• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

51/2024 - MKT - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - MAPA

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - MKT - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 51/2024

Olá pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Comportamento do Consumidor.
Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado.
Então, vamos lá?
Não se esqueçam, qualquer dúvida, consultem os professores mediadores e enviem perguntas durante as aulas ao vivo.

Atividade: Teoria da Decisão e Risco.

Você já entendeu que o consumidor, durante o processo de compra, além de exercer diferentes papéis, é capaz de realizar análises que permitem uma avaliação dos benefícios e riscos do que irá comprar. Mas, é preciso questionar: as organizações conhecem e avaliam os riscos analisados pelos consumidores durante o processo de decisão e compra?

Em conteúdo publicado pelo site Cidadão Consumidor (online, 2023), com relação ao receio dos consumidores em comprar pela internet, 76% disseram ter medo de fraudes na Black Friday, um aumento em relação ao ano passado, quando esse era o receio de 75,1% dos consumidores. Entre as possíveis fraudes estão os falsos descontos, roubo de dados e lojas não confiáveis, por exemplo”.

Perceber e conhecer tais riscos faz-se importante durante a análise do processo de decisão de compra do consumidor. Além disso, o site ainda informa que as compras por e-commerce são a preferência pelos consumidores.

Fonte: https://www.pexels.com/

Você acessa mais informações sobre essa ação através do endereço https://www.cidadaoconsumidor.com.br/noticia/61711/mais-de-70-dos-consumidores-alegam-ter-medo-de-fraude-na-black-friday (copie e cole em seu navegador).

Na matéria citada anteriormente, você pôde saber mais sobre uma grande ação de mercado, realizada anualmente e que altera o comportamento de compra e consumo. Afinal, descontos diferenciados podem levar o consumidor a comprar algo que estava desejando há muito tempo.
Que tal analisarmos mais um exemplo prático e que envolve os riscos analisados pelos consumidores?
A crise enfrentada pela empresa 123 Milhas no ano de 2023 não refletiu apenas em seus resultados, mas também na procura pelos consumidores por pacotes de viagens, passagens aéreas, entre outros, que envolvam esse segmento.

Fonte: https://www.pexels.com/

Diversos consumidores afirmam não se sentirem mais seguros em realizar compras on-line de pacotes de viagens, pois “toda vez que uma empresa de grande porte entra em recuperação judicial e cria um impacto forte ao consumidor, isso gera uma falta de confiança no mercado” (ESTADO DE MINAS, online, 2023).
Essa mudança de comportamento do consumidor ocorre, em parte, pelos medos e receios de enfrentar falhas na entrega do serviço ou produto comprado, devido a situações que vêm acontecendo no mercado.

Agora, é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento do Consumidor, buscando analisar os riscos envolvidos durante seu processo de decisão de compra. Vamos lá?

Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, que está disponível na página da disciplina, em ARQUIVOS > MATERIAL DA DISCIPLINA.

1) Antes de realizar qualquer ação de comunicação, é preciso conhecer e compreender os riscos analisados pelos consumidores durante o processo de decisão de compra, assim, comece revisando o material da disciplina, na Unidade II, quando se discute a Teoria da Decisão e Risco.
Em seguida, elabore um texto com até 20 linhas, explicando os possíveis riscos analisados pelos consumidores, sendo esses: (1) risco de desempenho, (2) risco físico, (3) risco financeiro, (4) risco social e (5) risco psicológico.    

2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Comportamento do Consumidor. Para a realização da atividade, você deverá analisar consumidores e organização. Assim, escolha 1 (uma) empresa que você tenha acesso, para realizar a atividade. Pode ser o local em que você trabalha, um pequeno comércio próximo à sua casa ou a empresa de um amigo ou familiar, por exemplo.
Em seguida, realize uma pesquisa com algum colaborador, que possa lhe responder as questões que constam na tabela a seguir e preencha-a seguindo as instruções abaixo:

Empresa
 

(apresente, brevemente um histórico da empresa no mercado, falando sobre seu tamanho, desenvolvimento e atuação no mercado – segmento). Elabore um texto de até 15 linhas.

 

Consumidor – Análise de Riscos
 

(questione se a empresa analisa e conhece os riscos e receios que seus consumidores podem ter ao comprar seus produtos ou serviços. Peça para que justifiquem suas respostas. Em seguida, elabore um texto de até 15 linhas com as informações coletadas.

 

3) Agora, é o momento de conhecer o comportamento de compra, sendo necessário conversar com consumidores da empresa escolhida anteriormente. Assim, entreviste 3 (três) consumidores da empresa, buscando compreender quais riscos eles analisam durante a compra do produto ou serviço.
Em seguida, preencha a tabela a seguir, seguindo as intruções que constam nela:

Entrevistado Risco durante o processo de compra
Consumidor 1 (apresente e descreva a resposta do consumidor, da forma como lhe foi respondida, sem o uso de conteúdo teórico do material da disciplina)
Consumidor 2 (apresente e descreva a resposta do consumidor, da forma como lhe foi respondida, sem o uso de conteúdo teórico do material da disciplina)
Consumidor 3 (apresente e descreva a resposta do consumidor, da forma como lhe foi respondida, sem o uso de conteúdo teórico do material da disciplina)

4) Por fim, elabore um texto de 7 a 20 linhas, analisando a resposta apresentada pela empresa e por seus consumidores. Utilize o material da disciplina como base (Unidade II, página 53/54) e indique quais riscos (desempenho, físico, financeiro, social e psicológico) foram apontados pela empresa e quais foram apontados por seus consumidores. Além disso, também indique se a empresa acertou os riscos apresentados pelos seus consumidores. 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Infecções urinárias de repetição: Durante as sessões cromoterápicas, trabalhar o alinhamento do chakra sacral com luz laranja irradiando abaixo do umbigo e aplicação, em movimentos circulares,
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA - 53_2024   Olá, aluno (a)! Para te aproximar da prática profissional, trazemos, abaixo, um caso clínico hipotético. Leia-o com atenção e analise a imensidão de possibilidades de protocolos de tratamento que a Aromaterapia e a Cromoterapia nos fornecem. Após, responda ao que se pede, baseando-se no seu livro didático. […]

A definição de objetivos e metas ambientais é uma etapa crucial para o desenvolvimento e implementação eficaz do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GQ - FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL - 53_2024   A Indústria têxtil Não serão raras as críticas à indústria da moda acerca de questões sociais e ambientais. Com mais acesso à informação, o público está mais consciente, exigindo a sustentabilidade das marcas. Vale dizer que os impactos dos negócios da moda são relevantes […]

Por imposição do princípio do nullum crimen sine lege, o legislador, quando quer impor ou proibir condutas sob a ameaça de sanção, deve, obrigatoriamente, valer-se de uma lei.
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE DIREITO PENAL - 53_2024 TEXTO 1 A elaboração de normas incriminadoras é função exclusiva da lei, isto é, nenhum fato pode ser considerado crime e nenhuma pena criminal pode ser aplicada sem que antes da ocorrência desse fato exista uma lei definindo-o como crime e cominando-lhe a sanção correspondente. O […]

​Sabemos que uma condição de equilíbrio de um corpo é que a resultante das forças que agem sobre um corpo seja nula. Se o momento do sistema (que é a soma dos momentos das forças que agem sobre ele) é nulo, o corpo não adquire movimento de rotação.
07/05/2024
Integrare Academy

MAPA – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I – 52_2024   ​Sabemos que uma condição de equilíbrio de um corpo é que a resultante das forças que agem sobre um corpo seja nula. Se o momento do sistema (que é a soma dos momentos das forças que agem sobre ele) é nulo, o corpo não adquire […]

1) Caso os solos não estejam secos ou destorroados, colocar no forno à 100°C por 2 horas e deixar esfriar em temperatura ambiente. Em seguida, realizar o desmanche dos torrões (lembre-se de NÃO misturar as amostras de solo). 2) Cortar as garrafas no meio com a tesoura. 3) A parte superior da garrafa será utilizada como um funil. Pelo lado de fora, coloque um pedaço de pano sobre o bocal da garrafa, estique e prenda com o barbante ou elástico. 4) Com o funil pronto, coloque-o de ponta cabeça dentro da parte inferior da garrafa (ele não pode encostar no fundo). 5) Colocar cada amostra de solo dentro do respectivo funil. 6) Colocar 2 copos americanos de água dentro do funil e cronometrar o tempo (fazer uma garrafa de cada vez). Observação: inicia-se o cronômetro a partir do momento que a água começa a pingar sobre o pano. O cronômetro é parado quando o pano parar de pingar água de forma contínua. 7) Anotar o tempo em um papel, colocar ao lado das garrafas e realizar as fotografias do experimento; Observação: na fotografia, deverá conter o tempo escrito de forma visível, o experimento contendo o volume e a coloração da água escoada.
06/05/2024
Integrare Academy

1) Caso os solos não estejam secos ou destorroados, colocar no forno à 100°C por 2 horas e deixar esfriar em temperatura ambiente. Em seguida, realizar o desmanche dos torrões (lembre-se de NÃO misturar as amostras de solo). 2) Cortar as garrafas no meio com a tesoura. 3) A parte superior da garrafa será utilizada […]

No gráfico apresentado, constam informações sobre o número de acidentes de trabalho em meses dos anos de 2017 e 2018. Com base nestas informações a sua tarefa neste MAPA é: Você é o Tecnólogo(a) em Segurança no Trabalho responsável por dar suporte na elaboração da SIPAT de 2024 da organização. Uma das palestras será voltada para os altos números de acidentes de trabalho que vem ocorrendo na organização. Para que haja um melhor engajamento por parte dos trabalhadores, será apresentados dados estatísticos sobre o assunto.
19/07/2024
Integrare Academy

  No gráfico apresentado, constam informações sobre o número de acidentes de trabalho em meses dos anos de 2017 e 2018. Com base nestas informações a sua tarefa neste MAPA é:   Você é o Tecnólogo(a) em Segurança no Trabalho responsável por dar suporte na elaboração da SIPAT de 2024 da organização. Uma das palestras […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp