• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A alfabetização é um dos marcos mais significativos no desenvolvimento de uma criança, representando o início de sua jornada para explorar o vasto mundo do conhecimento. É o processo pelo qual as pessoas aprendem a ler, escrever e compreender a linguagem escrita, habilidades fundamentais para a participação plena na sociedade. A psicopedagogia desempenha um papel fundamental no processo de alfabetização, oferecendo suporte especializado e personalizado para aqueles que enfrentam dificuldades em adquirir as habilidades de leitura e escrita. Ao compreender as complexidades do desenvolvimento cognitivo e as diferentes formas de aprendizagem, os psicopedagogos são capazes de identificar as causas subjacentes das dificuldades de alfabetização e desenvolver estratégias eficazes para superá-las. Como parte de nossa formação em intervenção psicopedagógica, é essencial explorar estratégias lúdicas e criativas para apoiar o desenvolvimento de habilidades acadêmicas em crianças com dificuldades de aprendizagem.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

A alfabetização é um dos marcos mais significativos no desenvolvimento de uma criança, representando o início de sua jornada para explorar o vasto mundo do conhecimento. É o processo pelo qual as pessoas aprendem a ler, escrever e compreender a linguagem escrita, habilidades fundamentais para a participação plena na sociedade. A psicopedagogia desempenha um papel fundamental no processo de alfabetização, oferecendo suporte especializado e personalizado para aqueles que enfrentam dificuldades em adquirir as habilidades de leitura e escrita. Ao compreender as complexidades do desenvolvimento cognitivo e as diferentes formas de aprendizagem, os psicopedagogos são capazes de identificar as causas subjacentes das dificuldades de alfabetização e desenvolver estratégias eficazes para superá-las. Como parte de nossa formação em intervenção psicopedagógica, é essencial explorar estratégias lúdicas e criativas para apoiar o desenvolvimento de habilidades acadêmicas em crianças com dificuldades de aprendizagem.

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.

 

Diante do exposto, pense na seguinte situação hipotética:

Imagine que você é um psicopedagogo e tem seu próprio espaço clínico. Recentemente, você recebeu um novo sujeito-aprendiz chamado Lucas, que tem 10 anos de idade. Apesar de seu interesse em aprender, Lucas ainda não conseguiu dominar as habilidades de leitura e escrita. Ele se sente desmotivado e frustrado por não acompanhar seus colegas de classe. Você, após avaliar e conhecer Lucas, estabelece que a melhor estratégia inicial será trabalhar com jogos e atividades lúdicas para ajudá-lo a superar suas dificuldades e se envolver de forma positiva com o aprendizado. Nesta atividade, vamos nos concentrar no planejamento de uma intervenção para ajudar um aluno de 10 anos de idade que ainda não está alfabetizado, utilizando jogos e atividades lúdicas como ferramentas educacionais.

 

Diante dessa situação hipotética, solicitamos que você elabore um texto fundamentado (de no mínimo 15 e no máximo 40 linhas) com os seguintes itens:

 

1°) Faça uma breve apresentação de Lucas e estabeleça um objetivo para você executar na intervenção.

2° Pesquise e selecione três jogos e/ou atividades lúdicas que sejam adequados para o nível de Lucas e que possam apoiar o seu objetivo de intervenção psicopedagógica.

3°) Escolha um dos jogos e/ou atividade lúdica que você apresentou. Apresente as características principais do jogo.

4°) Justifique teoricamente porque você escolheu este jogo e/ou atividade lúdica e como ele vai te auxiliar fundamentando a resposta com pelo menos uma citação direta ou indireta. Por fim, apresente a referência ao final do texto.

 

Atenção:

Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e em seguida faça o envio. Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.

Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.

Acesse a Sala do Café, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade.

Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum tira-dúvidas do Mapa.

 

Bons estudos!

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

RELAÇÃO DE EMPREGO: DIREITOS E DEVERES DO EMPREGADO DIANTE DAS NORMAS DA CLT. PROBLEMATIZAÇÃO: A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um conjunto de normas que regula as relações de trabalho no Brasil, tendo sido criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, durante o governo do então presidente Getúlio Vargas. A CLT teve como objetivo principal unificar e consolidar a legislação trabalhista do país, estabelecendo os direitos e deveres tanto dos empregados quanto dos empregadores, abordando uma ampla gama de temas relacionados ao trabalho, como jornada de trabalho, férias, salário mínimo, FGTS, direitos sindicais, segurança do trabalho, entre outros. A CLT é uma das principais referências legais no Brasil quando se trata de direito do trabalho, e suas disposições são aplicáveis a todas as relações de trabalho regidas pela legislação brasileira.
19/07/2024
Integrare Academy

    RELAÇÃO DE EMPREGO: DIREITOS E DEVERES DO EMPREGADO DIANTE DAS NORMAS DA CLT.   PROBLEMATIZAÇÃO: A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um conjunto de normas que regula as relações de trabalho no Brasil, tendo sido criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, durante o governo do então […]

51/2024 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA - MAPA
21/02/2024
Integrare Academy

MAPA - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA - 51/2024 A história do chocolate remonta ao descobrimento da América, quando Cristóvão Colombo apresentou sementes de cacau à corte espanhola. No Brasil, as sementes de cacau chegaram em 1746, impulsionando as lavouras cacaueiras na Bahia. A região ficou conhecida pelos "coronéis do cacau". Durante boa parte do século XIX, […]

Desse modo, proponho que sistematize em, no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, qual o objetivo da Psicologia da Educação e a sua importância na práxis do profissional da educação.
03/05/2024
Integrare Academy

Desse modo, proponho que sistematize em, no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, qual o objetivo da Psicologia da Educação e a sua importância na práxis do profissional da educação.

A Solarium conseguiu fechar um grande negócio com uma rede de supermercados e, daqui a quatro
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MATEMÁTICA FINANCEIRA - 53_2024 A Solarium Energia Renovável é uma empresa que trabalha com a venda, implantação e manutenção de placas de energia solar. No entanto, a empresa passava por dificuldades financeiras e acumulou algumas dívidas com seu banco. A empresa entrou em contato com a sua gerente bancária e pediu que […]

Com base no exposto e no conhecimento adquirido nesta disciplina, reflita sobre uma prática docente que permita o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem a partir da perspectiva do ILF. Redija um texto argumentativo explicando o resultado de suas reflexões, atrelando-as uma das metodologias abordadas na Unidade 1 de seu material didático, justificando sua escolha. Seu texto deve conter de 10 a 25 linhas e pode ser redigido em língua inglesa ou em língua portuguesa.
04/06/2024
Integrare Academy

Com base no exposto e no conhecimento adquirido nesta disciplina, reflita sobre uma prática docente que permita o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem a partir da perspectiva do ILF. Redija um texto argumentativo explicando o resultado de suas reflexões, atrelando-as uma das metodologias abordadas na Unidade 1 de seu material didático, justificando sua escolha. […]

É só teu nome que é meu inimigo. Mas tu és tu mesmo, não um Montéquio. E o que é um Montéquio? Não é mão, nem pé, nem braço, nem rosto, nem qualquer outra parte de um um homem
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - LET - FILOSOFIA DA LINGUAGEM - 53_2024   Considere o fragmento a seguir: É só teu nome que é meu inimigo. Mas tu és tu mesmo, não um Montéquio. E o que é um Montéquio? Não é mão, nem pé, nem braço, nem rosto, nem qualquer outra parte de um um homem. Ah, […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp