• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

51/2024 - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS E INSTITUCIONAIS - MAPA

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS E INSTITUCIONAIS - 51/2024

Leia os trechos a seguir:

 

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado: “[...] um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Desatenção e desorganização envolvem incapacidade de permanecer em uma tarefa, aparência de não ouvir e perda de materiais em níveis inconsistentes com a idade ou o nível de desenvolvimento. Hiperatividade-impulsividade implicam atividade excessiva, inquietação, incapacidade de permanecer sentado, intromissão em atividades de outros e incapacidade de aguardar – sintomas que são excessivos para a idade ou o nível de desenvolvimento (Machado et al., 2014, p. 32).

Fonte: MACHADO, J.D. et al. Manual diagnóstico e estatísticos de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

 

Em relação ao processo de ensino e aprendizagem, Barkley (2002) relata no contexto escolar são observáveis algumas características que compõem critérios clínicos operacionais, dentre eles: dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e de trabalho; dificuldade para manter a atenção em tarefas ou instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais; mudar constantemente de uma atividade para outra sem terminar nenhuma; dificuldade em organizar tarefas; evitar ou relutar em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante; demonstrar suplicio na realização dos deveres de casa, somente conseguindo realizar aos poucos, interrompendo seguidamente o trabalho; fuga de brincadeiras que exijam muita concentração; perder coisas necessárias para tarefas ou atividades; ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa e apresentar esquecimentos em atividades diárias (BARKLEY, 2002, p. 7).

Fonte: BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDA/H. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2002.

Diante do exposto, levando em consideração as características específicas do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com TDAH sua tarefa nessa atividade MAPA será propor ações e estratégias que atendam à dois dos seis objetivos de intervenção psicopedagógica institucional proposta por Porto (2011), que consta na página 103 da Unidade IV do livro didático. Para isso, você deverá elaborar um texto entre 20 e 30 linhas que apresente todas as informações a seguir:

 

  1. Identifique e cite os 6 (seis) objetivos propostos por Porto (2011).
  2. Selecione dois objetivos.
  3. Para cada objetivo, proponha uma ação ou estratégia que atenda ao objetivo selecionado e justifique como a ação ou estratégia proposta potencializará o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com TDAH. Fundamente teoricamente a sua resposta com citações, seguindo as normas da ABNT.

 

ATENÇÃO:

 

* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo, realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o envio.

* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.

* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.

* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas.

* Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.

* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum momento tira-dúvidas do mapa.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Sequência didática para realização da atividade Ler as unidades 04 e 05 do material didático e assistir às aulas conceituais correspondentes. Ler o texto “PDI: saiba o que é o Plano de Desenvolvimento Individual e como fazer o seu”. Assistir aos vídeos “A linguagem corporal que todo líder precisa conhecer” e “As 14 habilidades da liderança em 2023”. Acesse o texto de apoio disponível no material da disciplina. (perguntas poderosas que te ajudarão na autoavaliação). Imprima a Roda da Liderança e pinte, preenchendo até a nota (1 a 10) que você se deu. Tire uma foto, garanta a qualidade, pois deverá colocá-la em sua atividade. Escolha quatro, dentre as competências da Roda, que você acredita que precisa alavancar e apresente um PDI para cada uma delas.  Registre como foi sua experiência ao desenvolver esta atividade e como acredita que tais ferramentas podem ser úteis no desenvolvimento dos colaboradores em uma organização. 
05/06/2024
Integrare Academy

Sequência didática para realização da atividade Ler as unidades 04 e 05 do material didático e assistir às aulas conceituais correspondentes. Ler o texto “PDI: saiba o que é o Plano de Desenvolvimento Individual e como fazer o seu”. Assistir aos vídeos “A linguagem corporal que todo líder precisa conhecer” e “As 14 habilidades da […]

Uso Responsável de Tecnologias de Vigilância: orientações sobre como utilizar tecnologias de vigilância, como câmeras de segurança e sistemas de monitoramento, de forma eficaz e ética.
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DA SEGURANÇA PRIVADA - 53_2024   M.A.P.A Material de avaliação PRÁTICA da Aprendizagem Curso Tecnologia em Gestão de Segurança Privada Disciplina/Ano Imersão Profissional - Aspectos Contemporâneos em Segurança Privada Formador Felipe Pereira de Melo Objeto de aprendizagem Vídeo explicativo Habilidades desenvolvidas Compreender as tecnologias e estratégias usadas na segurança […]

3º Você pode salvar os arquivos da cartilha produzidos pelo no powerpoint ou canva, e depois COPIAR (Ctrl + C) e COLAR (Ctrl+V) no formulário padrão.
18/07/2024
Integrare Academy

    3º Você pode salvar os arquivos da cartilha produzidos pelo no powerpoint ou canva, e depois COPIAR (Ctrl + C) e COLAR (Ctrl+V) no formulário padrão. OU Juntar o formulário padrão com o arquivo PDF do powerpoint ou CANVA com o formulário padrão por meio do aplicativo online SMALL PDF (https://smallpdf.com/pt/juntar-pdf).   4ª […]

Com base nessa citação e em seus conhecimentos sobre o tema, escreva uma dissertação abordando e explicando os seguintes questionamentos:
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2024 Em sua obra "A Interpretação das Culturas", o antropólogo Clifford Geertz explana a dificuldade de delimitar o conceito de cultura, devido a isso o autor explica que "de qualquer forma, o conceito de cultura ao qual eu me atenho não possui referentes múltiplos nem qualquer ambiguidade fora […]

Antes de irem para embalagem e expedição, 100% das peças produzidas passam por um rigoroso controle de qualidade. Isso inclui inspeções visuais, testes dimensionais, testes de resistência e análises químicas. Em média, 3% das peças não atendem aos critérios de qualidade e são rejeitadas ou retrabalhadas conforme necessário. O tempo de inspeção, realizada pelo Inspetor da Qualidade, segue uma distribuição Exponencial com média de 10 minutos.
07/05/2024
Integrare Academy

Antes de irem para embalagem e expedição, 100% das peças produzidas passam por um rigoroso controle de qualidade. Isso inclui inspeções visuais, testes dimensionais, testes de resistência e análises químicas. Em média, 3% das peças não atendem aos critérios de qualidade e são rejeitadas ou retrabalhadas conforme necessário. O tempo de inspeção, realizada pelo Inspetor […]

- Você já realizou uma visita técnica nos locais em que são armazenados os bens materiais e patrimoniais da administração pública?
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GPUB - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS - 53_2024 O objetivo dessa atividade é que você se sinta imersivo na administração dos recursos materiais e patrimoniais de um ente/órgão público. Com a atividade prática proposta ao final, o estudante, com base nos textos de apoio (reportagens) e no contido no material didático, […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp