• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

51/2024 - PED - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - MAPA

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

MAPA - PED - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51/2024

As plataformas digitais, como o Book Creator e o Canva, abrem novas possibilidades para o ensino de todas as disciplinas, permitindo uma abordagem mais interativa e envolvente. A tecnologia digital, quando integrada ao currículo, pode transformar a maneira como os conteúdos são ensinados e percebidos pelos alunos. Ela oferece uma oportunidade para que os estudantes não apenas consumam conteúdo, mas também se tornem criadores.

 

“Um dos problemas enfrentados por docentes de todo país foi a falta de preparo para lidar com o ensino remoto, síncrono ou assíncrono, palavras que até então não faziam parte do vocabulário desses profissionais. Do dia para a noite, muitos professores se viram diante de um grande desafio: o de continuar levando conhecimento através de ambientes virtuais”.

 

Fonte: https://voxlittera.com.br/formacao-do.... Acesso em: 8 dez. 2023.

 

No capítulo Plataformas Digitais e o Ensino de Literatura: Book Creator na Releitura de Clássicos, de Carla Maria do Carmo Ravaneda de Antonio e Raul Greco Júnior, a discussão se aprofunda na interseção entre tecnologia e educação, especialmente diante dos desafios impostos pela necessidade de adaptação ao ensino remoto. Essa transição repentina para o ensino virtual, como destacado pelos autores, trouxe consigo desafios significativos. Muitos educadores, acostumados ao modelo presencial de ensino, foram obrigados a se adaptarem rapidamente a um ambiente digital desconhecido.

Essa citação evidencia um ponto crítico na educação contemporânea: a necessidade de formação e adaptação dos professores às novas realidades tecnológicas. A pandemia de COVID-19 acelerou esse processo, expondo lacunas na preparação dos docentes para o uso eficaz de ferramentas digitais em suas práticas pedagógicas. A integração de plataformas como o Book Creator e o Canva no ensino é um exemplo de como a tecnologia pode não apenas auxiliar na superação desses desafios, mas também enriquecer a experiência educacional.

 

Desenvolvimento de um Projeto Educacional Utilizando Tecnologia Digital

Para a elaboração desse projeto educacional, você deve realizar as três etapas indicadas a seguir:

 

Etapa 1: produzir um texto dissertativo, contendo de 10 a 20 linhas, sobre as questões a seguir:

  1. a) Como você pode utilizar plataformas digitais, como o Canva e o Book Creator, para superar desafios do ensino remoto e promover uma aprendizagem mais interativa e envolvente?
  2. b) De que maneira a tecnologia pode ser empregada para que os alunos não apenas consumam conteúdos, mas também criem e compartilhem suas próprias interpretações?
  3. c) Considerando as limitações e possibilidades do ensino remoto, quais estratégias você adotaria para apresentar e discutir os trabalhos criados pelos alunos, promovendo um ambiente de feedback construtivo e aprendizado colaborativo?

 

Etapa 2: como futuro professor, você deve escolher um (01) conteúdo da sua disciplina de formação e produzir um e-book utilizando uma ferramenta digital (sugestão: Canva ou Book Creator), destinado aos alunos da educação básica, contendo de 8 a 12 páginas.

 

Etapa 3: você deverá realizar uma apresentação do e-book desenvolvido com um grupo de, pelo menos, três pessoas. Esse grupo pode incluir estudantes reais, funcionários do polo ou membros da sua família. Como parte desse processo, é essencial comprovar a aplicação da atividade por meio de fotografias ou prints de telas; enfim, registros que evidenciam a interação das pessoas com o seu recurso. Por fim, esse projeto deve ser entregue em uma escola ou no seu polo.

 

 

ORIENTAÇÕES

Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização:

 

- Desenvolva o seu trabalho nos Templates disponibilizados no Material da disciplina (um para entrega na escola e outro no campo do MAPA no ambiente da disciplina).

- Assista ao vídeo explicativo disponível na Sala do Café.

- Siga atentamente às orientações descritas, desenvolvendo em seu trabalho todas as etapas elencadas.

- Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, faça o uso do material de apoio.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica antes de enviá-lo, pois não será possível a alteração.

- O formato do arquivo deve ser “texto” (.doc ou .docx), sendo permitido o envio de um único arquivo.

- A produção do  e-book é obrigatória, pois é uma boa oportunidade para você se aventurar na produção de recursos pedagógicos digitais, que são essenciais para a prática pedagógica na sociedade contemporânea.

- O projeto educacional deve ser enviado para uma escola ou em seu polo, com a assinatura do termo de entrega e a aplicação de pelo menos três pessoas. Você também deve realizar o envio no ambiente na atividade MAPA em um template específico com os anexos que comprovem a entrega.

- Aproveite esse momento para usar sua criatividade, demonstrar suas habilidades e seu conhecimento e, principalmente, para treinar para a sua prática docente.

 

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A relação entre o ITIL e o COBIT pode ser entendida como complementar, pois ambos os frameworks contribuem para a otimização dos processos na gestão de serviços de TI. Enquanto o ITIL oferece as orientações para a execução dos processos, o COBIT fornece os critérios para a avaliação e a melhoria deles. Assim, a integração entre o ITIL e o COBIT pode proporcionar benefícios como: - Maior alinhamento entre os serviços de TI e as necessidades do negócio. - Maior controle sobre os riscos e a qualidade dos serviços de TI. - Maior transparência e confiabilidade nas informações e nas decisões de TI. - Maior satisfação dos clientes e dos usuários dos serviços de TI. - Maior valor agregado e retorno sobre o investimento em TI.
05/06/2024
Integrare Academy

  A relação entre o ITIL e o COBIT pode ser entendida como complementar, pois ambos os frameworks contribuem para a otimização dos processos na gestão de serviços de TI. Enquanto o ITIL oferece as orientações para a execução dos processos, o COBIT fornece os critérios para a avaliação e a melhoria deles. Assim, a […]

MAPA - SPUB - LEGISLAÇÃO DO SUS - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

MAPA - SPUB - LEGISLAÇÃO DO SUS - 53_2024   Olá, estudante de Gestão da Saúde Pública. A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem - M.A.P.A.   O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo aos conteúdos estudados, no que as políticas públicas vinculadas ao Sistema único […]

De acordo com a característica de contração, os músculos podem ser classificados em voluntários e involuntários, enquanto que de acordo com a sua função, podem ser classificados como agonistas, sinergistas ou antagonistas. Os músculos são capazes de realizar o movimento de contração e relaxamento e é isso que favorece a realização dos movimentos do dia a dia, como andar, correr, pular, sentar, além de outros que são essenciais para o funcionamento correto do corpo, como circular o sangue, respirar e realizar a digestão.
17/07/2024
Integrare Academy

  De acordo com a característica de contração, os músculos podem ser classificados em voluntários e involuntários, enquanto que de acordo com a sua função, podem ser classificados como agonistas, sinergistas ou antagonistas. Os músculos são capazes de realizar o movimento de contração e relaxamento e é isso que favorece a realização dos movimentos do […]

Originário da Índia, o Ayurveda, é muito mais do que um sistema médico, é uma filosofia de vida que busca harmonizar o indivíduo em todas as suas dimensões; ou seja, corpo, mente e espírito. Para se atingir um estado saudável de saúde, é necessário que o corpo esteja em sintonia com a natureza, a mente em equilíbrio com a sociedade, e o espírito em harmonia com o Universo. Para o Ayurveda, um indivíduo só atinge a completa compreensão da vida quando alcançar o equilíbrio e harmonia dessas dimensões (física, corpo físico; mental, corpo sensorial e mental; e espiritual, corpo do intelecto e da Consciência).
05/06/2024
Integrare Academy

Originário da Índia, o Ayurveda, é muito mais do que um sistema médico, é uma filosofia de vida que busca harmonizar o indivíduo em todas as suas dimensões; ou seja, corpo, mente e espírito. Para se atingir um estado saudável de saúde, é necessário que o corpo esteja em sintonia com a natureza, a mente […]

ATIVIDADE 3 - BEDU - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - UNICESUMAR
15/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 3 - BEDU - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - UNICESUMAR   Caro estudante,    Nesta atividade você deverá enviar o Relatório Final do Estágio Supervisionado do curso de Educação Física-Bacharelado.    Leia com atenção as orientações a seguir:     - Assista a aula conceitual disponível no seu Studeo sobre essa atividade.   - Baixe o […]

“A gente espera, com isso, desafogar muito as UPAs [unidades de pronto atendimento] e emergências”, disse o ministro, ao citar como exemplo mulheres que buscam atendimento médico para os filhos depois das 17h. “Parece que criança só piora de noite. E aí, o único local que essa mãe tinha era uma UPA. Às vezes, ela atravessava a cidade. Ter até as 22h também pode ser um momento para fazer a vacina, colocar tudo em dia, fazer o preventivo.”
19/07/2024
Integrare Academy

  “A gente espera, com isso, desafogar muito as UPAs [unidades de pronto atendimento] e emergências”, disse o ministro, ao citar como exemplo mulheres que buscam atendimento médico para os filhos depois das 17h. “Parece que criança só piora de noite. E aí, o único local que essa mãe tinha era uma UPA. Às vezes, […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp