• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

51/2024 - HIST - HISTÓRIA DA AMÉRICA - MAPA

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - HIST - HISTÓRIA DA AMÉRICA - 51/2024

Os Astecas não chegaram a desenvolver uma escrita fonética, cujo alfabeto exprime o som das letras e das palavras, contudo eles utilizavam formas ideográficas de escrita; ou seja, desenhos que representam objetos, ideias ou conceitos abstratos, como a morte.

Em Tenochtitlán, havia funcionários especializados no desenho de ideogramas, incluindo números e algarismos, que também eram representados por meio de símbolos.

A página do Códice Mendoza, reproduzida a seguir (também disponível no Material da Disciplina) é um registro, por meio de desenhos, do pagamento de impostos para o Império Asteca. Para compreendê-la, é preciso ter em consideração que os astecas utilizavam um sistema numérico vigesimal, isto é, com base no número 20.

 

 

Página do Códice Mendoza, de aproximadamente 1540.

 

“(...) [Os códices] eram feitos com lâminas de papel de amate ou amatl, amaquahuitl, em náhualt, obtido da cortila da figueira ou de folhas de maguey aplanadas ou feitas de pele de veado eram tratadas com uma capa de gesso ou cal, depois desse processo se escrevia ou se desenhavam os glifos, as lâminas se uniam como se fossem um biombo ou sanfona protegidas por capas de madeira" (Ronco, 2010, p. 119).

Fonte: RONCO, A. P. A educação através dos códices astecas. Revista Semioses, Rio de Janeiro, v. 1, n. 6, p. 119-120, fev. 2010.

 

“Os códices astecas são documentos raros preservados pelos próprios autores que os esconderam, tal sua importância na organização simbólica da vida coletiva. Diferentemente dos códices europeus escritos, são pictoriais. Foram pintados em livros e comprovam o sofisticado domínio técnico dessa arte no período pré-colombiano. Em variadas cores, o que demonstra o domínio técnico na confecção de tintas, os códices são numerosos. Destaque-se o Códice Borbônico. Data de longo tempo anterior à chegada dos espanhóis, os nativos criaram o tonalamatl (em nauatle: páginas dos dias) um almanaque de previsão do futuro para um ano de duzentos e sessenta dias, o tonalpohualli. Cada página mostra vinte linhas com treze divindades em cada uma. As ricas ilustrações com animais, casas, flores e outros signos eram combinadas pelo sacerdote para a finalidade divinatória. Muitas dessas obras estão, hoje, em museus estrangeiros. São variados e retratam diferentes aspectos da cultura asteca. São conhecidos o Códice Boturini (1530/1541), o Mendoza (1541), o Florentino (1540/1585), o Osuna (1565), o Aubin (1576), o Magliabechiano, (Início do Século XVI) o Cozcatzin, (1572) o Ixtlilxochitl, (Início do Século XVII) e o Libellus de Midicinalibus Indorum Herbis (1552). Dão conta documental e artística da capacidade estética asteca em representar, com delicadeza e rigor estilístico, em narrativa naturalista própria, temas sobre os quais os antropólogos, historiadores e pesquisadores da estética, continuam debruçados" (Silva, 2012, p. 118).

Fonte: SILVA, J. A. O barroco latino e o olhar contrafeito. Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 1, p. 118-119, jul./dez. 2012.

Os códices são fontes primárias fundamentais para conhecermos algumas civilizações pré-colombianas, a exemplo dos Astecas. Com base nas informações dos dois textos expostos, pesquise um códice asteca e elabore um texto explicativo sobre ele em um aplicativo/programa com recursos visuais (exemplos: Canva, Jamboard etc.) abordando os seguintes aspectos:

 

  1. a) o nome do códice escolhido;
  2. b) período em que foi escrito;
  3. c) análise histórica do códice na totalidade;
  4. d) análise de uma página interpretando os glifos/imagens apresentadas na mesma.

 

Atenção!

Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização.

*Primeiro passo: assista ao tutorial explicativo na Sala do Café; faça a leitura da Unidade I do livro de História da América e ouça o Podcast sobre os códices que está na página 32.

*Segundo passo: realize uma pesquisa em sites confiáveis, a exemplo do Google Acadêmico, e selecione o códice que você irá analisar. Pesquise mais sobre o códice selecionado considerando os quatro aspectos (a, b, c, d) descritos no enunciado da questão.

*Terceiro passo: elabore um texto dissertativo-argumentativo conforme a sequência de aspectos (a, b, c, d) apresentados no enunciado da questão. Esse texto deve ser elaborado em um aplicativo/programa com recursos visuais (exemplos: Canva, Jamboard etc.). Você pode utilizar elementos que ilustrem a sua resposta, como o colorido ou a utilização de templates associados a este tema. Além disso, é importante inserir uma imagem para contemplar o item d) análise de uma página do códice interpretando os glifos/imagens.

*Quarto passo: seu MAPA deve conter no máxio 3 páginas, incluindo a referência completa dos materiais utilizados.

*Quinto passo: realize uma correção ortográfica em seu texto e salve-o no formato PDF.

*Sexto passo: anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade.

Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar (após "Finalizar", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Para Marina de Oliveira (2018, p. 18): Por não remeter necessariamente à palavra dita e escrita, a noção de dramaturgia expandida tornou possível pensaremcategoriascomodramaturgiasdocorpo,domovimento,dasimagensetc.As experimentações cênicas contemporâneas, envolvendo teatro,dançaeperformance, alteraram o significado de dramaturgia como sinônimo de representação de uma fábula. Além disso, ela não se restringe ao momento do espetáculo, já que abarca igualmente o processo criativo de elaboração do mesmo.  DE OLIVEIRA, Marina. Dramaturgia expandida e seus rastros: questões de historiografia teatral. Pitágoras 500, v. 8, n. 1, p. 14-23, 2018.
05/06/2024
Integrare Academy

  Para Marina de Oliveira (2018, p. 18):   Por não remeter necessariamente à palavra dita e escrita, a noção de dramaturgia expandida tornou possível pensaremcategoriascomodramaturgiasdocorpo,domovimento,dasimagensetc.As experimentações cênicas contemporâneas, envolvendo teatro,dançaeperformance, alteraram o significado de dramaturgia como sinônimo de representação de uma fábula. Além disso, ela não se restringe ao momento do espetáculo, já que […]

Quando há a adição de nucleotídeos em um fragmento de DNA, como acontece nas mutações genéticas, esta alteração pode gerar uma instrução de parada de tradução e transcrição, ou ainda formar uma proteína defeituosa ou inativa. Por este motivo, o estudo da sequência de nucleotídeos encontrados, bem como as suas alterações, é de suma importância.
07/05/2024
Integrare Academy

Quando há a adição de nucleotídeos em um fragmento de DNA, como acontece nas mutações genéticas, esta alteração pode gerar uma instrução de parada de tradução e transcrição, ou ainda formar uma proteína defeituosa ou inativa. Por este motivo, o estudo da sequência de nucleotídeos encontrados, bem como as suas alterações, é de suma importância. […]

Essa aula deve conter basicamente as seguintes informações: 1 - Dados da turma que a aula será aplicada: local e horário de realização, quantidade de participante
18/07/2024
Integrare Academy

Essa aula deve conter basicamente as seguintes informações: 1 - Dados da turma que a aula será aplicada: local e horário de realização, quantidade de participantes; 2- Objetivo da aula proposta; 3- Parte inicial: Apresentar como iniciará a aula descrevendo as atividades que serão realizadas ( exemplo: alongamento, aquecimento com atividades lúdicas); 4- Parte principal*: […]

Knowledge for Intercultural Communication Key areas of knowledge for those wanting to improve their intercultural communication are: some knowledge of the cultures, organisations and institutions, history and general way of living of different communities and nations. Recognition that these aspects affect behavioural norms. For example, there is considerable ‘history’ between the Greeks and Turks, and therefore it may be considered potentially a problem to serve Turkish food to a Greek person. An understanding of how culture can affect communication and language. For example, people from Nordic countries are often said to speak more directly than native English speakers who tend to use more ‘polite’ language. Scandinavians in the UK have reported causing offence to English people by failing to say ‘please’ and ‘thank you’ enough. Some understanding of the conventions that may govern behaviour in certain specific intercultural environments, such as views on the role of women, or the licence (or otherwise) permitted to children. Crucially, awareness of your own and other people’s beliefs and values, and a willingness to recognise when these may clash. Sensitivity towards cultural stereotypes that may affect and interfere with intercultural communication.
18/07/2024
Integrare Academy

      Knowledge for Intercultural Communication Key areas of knowledge for those wanting to improve their intercultural communication are: some knowledge of the cultures, organisations and institutions, history and general way of living of different communities and nations. Recognition that these aspects affect behavioural norms. For example, there is considerable ‘history’ between the Greeks […]

ETAPA 1: Questionário Esta etapa propõe o reconhecimento dos espaços para o desenvolvimento de uma consciência sobre o uso do ambiente, a partir do olhar atento de usuário e estudante de Design de Interiores, com o propósito de ativar as percepções necessárias aos profissionais designers de interiores.
19/07/2024
Integrare Academy

ETAPA 1: Questionário Esta etapa propõe o reconhecimento dos espaços para o desenvolvimento de uma consciência sobre o uso do ambiente, a partir do olhar atento de usuário e estudante de Design de Interiores, com o propósito de ativar as percepções necessárias aos profissionais designers de interiores. AMBIENTE: ÁREA DE ESTUDO - Descreva visualmente o […]

51/2024 - ECO - MICROECONOMIA II - MAPA
21/02/2024
Integrare Academy

MAPA - ECO - MICROECONOMIA II - 51/2024 Olá, estudante!   Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos apreendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir duas etapas a saber:   Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio. Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema da atividade. Terceira etapa: REALIZAR e […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp