• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Para começar, vejamos a percepção de José Eduardo Vendramin (2003, p. 45) sobre a escrita dramática: A criação de um texto teatral implica – entre muitos outros assuntos – dois grandes procedimentos: imaginação e organização. O primeiro deles, pouco dominável (porém passível de desenvolvimento), confunde-se muitas vezes com o próprio ‘fazer artístico’, com o próprio ‘ser artista’. O segundo, mais obediente à vontade, é o conjunto de atitudes que filtra, seleciona e estrutura o material fornecido pela imaginação. Sem imaginação, o autor não tem material para trabalhar. Sem organização, por mais rico que seja, o material não se transformará em peça de teatro.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

VENDRAMINI, José Eduardo. Sobre criação dramat

Para começar, vejamos a percepção de José Eduardo Vendramin (2003, p. 45) sobre a escrita dramática:

 

A criação de um texto teatral implica – entre muitos outros assuntos – dois grandes procedimentos: imaginação e organização. O primeiro deles, pouco dominável (porém passível de desenvolvimento), confunde-se muitas vezes com o próprio ‘fazer artístico’, com o próprio ‘ser artista’. O segundo, mais obediente à vontade, é o conjunto de atitudes que filtra, seleciona e estrutura o material fornecido pela imaginação. Sem imaginação, o autor não tem material para trabalhar. Sem organização, por mais rico que seja, o material não se transformará em peça de teatro.úrgica e encenação. Sala Preta, v. 3, p. 45-51, 2003. 

 

Diante disso, o desafio da atividade MAPA da disciplina de Dramaturgia Teatral é, justamente, propiciar a pesquisa e a experimentação dramatúrgica considerando sua atuação tanto como professor(a) quanto como artista de teatro

 

Sendo assim, a atividade será dividida em duas etapas: 

1.Prática de criação artística 

2.Desenvolvimento de uma proposta de ensino

Ambas as etapas serão baseadas no argumento de Vendramini, considerando sobretudo os procedimentos de imaginação e organização. Entenda cada etapa da atividade a seguir: 

 

  1. Prática de criação artística

 

Esta proposta de escrita dramática se baseia em um processo desenvolvido pela Adélia Aparecida da Silva Carvalho durante o seu doutorado. A mesma toma o exercício de escrita de cartas como estímulo criativo para a escrita dramática. 

 

DA SILVA CARVALHO, Adélia Aparecida. Casas dramatúrgicas: material criativo para ensino de dramaturgia. 2021. 

 

COMO FAZER?

 

Primeiramente, na fase criativa – da imaginação – você deve escrever uma Carta de uma personagem da sua infância

“Orientações: Escolha alguma personagem (real ou fictícia) que povoe suas lembranças de infância e que você gostaria que te contasse, ou respondesse algo, e escreva uma carta dela para você. Para preparar seu texto pense/imagine: - Quem é essa personagem? - Quais as características dela? - Como essa personagem se expressaria em uma carta? Como ela escreveria? - Sobre o que você gostaria que ela te escrevesse? O que ela teria a te responder ou contar? - Como, ao te escrever, ela deixa entrever características dela e da relação entre vocês?” (Da Silva Carvalho, 2021, p. 70) 

 

Em seguida – na fase da organização – você deve usar os elementos que apareceram na carta que você elaborou e estrutura-los no formato de um texto dramático: para esta escrita, vamos tomar como referência o formato tradicional de texto dramático, contendo diálogos, cenas e rubricas.

 

ORIENTAÇÕES PARA ESCRITA DO TEXTO DRAMÁTICO: 

 

  1. a) Comece identificando qual ou quais são os personagens que aparecem na sua carta. Destaque-os
  2. b) Faça o mesmo com os lugares mencionados. Exemplo: o quarto, o parque, a rua vazia. 3) Organize os acontecimentos em uma linha narrativa, contendo início, meio e fim. Não é necessário seguir uma linha de 03/06/2024, 12:42 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 2/4 tempo linear. Pode ser que a sua história comece a ser contada no futuro e termine no passado, e tudo bem. Apenas destaque esse percurso na sua linha narrativa. 
  3. c) Divida as cenas de acordo com a quebra de acontecimentos ou a mudança abrupta de lugares, sempre se baseando nos acontecimentos que aparecem na sua carta. Exemplo: Cena 01- a menina brinca de boneca no seu quarto/ Cena 02- a menina, já crescida, volta para o seu quarto de infância/ Cena 03- a menina faz a refeição na sala de jantar na companhia de sua mãe. 
  4. d) Desenvolva os diálogos de cada cena informando o nome da personagem antes de cada fala. Caso haja apenas um personagem, você terá um monologo. Isso também está permitido. 
  5. e) Use rubricas para descrever os lugares e as intenções das falas. Rubricas são textos breves que descrevem os ambientes, situações ou emoções presentes na cena. Exemplo: 

 

“Cena 01

 

Um quarto vazio, pequeno, com marcas de giz e canetinhas pelas paredes. Três caixas posicionadas ao canto, lacradas com fita, onde se lê “para doação”. As janelas estão abertas e o vendo frio do entardecer toma conta desse espaço vazio. Marta se aproxima do quarto, olha com tristeza para as caixas, vai até a janela e fecha. Ainda com as mãos na janela e com a voz trêmula diz: 

 

MARTA: se eu tivesse a chance, faria tudo diferente.” 

 

Ao final desse exercício, você deverá ter produzido um texto dramático, com no mínimo 1 e no máximo 3 laudas do Word, considerando fonte Arial 12 e espaçamento 1,5. Não se esqueça de escolher um título para o seu texto. 

 

Em seguida, você realizará a segunda etapa da atividade MAPA:

 

  1. Desenvolvimento de uma proposta de ensino

 

A partir do exercício de escrita dramática que você realizou acima, você irá elaborar uma proposta de ensino de escrita dramática a ser realizada com estudantes do ensino fundamental ou médio no ambiente escolar. 

 

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO:

  1. a) Estipular o período escolar e o tempo de aula destinado a essa atividade. Exemplo: Alunos do 9º ano - Ensino Fundamental II. A atividade será realizada em duas aulas de 45 minutos cada. b) Organizar a sua atividade de ensino considerando uma etapa de imaginação e uma et
  2. c) Elaborar um plano de aula contendo o objetivo de aprendizagem, a descrição do desenvolvimento das atividades, os recursos utilizados para a aula, e as referências que você utilizou no planejamento da aula. 

 

O QUE PRECISA SER ENTREGUE? 

 

Pronto! Para entregar a atividade MAPA você deve utilizar o Formulário Padrão MAPA inserindo suas produções nos locais identificados conforme a organização pré-estabelecida no próprio formulário.

 

-A carta que você produziu na etapa 

1 -O texto dramático resultante da etapa 

1 -O plano de aula da etapa 

2 -As referências utilizadas na etapa 2 

(Obs.: Caso você opte por utilizar imagens, áudios ou vídeos no seu plano de aula, anexe todos eles no arquivo final. No caso de áudios e vídeos, opte por links abertos do youtube ou drive). 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

vi. A taxa de ociosidade do sistema (percentual).
12/06/2025
Integrare Academy

vi. A taxa de ociosidade do sistema (percentual).

b) Os modos de criar, fazer e viver: a culinária, o artesanato, as telhas coloniais modeladas pelas escravas nas próprias coxas etc.
07/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - HIST - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS - 54_2024   Sobre os patrimônios, considere os materiais a seguir:   Texto 1: O que é patrimônio? São todos os bens, materiais e imateriais, naturais ou construídos, que uma pessoa ou um povo possui ou consegue acumular. O que é patrimônio cultural? É o conjunto […]

Oportunidades (Opportunities): mapeie as oportunidades que a organização pode aproveitar para fortalecer o programa de Compliance. Essas podem incluir mudanças regulatórias favoráveis, novas tecnologias, parcerias estratégicas etc.
18/07/2024
Integrare Academy

  Oportunidades (Opportunities): mapeie as oportunidades que a organização pode aproveitar para fortalecer o programa de Compliance. Essas podem incluir mudanças regulatórias favoráveis, novas tecnologias, parcerias estratégicas etc. Ameaças (Threats): identifique as ameaças externas que podem comprometer a eficácia do programa de Compliance. Exemplos incluem mudanças na legislação, pressões do mercado, concorrência, dentre outros.   […]

A) Apresentar o objetivo/foco abordado na pesquisa escolhida.
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - LOG - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 53_2024   A pesquisa de mercado/marketing é uma prática contínua e essencial para entender o ambiente em que as empresas operam, bem como as preferências e necessidades dos consumidores. É importante ressaltar que a pesquisa de mercado evolui constantemente, à medida que novas tecnologias e técnicas […]

A relação entre o volume de necrochorume produzido e o peso do corpo é igual a 0,60 litros por quilograma, ou seja, um cadáver médio, adulto, de cerca de 70 a 80 kg, produz de 27 a 30 litros de necrochorume.
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - PORTFÓLIO - GAMB -IMERSÃO PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL - 53_2024   Olá, estudante!   Seja bem-vindo à atividade MAPA da disciplina Imersão profissional: diagnóstico e monitoramento ambiental.   A atividade tem como tema “DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL EM UM CEMITÉRIO” e está dividida em 3 (três) etapas. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre […]

Considere o caso hipotético que a autoridade policial está investigando uma organização criminosa e tem suspeitas que em determinado endereço o Tício de Paula, residente da rua Brasil, 255, no centro da cidade de Curitiba/PR, esteja produzindo drogas que são distribuídas para diversas biqueiras da cidade. A autoridade policial optou por solicitar mandado de busca domiciliar para o endereço citado. No entanto, demorou 2 meses para o judiciário deferir e expedir o mandado de busca. Nessa situação a equipe antes de cumprir verificou que Tício de Paula não está mais residindo naquele endereço e sim em outra casa localizada no bairro vizinho. Isso foi confirmado por uma vigilância feita no local e outros meios de prova.
02/05/2024
Integrare Academy

Considere o caso hipotético que a autoridade policial está investigando uma organização criminosa e tem suspeitas que em determinado endereço o Tício de Paula, residente da rua Brasil, 255, no centro da cidade de Curitiba/PR, esteja produzindo drogas que são distribuídas para diversas biqueiras da cidade. A autoridade policial optou por solicitar mandado de busca […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp