• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

51/2024 - HIST - HISTÓRIA DA AMÉRICA - MAPA

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - HIST - HISTÓRIA DA AMÉRICA - 51/2024

Os Astecas não chegaram a desenvolver uma escrita fonética, cujo alfabeto exprime o som das letras e das palavras, contudo eles utilizavam formas ideográficas de escrita; ou seja, desenhos que representam objetos, ideias ou conceitos abstratos, como a morte.

Em Tenochtitlán, havia funcionários especializados no desenho de ideogramas, incluindo números e algarismos, que também eram representados por meio de símbolos.

A página do Códice Mendoza, reproduzida a seguir (também disponível no Material da Disciplina) é um registro, por meio de desenhos, do pagamento de impostos para o Império Asteca. Para compreendê-la, é preciso ter em consideração que os astecas utilizavam um sistema numérico vigesimal, isto é, com base no número 20.

 

 

Página do Códice Mendoza, de aproximadamente 1540.

 

“(...) [Os códices] eram feitos com lâminas de papel de amate ou amatl, amaquahuitl, em náhualt, obtido da cortila da figueira ou de folhas de maguey aplanadas ou feitas de pele de veado eram tratadas com uma capa de gesso ou cal, depois desse processo se escrevia ou se desenhavam os glifos, as lâminas se uniam como se fossem um biombo ou sanfona protegidas por capas de madeira" (Ronco, 2010, p. 119).

Fonte: RONCO, A. P. A educação através dos códices astecas. Revista Semioses, Rio de Janeiro, v. 1, n. 6, p. 119-120, fev. 2010.

 

“Os códices astecas são documentos raros preservados pelos próprios autores que os esconderam, tal sua importância na organização simbólica da vida coletiva. Diferentemente dos códices europeus escritos, são pictoriais. Foram pintados em livros e comprovam o sofisticado domínio técnico dessa arte no período pré-colombiano. Em variadas cores, o que demonstra o domínio técnico na confecção de tintas, os códices são numerosos. Destaque-se o Códice Borbônico. Data de longo tempo anterior à chegada dos espanhóis, os nativos criaram o tonalamatl (em nauatle: páginas dos dias) um almanaque de previsão do futuro para um ano de duzentos e sessenta dias, o tonalpohualli. Cada página mostra vinte linhas com treze divindades em cada uma. As ricas ilustrações com animais, casas, flores e outros signos eram combinadas pelo sacerdote para a finalidade divinatória. Muitas dessas obras estão, hoje, em museus estrangeiros. São variados e retratam diferentes aspectos da cultura asteca. São conhecidos o Códice Boturini (1530/1541), o Mendoza (1541), o Florentino (1540/1585), o Osuna (1565), o Aubin (1576), o Magliabechiano, (Início do Século XVI) o Cozcatzin, (1572) o Ixtlilxochitl, (Início do Século XVII) e o Libellus de Midicinalibus Indorum Herbis (1552). Dão conta documental e artística da capacidade estética asteca em representar, com delicadeza e rigor estilístico, em narrativa naturalista própria, temas sobre os quais os antropólogos, historiadores e pesquisadores da estética, continuam debruçados" (Silva, 2012, p. 118).

Fonte: SILVA, J. A. O barroco latino e o olhar contrafeito. Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 1, p. 118-119, jul./dez. 2012.

Os códices são fontes primárias fundamentais para conhecermos algumas civilizações pré-colombianas, a exemplo dos Astecas. Com base nas informações dos dois textos expostos, pesquise um códice asteca e elabore um texto explicativo sobre ele em um aplicativo/programa com recursos visuais (exemplos: Canva, Jamboard etc.) abordando os seguintes aspectos:

 

  1. a) o nome do códice escolhido;
  2. b) período em que foi escrito;
  3. c) análise histórica do códice na totalidade;
  4. d) análise de uma página interpretando os glifos/imagens apresentadas na mesma.

 

Atenção!

Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização.

*Primeiro passo: assista ao tutorial explicativo na Sala do Café; faça a leitura da Unidade I do livro de História da América e ouça o Podcast sobre os códices que está na página 32.

*Segundo passo: realize uma pesquisa em sites confiáveis, a exemplo do Google Acadêmico, e selecione o códice que você irá analisar. Pesquise mais sobre o códice selecionado considerando os quatro aspectos (a, b, c, d) descritos no enunciado da questão.

*Terceiro passo: elabore um texto dissertativo-argumentativo conforme a sequência de aspectos (a, b, c, d) apresentados no enunciado da questão. Esse texto deve ser elaborado em um aplicativo/programa com recursos visuais (exemplos: Canva, Jamboard etc.). Você pode utilizar elementos que ilustrem a sua resposta, como o colorido ou a utilização de templates associados a este tema. Além disso, é importante inserir uma imagem para contemplar o item d) análise de uma página do códice interpretando os glifos/imagens.

*Quarto passo: seu MAPA deve conter no máxio 3 páginas, incluindo a referência completa dos materiais utilizados.

*Quinto passo: realize uma correção ortográfica em seu texto e salve-o no formato PDF.

*Sexto passo: anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade.

Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar (após "Finalizar", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Recentemente, um artigo publicado em uma revista renomada relatou um caso de uma intoxicação fatal devido ao consumo de um derivado da triptamina, conhecido como dipropiltriptamina (DPT). DPT é um composto alucinógeno reconhecido por induzir efeitos semelhantes aos da dimetiltriptamina (DMT, usado principalmente em rituais religiosos), porém com maior duração. No caso relatado, o individuo foi levado ao hospital para os devidos atendimentos. Amostras de soro (coletadas quatro horas após o consumo), sangue e urina foram analisadas com o auxílio de algumas técnicas da química analítica instrumental. Cromatogramas provindos de cromatografia gasosa (CG) indicaram a presença de DPT, contudo mais duas substâncias estavam presentes na amostra analisada (considerar os picos principais no cromatograma).
12/04/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 01 - SAÚDE - QUÍMICA ANALÍTICA E INSTRUMENTAL - 51/2024 Recentemente, um artigo publicado em uma revista renomada relatou um caso de uma intoxicação fatal devido ao consumo de um derivado da triptamina, conhecido como dipropiltriptamina (DPT). DPT é um composto alucinógeno reconhecido por induzir efeitos semelhantes aos da dimetiltriptamina (DMT, usado principalmente em […]

3) Elabore uma possível resolução do conflito apresentado, utilizando os estilos de gestão de conflitos em sua resposta.
19/07/2024
Integrare Academy

  3) Elabore uma possível resolução do conflito apresentado, utilizando os estilos de gestão de conflitos em sua resposta.   Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:   Leia o livro da disciplina; Assista às aulas conceituais e ao vivo; Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo na pasta “Material da Disciplina” […]

Para assegurar que tudo sobre o escopo está acordado, temos um documento chamado declaração de escopo, que é validado e assinado pelo cliente, patrocinador do projeto e pelo próprio gerente
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SEG - GESTÃO DE PROJETOS - 53_2024   Olá, estudante! A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso em um desenvolvimento de um novo negócio voltado para a segurança privada através de um plano de negócios. Leia o case […]

Constante (SAC) e o Sistema de Amortização Misto. O sistema de amortização constante tem, como característica principal, a amortização do principal; nesse caso, o valor do empréstimo é dividido pelo
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GIMOB - MATEMÁTICA FINANCEIRA E INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS - 53_2024    A amortização é um processo financeiro pelo qual uma dívida ou obrigação é paga progressivamente por meio de parcelas, de modo que ao término do prazo estipulado o débito seja liquidado. Essas parcelas ou prestações são a soma de duas partes: a amortização […]

2.2 FOTOGRAFE a tira reativa utilizada na determinação do item 2.1, ao lado do frasco com padrão de referência e ANEXE a foto no modelo de resposta padrão.  
17/07/2024
Integrare Academy

2.2 FOTOGRAFE a tira reativa utilizada na determinação do item 2.1, ao lado do frasco com padrão de referência e ANEXE a foto no modelo de resposta padrão.   SEDIMENTOSCOPIA A obtenção do sedimento urinário é realizada somente após a leitura dos parâmetros físicos e químicos da urina. A análise é precedida de centrifugação, para […]

Atividade: Processo de Decisão de Compra. Durante o processo de compra, o consumidor pode exercer diferentes papéis, e que, são analisados pelas organizações para que possam compreender a forma como seus públicos se comportam, realizam suas escolhas e até os fatores que são capazes de influenciar e interferir em suas decisões.
18/07/2024
Integrare Academy

  Atividade: Processo de Decisão de Compra.   Durante o processo de compra, o consumidor pode exercer diferentes papéis, e que, são analisados pelas organizações para que possam compreender a forma como seus públicos se comportam, realizam suas escolhas e até os fatores que são capazes de influenciar e interferir em suas decisões. Mas, é […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp