• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

51/2024 - PED - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - MAPA

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

MAPA - PED - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51/2024

As plataformas digitais, como o Book Creator e o Canva, abrem novas possibilidades para o ensino de todas as disciplinas, permitindo uma abordagem mais interativa e envolvente. A tecnologia digital, quando integrada ao currículo, pode transformar a maneira como os conteúdos são ensinados e percebidos pelos alunos. Ela oferece uma oportunidade para que os estudantes não apenas consumam conteúdo, mas também se tornem criadores.

 

“Um dos problemas enfrentados por docentes de todo país foi a falta de preparo para lidar com o ensino remoto, síncrono ou assíncrono, palavras que até então não faziam parte do vocabulário desses profissionais. Do dia para a noite, muitos professores se viram diante de um grande desafio: o de continuar levando conhecimento através de ambientes virtuais”.

 

Fonte: https://voxlittera.com.br/formacao-do.... Acesso em: 8 dez. 2023.

 

No capítulo Plataformas Digitais e o Ensino de Literatura: Book Creator na Releitura de Clássicos, de Carla Maria do Carmo Ravaneda de Antonio e Raul Greco Júnior, a discussão se aprofunda na interseção entre tecnologia e educação, especialmente diante dos desafios impostos pela necessidade de adaptação ao ensino remoto. Essa transição repentina para o ensino virtual, como destacado pelos autores, trouxe consigo desafios significativos. Muitos educadores, acostumados ao modelo presencial de ensino, foram obrigados a se adaptarem rapidamente a um ambiente digital desconhecido.

Essa citação evidencia um ponto crítico na educação contemporânea: a necessidade de formação e adaptação dos professores às novas realidades tecnológicas. A pandemia de COVID-19 acelerou esse processo, expondo lacunas na preparação dos docentes para o uso eficaz de ferramentas digitais em suas práticas pedagógicas. A integração de plataformas como o Book Creator e o Canva no ensino é um exemplo de como a tecnologia pode não apenas auxiliar na superação desses desafios, mas também enriquecer a experiência educacional.

 

Desenvolvimento de um Projeto Educacional Utilizando Tecnologia Digital

Para a elaboração desse projeto educacional, você deve realizar as três etapas indicadas a seguir:

 

Etapa 1: produzir um texto dissertativo, contendo de 10 a 20 linhas, sobre as questões a seguir:

  1. a) Como você pode utilizar plataformas digitais, como o Canva e o Book Creator, para superar desafios do ensino remoto e promover uma aprendizagem mais interativa e envolvente?
  2. b) De que maneira a tecnologia pode ser empregada para que os alunos não apenas consumam conteúdos, mas também criem e compartilhem suas próprias interpretações?
  3. c) Considerando as limitações e possibilidades do ensino remoto, quais estratégias você adotaria para apresentar e discutir os trabalhos criados pelos alunos, promovendo um ambiente de feedback construtivo e aprendizado colaborativo?

 

Etapa 2: como futuro professor, você deve escolher um (01) conteúdo da sua disciplina de formação e produzir um e-book utilizando uma ferramenta digital (sugestão: Canva ou Book Creator), destinado aos alunos da educação básica, contendo de 8 a 12 páginas.

 

Etapa 3: você deverá realizar uma apresentação do e-book desenvolvido com um grupo de, pelo menos, três pessoas. Esse grupo pode incluir estudantes reais, funcionários do polo ou membros da sua família. Como parte desse processo, é essencial comprovar a aplicação da atividade por meio de fotografias ou prints de telas; enfim, registros que evidenciam a interação das pessoas com o seu recurso. Por fim, esse projeto deve ser entregue em uma escola ou no seu polo.

 

 

ORIENTAÇÕES

Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização:

 

- Desenvolva o seu trabalho nos Templates disponibilizados no Material da disciplina (um para entrega na escola e outro no campo do MAPA no ambiente da disciplina).

- Assista ao vídeo explicativo disponível na Sala do Café.

- Siga atentamente às orientações descritas, desenvolvendo em seu trabalho todas as etapas elencadas.

- Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, faça o uso do material de apoio.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica antes de enviá-lo, pois não será possível a alteração.

- O formato do arquivo deve ser “texto” (.doc ou .docx), sendo permitido o envio de um único arquivo.

- A produção do  e-book é obrigatória, pois é uma boa oportunidade para você se aventurar na produção de recursos pedagógicos digitais, que são essenciais para a prática pedagógica na sociedade contemporânea.

- O projeto educacional deve ser enviado para uma escola ou em seu polo, com a assinatura do termo de entrega e a aplicação de pelo menos três pessoas. Você também deve realizar o envio no ambiente na atividade MAPA em um template específico com os anexos que comprovem a entrega.

- Aproveite esse momento para usar sua criatividade, demonstrar suas habilidades e seu conhecimento e, principalmente, para treinar para a sua prática docente.

 

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ESTABELEÇA UM PARALELO entre o tempo de reimplantação das culturas, se estas são culturas anuais (ciclo menor que um ano) ou perenes (ciclo de vida longo, geralmente maior que dois anos).
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - AGRO - CADEIAS PRODUTIVAS DA CANA-DE-AÇUCAR, DO ALGODÃO E DE FRUTAS - 53_2024   Entre as principais atividades econômicas mundiais a agricultura se destaca por garantir alimentos e renda a população. China, Estados Unidos, Brasil, Índia e Rússia são atualmente os maiores produtores de alimento do mundo. Quanto ao Brasil, seus números […]

BEDU – ESTÁGIO IV – ATIVIDADE DE ESTUDOS 2
15/07/2024
Integrare Academy

BEDU – ESTÁGIO IV – ATIVIDADE DE ESTUDOS 2   Nome do acadêmico: RA: Curso: Bacharelado em Educação Física  Disciplina: Estágio Supervisionado IV Valor da Atividade: 3,0 pontos Prazo para postagem:   Orientações:   - É obrigatório utilizar o modelo da atividade disponível no "Material da Disciplina". - Leia com atenção todas as informações disponíveis […]

Atividade MAPA 1 - Em termos operacionais, demonstre como é estruturado um sistema distribuído para atender à necessidade do processo de fabricação, destacando como ocorre a classificação dos sistemas de arquivos distribuídos e as vantagens da utilização deste sistema. 2 - Conforme a Questão 1,com argumentos que comprovem sua resposta, descreva quais são os objetivos do sistema distribuído. 3 - Dado o sistema distribuído da fábrica de pneus, destaque os cinco principais recursos dos sistemas distribuídos, apresentando argumentos que comprovem sua resposta.
06/05/2024
Integrare Academy

Atividade MAPA   1 - Em termos operacionais, demonstre como é estruturado um sistema distribuído para atender à necessidade do processo de fabricação, destacando como ocorre a classificação dos sistemas de arquivos distribuídos e as vantagens da utilização deste sistema.    2 - Conforme a Questão 1,com argumentos que comprovem sua resposta, descreva quais são […]

Entregar: as fotografias da reprodução das cenas (disponibilizadas a seguir) de dimensionamento dos espaços de atividades habitacionais comentadas, isto é, em cada cena reproduzida, o(a) estudante deverá fazer anotações/descrever sobre a ação realizada, se percebeu dificuldades, se foi possível reproduzi-las sem dificuldades, entre outras observações existentes durante a atividade.
19/07/2024
Integrare Academy

Entregar: as fotografias da reprodução das cenas (disponibilizadas a seguir) de dimensionamento dos espaços de atividades habitacionais comentadas, isto é, em cada cena reproduzida, o(a) estudante deverá fazer anotações/descrever sobre a ação realizada, se percebeu dificuldades, se foi possível reproduzi-las sem dificuldades, entre outras observações existentes durante a atividade. Obs.: neste momento, não se preocupe […]

A tecnologia de vigilância é uma ferramenta crucial para a segurança privada, oferecendo meios avançados para monitorar e identificar ameaças potenciais. No entanto, a questão é: até que ponto esses sistemas são eficazes na detecção de comportamentos suspeitos?
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DA SEGURANÇA PRIVADA - 53_2024   A tecnologia de vigilância é uma ferramenta crucial para a segurança privada, oferecendo meios avançados para monitorar e identificar ameaças potenciais. No entanto, a questão é: até que ponto esses sistemas são eficazes na detecção de comportamentos suspeitos? Quais são as principais […]

taque no guia. Outro destaque, como vimos, é a substituição das 10 Áreas de Conhecimento, que dão lugar aos 8 Domínios de Desempenho do Projeto, que conheceremos mais à frente. São modificações bastante expressivas, pois alteram o que era considerado até então como parte da espinha dorsal do Guia PMBOK.
18/07/2024
Integrare Academy

  Não tem como não lembrar dos 12 princípios do Manifesto Ágil, que, por sinal, passa a ter um lugar de destaque no guia. Outro destaque, como vimos, é a substituição das 10 Áreas de Conhecimento, que dão lugar aos 8 Domínios de Desempenho do Projeto, que conheceremos mais à frente. São modificações bastante expressivas, […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp