Para atingir qualquer objetivo, você precisa saber o que quer alcançar. Sem esse direcionamento qualquer empresa vai acabar navegando sem um norte e pode chegar a um lugar que não seja estratégico. Não pense que só as grandes empresas se beneficiam de um bom planejamento: micro e pequenos negócios também podem abrir vantagem contra seus concorrentes quando planejam e executam bem suas ações. Planejamento estratégico é uma expressão que dá dor de cabeça em muitos empreendedores, mas não precisa ser assim. Ao contrário do que muitos pensam, fazer um bom planejamento exige passos simples e que podem ser feitos por qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Ter um olhar mais estratégico sobre o futuro do negócio vai ajudá-lo a crescer de forma mais estruturada e pelo caminho certo!
Fonte: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/planejamento-estrategico-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-comecar. Acesso em: 25 mar. 2024.
A figura a seguir apresenta os elementos envolvidos na elaboração de um planejamento estratégico. A figura aponta como primeiro passo na elaboração de um planejamento estratégico a missão e a visão de uma organização. É primordial conhecer com profundidade tais itens, para só então dar início ao planejamento, uma vez que será a partir deste conhecimento que se desdobrará todas as outras etapas.
Você sabe qual é a missão e a visão da empresa em que trabalha?
Fonte: ALBUQUERQUE, R. A. L. Teorias da administração. Maringá: UniCesumar, 2020. p. 28.
Para essa atividade, você deverá compreender a missão e a visão da empresa em que trabalha, ou já trabalhou, para, então, reescrevê-las de forma coerente. Caso a empresa ainda não tenha desenvolvido sua missão e visão, você deverá desenvolvê-las. Caso, no momento, você não estiver trabalhando, poderá utilizar como referência a última empresa em que atuou ou a empresa em que alguém de sua família trabalha.
Orientações para a realização dessa atividade:
_ compreenda o que significam a missão e a visão de uma organização antes de começar a atividade;
_ não é necessário identificar o nome da empresa;
_ apresente o ramo de atividade da empresa escolhida, número de funcionários e o tempo em que está no mercado;
_ quaisquer dúvidas entre em contato com seu professor mediador por meio de mensagens.
Saiba mais sobre planejamento estratégico em: https://www.youtube.com/watch?v=NuInMWsVsUw&feature=youtu.be.
Responda à atividade na seguinte ordem:
1. Ramo de atividade da empresa;
- Quantidade de funcionários e tempo de mercado.
- Explique o que é Missão e o que é Visão no contexto organizacional.
- Apresente a missão e a visão pesquisadas e reescritas ou desenvolvidas (no caso das reescritas, apresente também as originais).