:
Na indústria, a água é utilizada em muitos processos como matéria-prima, solvente de processos, meio de transporte, agente de limpeza, fonte de vapor, etc., e geralmente parte dessa água é devolvida para a natureza suja e com dejetos, sem condições de uso e, quando chega aos rios, está com alto poder contaminante, ocasionando a sua poluição. As características dos despejos industriais variam essencialmente pelo tipo da indústria e pelo tipo de processo industrial utilizado. Portanto, os principais parâmetros devem ser investigados para a caracterização dos despejos, considerando que cada indústria possui um tipo de matéria-prima, o que gera despejos diferentes.
Para definir a qualidade dos efluentes gerados, devem ser obtidas informações passíveis de mensuração com o intuito de se definir os parâmetros físicos, químicos e biológicos.
Adaptado de SPERLING, Marcos Von. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 3.ed. [Belo Horizonte]: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – UFMG, 2005. v.1.
Para caracterizar efluentes e para pensar em processos de tratamento, é preferível a utilização de parâmetros indiretos que traduzam o caráter ou o potencial poluidor do despejo em questão. Os referidos parâmetros definem a qualidade do efluente, podendo ser divididos em três grandes categorias: parâmetros físicos, químicos e biológicos. Diante desse contexto, nossa atividade consiste em:
- a) Diferencie os parâmetros físico-químicos e biológicos de efluentes, citando pelo menos um exemplo de cada parâmetro;
b) Justifique sua resposta explicando o porquê de se conhecer as características variadas em efluentes industriais.