• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

O ITIL é um conjunto de boas práticas que abrange o ciclo de vida dos serviços de TI, desde a estratégia até a operação e melhoria contínua. O ITIL define processos, funções, papéis e responsabilidades que visam garantir a qualidade, a eficiência e a eficácia dos serviços prestados, bem como alinhá-los às expectativas e objetivos dos clientes e do negócio. O COBIT é um framework de governança e gestão de TI que estabelece objetivos de controle baseados em requisitos de negócio, riscos e conformidade. O COBIT auxilia as organizações a avaliar, monitorar e melhorar o desempenho, a segurança e a maturidade dos seus processos de TI, utilizando indicadores e métricas.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

O ITIL é um conjunto de boas práticas que abrange o ciclo de vida dos serviços de TI, desde a estratégia até a operação e melhoria contínua. O ITIL define processos, funções, papéis e responsabilidades que visam garantir a qualidade, a eficiência e a eficácia dos serviços prestados, bem como alinhá-los às expectativas e objetivos dos clientes e do negócio.

O COBIT é um framework de governança e gestão de TI que estabelece objetivos de controle baseados em requisitos de negócio, riscos e conformidade. O COBIT auxilia as organizações a avaliar, monitorar e melhorar o desempenho, a segurança e a maturidade dos seus processos de TI, utilizando indicadores e métricas.

 

A relação entre o ITIL e o COBIT pode ser entendida como complementar, pois ambos os frameworks contribuem para a otimização dos processos na gestão de serviços de TI. Enquanto o ITIL oferece as orientações para a execução dos processos, o COBIT fornece os critérios para a avaliação e a melhoria deles. Assim, a integração entre o ITIL e o COBIT pode proporcionar benefícios como:

 

- Maior alinhamento entre os serviços de TI e as necessidades do negócio.

- Maior controle sobre os riscos e a qualidade dos serviços de TI.

- Maior transparência e confiabilidade nas informações e nas decisões de TI.

- Maior satisfação dos clientes e dos usuários dos serviços de TI.

- Maior valor agregado e retorno sobre o investimento em TI.

 

Como profissional de atendimento ao usuário de uma grande empresa, você pode aplicar os conhecimentos e as práticas do ITIL e do COBIT para otimizar os processos do seu time e dos times envolvidos na realização das solicitações dos usuários.

 

Nesta atividade MAPA você realizará em duas etapas: a primeira etapa é o mapeamento de um cenário atual, ou seja, você representará um processo que está sendo executado pelo seu time de TI; na segunda etapa, você irá utilizar os conhecimentos adquiridos em ITIL e COBIT para avaliar o cenário atual e propor uma melhoria, ou seja, irá identificar os pontos de melhoria e propor um processo otimizado para o serviço.

 

ETAPA 1:

- Identificar o cenário atual e desenhar um fluxograma representando o processo como é executado hoje.

 

ETAPA 2:

- Utilizar o processo de gerenciamento de problemas do ITIL para identificar e eliminar as causas raízes dos incidentes recorrentes ou graves, evitando que eles vol tem a ocorrer ou reduzindo os seus efeitos.

- Utilizar o processo de gerenciamento de mudanças do ITIL para controlar as alterações nos serviços de TI, garantindo que elas sejam autorizadas, testadas, implantadas e documentadas de forma adequada.

- Utilizar o processo de gerenciamento de nível de serviço do ITIL para definir, negociar, monitorar e revisar os acordos de nível de serviço (SLAs) com os clientes e os fornecedores internos e externos de serviços de TI.

- Utilizar o objetivo de controle DSS02 do COBIT para gerenciar as solicitações e os incidentes dos usuários, estabelecendo um ponto único de contato, um sistema de registro e acompanhamento, e um catálogo de serviços de TI.

- Utilizar o objetivo de controle DSS03 do COBIT para gerenciar o desempenho e a capacidade dos serviços de TI, medindo e analisando os indicadores de disponibilidade, tempo de resposta, utilização de recursos e demanda dos usuários.

- Utilizar o objetivo de controle MEA01 do COBIT para monitorar, avaliar e reportar o desempenho dos processos de TI, utilizando modelos de maturidade, auditorias internas e externas, e relatórios gerenciais.

 

Dessa forma, você pode contribuir para a otimização dos processos na gestão de serviços de TI, aumentando a qualidade, a eficiência e a eficácia do seu trabalho e dos demais times envolvidos no atendimento ao usuário. Além disso, você pode demonstrar o valor e o impacto dos serviços de TI para o negócio, aumentando a credibilidade e a confiança da sua área perante os clientes e os gestores.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA - GH - ÉTICA PROFISSIONAL EM GESTÃO HOSPITALAR - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

MAPA - GH - ÉTICA PROFISSIONAL EM GESTÃO HOSPITALAR - 53_2024   Olá, estudantes de Gestão Hospitalar! A presente atividade Mapa, da disciplina de Ética Profissional em Gestão Hospitalar, auxiliará o estudante a compor a sua trajetória acadêmica e proporcionará as habilidades da compreensão dos valores e princípios éticos nas mais diversas situações que a […]

O IPO é uma forma de os acionistas existentes da empresa obterem liquidez para as suas ações, ou seja, transformar as suas participações em dinheiro. Com o IPO, os acionistas podem vender parte ou totalidade das suas ações no mercado secundário, aproveitando a valorização e a demanda geradas pela oferta.
03/05/2024
Integrare Academy

O IPO é uma forma de os acionistas existentes da empresa obterem liquidez para as suas ações, ou seja, transformar as suas participações em dinheiro. Com o IPO, os acionistas podem vender parte ou totalidade das suas ações no mercado secundário, aproveitando a valorização e a demanda geradas pela oferta.   O IPO também pode […]

c) Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta Material da disciplina.
05/06/2024
Integrare Academy

c) Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta Material da disciplina. d) A atividade deve ser apresentada no formulário padrão que está disponível na pasta Material da Disciplina. e) A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas […]

AE3 - BEDU - MUSCULAÇÃO E EXERCÍCIOS RESISTIDOS - 51/2024
09/03/2024
Integrare Academy

QUESTÃO 1 A partir do ano de 2002, a prática de atividades físicas para gestantes saudáveis passou a ser reconhecida como uma atividade segura, promovendo inúmeros benefícios como por exemplo, a redução de sintomas incômodos e a prevenção da diabetes gestacional (DG). Entretanto, a prescrição de treinamento para esse grupo deve ser muito bem elaborada, seguindo recomendações específicas para que se consiga […]

A figura exposta ilustra as diversas possibilidades de interesses individuais. Para isso, tratamos ao longo do nosso material didático e das aulas sobre as seis áreas de interesses que pode o indivíduo optar por vivenciar
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GERON - IMERSÃO PROFISSIONAL: RECREAÇÃO E LAZER - 53_2024   Observe a figura a seguir:   A figura exposta ilustra as diversas possibilidades de interesses individuais. Para isso, tratamos ao longo do nosso material didático e das aulas sobre as seis áreas de interesses que pode o indivíduo optar por vivenciar no […]

Por que é importante implementar essa modalidade no clube?  (Lembre-se de citar e referenciar o livro nas normas da ABNT!). Qual será seu público alvo? Por que os escolheu?
15/07/2024
Integrare Academy

  3 JUSTIFICATIVA   Por que é importante implementar essa modalidade no clube?  (Lembre-se de citar e referenciar o livro nas normas da ABNT!). Qual será seu público alvo? Por que os escolheu? Deve ser digitado em fonte Arial, tamanho 12, fonte na cor “preto”, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha, espaçamento […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp