• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

51/2024 - PED - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - MAPA

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

MAPA - PED - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51/2024

As plataformas digitais, como o Book Creator e o Canva, abrem novas possibilidades para o ensino de todas as disciplinas, permitindo uma abordagem mais interativa e envolvente. A tecnologia digital, quando integrada ao currículo, pode transformar a maneira como os conteúdos são ensinados e percebidos pelos alunos. Ela oferece uma oportunidade para que os estudantes não apenas consumam conteúdo, mas também se tornem criadores.

 

“Um dos problemas enfrentados por docentes de todo país foi a falta de preparo para lidar com o ensino remoto, síncrono ou assíncrono, palavras que até então não faziam parte do vocabulário desses profissionais. Do dia para a noite, muitos professores se viram diante de um grande desafio: o de continuar levando conhecimento através de ambientes virtuais”.

 

Fonte: https://voxlittera.com.br/formacao-do.... Acesso em: 8 dez. 2023.

 

No capítulo Plataformas Digitais e o Ensino de Literatura: Book Creator na Releitura de Clássicos, de Carla Maria do Carmo Ravaneda de Antonio e Raul Greco Júnior, a discussão se aprofunda na interseção entre tecnologia e educação, especialmente diante dos desafios impostos pela necessidade de adaptação ao ensino remoto. Essa transição repentina para o ensino virtual, como destacado pelos autores, trouxe consigo desafios significativos. Muitos educadores, acostumados ao modelo presencial de ensino, foram obrigados a se adaptarem rapidamente a um ambiente digital desconhecido.

Essa citação evidencia um ponto crítico na educação contemporânea: a necessidade de formação e adaptação dos professores às novas realidades tecnológicas. A pandemia de COVID-19 acelerou esse processo, expondo lacunas na preparação dos docentes para o uso eficaz de ferramentas digitais em suas práticas pedagógicas. A integração de plataformas como o Book Creator e o Canva no ensino é um exemplo de como a tecnologia pode não apenas auxiliar na superação desses desafios, mas também enriquecer a experiência educacional.

 

Desenvolvimento de um Projeto Educacional Utilizando Tecnologia Digital

Para a elaboração desse projeto educacional, você deve realizar as três etapas indicadas a seguir:

 

Etapa 1: produzir um texto dissertativo, contendo de 10 a 20 linhas, sobre as questões a seguir:

  1. a) Como você pode utilizar plataformas digitais, como o Canva e o Book Creator, para superar desafios do ensino remoto e promover uma aprendizagem mais interativa e envolvente?
  2. b) De que maneira a tecnologia pode ser empregada para que os alunos não apenas consumam conteúdos, mas também criem e compartilhem suas próprias interpretações?
  3. c) Considerando as limitações e possibilidades do ensino remoto, quais estratégias você adotaria para apresentar e discutir os trabalhos criados pelos alunos, promovendo um ambiente de feedback construtivo e aprendizado colaborativo?

 

Etapa 2: como futuro professor, você deve escolher um (01) conteúdo da sua disciplina de formação e produzir um e-book utilizando uma ferramenta digital (sugestão: Canva ou Book Creator), destinado aos alunos da educação básica, contendo de 8 a 12 páginas.

 

Etapa 3: você deverá realizar uma apresentação do e-book desenvolvido com um grupo de, pelo menos, três pessoas. Esse grupo pode incluir estudantes reais, funcionários do polo ou membros da sua família. Como parte desse processo, é essencial comprovar a aplicação da atividade por meio de fotografias ou prints de telas; enfim, registros que evidenciam a interação das pessoas com o seu recurso. Por fim, esse projeto deve ser entregue em uma escola ou no seu polo.

 

 

ORIENTAÇÕES

Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização:

 

- Desenvolva o seu trabalho nos Templates disponibilizados no Material da disciplina (um para entrega na escola e outro no campo do MAPA no ambiente da disciplina).

- Assista ao vídeo explicativo disponível na Sala do Café.

- Siga atentamente às orientações descritas, desenvolvendo em seu trabalho todas as etapas elencadas.

- Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, faça o uso do material de apoio.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica antes de enviá-lo, pois não será possível a alteração.

- O formato do arquivo deve ser “texto” (.doc ou .docx), sendo permitido o envio de um único arquivo.

- A produção do  e-book é obrigatória, pois é uma boa oportunidade para você se aventurar na produção de recursos pedagógicos digitais, que são essenciais para a prática pedagógica na sociedade contemporânea.

- O projeto educacional deve ser enviado para uma escola ou em seu polo, com a assinatura do termo de entrega e a aplicação de pelo menos três pessoas. Você também deve realizar o envio no ambiente na atividade MAPA em um template específico com os anexos que comprovem a entrega.

- Aproveite esse momento para usar sua criatividade, demonstrar suas habilidades e seu conhecimento e, principalmente, para treinar para a sua prática docente.

 

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Partindo de tais pressupostos, nesta atividade, você deve elaborar um texto dissertativo (em média 20 linhas) evidenciando as influências do modelo taylorista (focado no sistema de gestão do trabalho) e fordista (focado no modo de produção em massa) na área da educação. Para isso: a) Caracterize sintetizadamente o Fordismo e o Taylorismo enquanto modelos de produção.
18/07/2024
Integrare Academy

  Partindo de tais pressupostos, nesta atividade, você deve elaborar um texto dissertativo (em média 20 linhas) evidenciando as influências do modelo taylorista (focado no sistema de gestão do trabalho) e fordista (focado no modo de produção em massa) na área da educação. Para isso:   a) Caracterize sintetizadamente o Fordismo e o Taylorismo enquanto […]

51/2024 - HIST - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - MAPA
21/02/2024
Integrare Academy

MAPA - HIST - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51/2024 As plataformas digitais, como o Book Creator e o Canva, abrem novas possibilidades para o ensino de todas as disciplinas, permitindo uma abordagem mais interativa e envolvente. A tecnologia digital, quando integrada ao currículo, pode transformar a maneira como os conteúdos são ensinados e percebidos […]

ATIVIDADE 1 - PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - 53_2024
22/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - 53_2024   A teoria das componentes simétricas, desenvolvida por Charles Fortescue, é uma técnica matemática usada para analisar sistemas elétricos desequilibrados. Ela permite decompor um sistema trifásico em componentes simétricas: positiva, negativa e zero, facilitando a análise e solução de problemas de desequilíbrio em sistemas de potência. […]

2 – QUAL a geometria molecular de cada uma das substâncias? JUSTIFIQUE sua resposta.
06/06/2024
Integrare Academy

2 – QUAL a geometria molecular de cada uma das substâncias? JUSTIFIQUE sua resposta.   ​BOM TRABALHO!   ORIENTAÇÕES FINAIS   Sobre o arquivo a ser enviado:   → O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta não é considerada. Sugerimos […]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III:  PROJETO ESPORTIVO: Título do Projeto
15/07/2024
Integrare Academy

  COLOQUE AQUI A CIDADE E ESTADO ONDE VOCÊ RESIDE ANO (Lembre-se de retirar as orientações em vermelho, pois elas são apenas explicações de como seu projeto deve ser produzido). 1 INTRODUÇÃO Na Introdução você deve apresentar algumas informações iniciais, de forma resumida, ao seu leitor. Comente brevemente sobre a modalidade esportiva e cite pelo […]

Para realizar a atividade, é necessário responder aos seguintes itens sobre o lançamento. Suponha então, considerando o que foi apresentado que você tenha que realizar um lançamento de uma bola de canhão pesando 17,60kg, diâmetro de 0,18m, gravidade de 9,81m/s², rapidez inicial de 16m/s.
05/06/2024
Integrare Academy

Para realizar a atividade, é necessário responder aos seguintes itens sobre o lançamento. Suponha então, considerando o que foi apresentado que você tenha que realizar um lançamento de uma bola de canhão pesando 17,60kg, diâmetro de 0,18m, gravidade de 9,81m/s², rapidez inicial de 16m/s.   Item I   Para respoder aos itens a), b) e […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp