• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

51/2024 - BEM ESTAR - BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA - MAPA

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - BEM ESTAR - BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA - 51/2024

Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática seu aprendizado sobre Biossegurança e Bioética! Vamos lá!

Bioética e dilema
A bioética é uma disciplina que se dedica a examinar questões éticas relacionadas às ciências da vida e à prática da medicina. Ela busca orientar as decisões e ações no campo da saúde, levando em consideração valores fundamentais, conhecidos como princípios éticos, como respeito à autonomia, beneficência, não maleficência e justiça. Um dos elementos centrais da bioética é a abordagem de dilemas éticos complexos que frequentemente surgem no contexto médico e biológico. Os dilemas bioéticos podem envolver decisões difíceis relacionadas a questões como experimentação em seres humanos, manipulação genética, eutanásia, distribuição de recursos escassos e outras situações em que valores éticos entram em conflito. Lidar com esses dilemas requer uma análise cuidadosa, considerando não apenas os aspectos técnicos, mas também os impactos sociais, culturais e morais das decisões tomadas, visando garantir um equilíbrio ético que respeite a dignidade e os direitos dos indivíduos envolvidos.
Fonte: adaptado de: MATEUS, G. A. P .; PALUDO, M. P.; AMARO, M. M. R. Biossegurança e Bioética. Maringá: Unicesumar, 2019.

Situação
Durante um estágio supervisionado em um hospital, você, o estagiário, está acompanhando o posto de enfermagem na atenção e cuidados aos idosos internados, no que se refere a biossegurança dos profissionais de saúde e dos pacientes. Como você se destacou durante o estágio, o supervisor te convidou a continuar para conhecer outros setores do hospital e, assim, compreender a dinâmica do funcionamento do estabelecimento. Dentre os setores, você foi convidado a participar de uma reunião do Comitê de Ética do hospital envolvendo o caso de um paciente idoso. O caso está apresentado a seguir.

Estudo de caso: Senhor Lima
Você está responsável por acompanhar o senhor Lima, 76 anos, sexo masculino, que foi admitido com pneumonia no hospital no qual você está realizando estágio. Ele tem uma história de enfisema grave, e havia sido hospitalizado duas vezes no ano anterior em razão de pneumonia secundária. Durante a tarde do terceiro dia de tratamento com antibiótico por via intravenosa, o senhor Lima ficou com uma cor cada vez mais azulada e com a respiração dificultada.
Como seu médico estava fora da cidade, o enfermeiro supervisor (que é o seu supervisor de estágio) passou as informações a você para que notificasse o médico por telefone sobre o ocorrido. Ele tentou sem sucesso falar com a senhora Lima para avisá-la de seu plano de transferir o senhor Lima para a unidade de tratamento intensivo (UTI) e colocá-lo em um respirador artificial (aparelho de respiração mecânica). Durante os preparativos para a transferência, a enfermeira assistente disse que achava que o senhor Lima e sua esposa haviam dito que recusariam medidas de assistência à vida (vida artificial), caso fosse necessário. A documentação destes comentários não pôde ser encontrada.
Quando o senhor Lima chegou à UTI, ele estava ansioso e sua respiração estava tão dificultada que ele não podia falar. Ele tentou dizer “não” com a cabeça quando o médico explicou lhe o procedimento de inserir um tubo conectando-o no ventilador e tentou empurrar o médico para o lado. A capacidade do senhor Lima para tomar decisões sobre o tratamento foi desconsiderada, pois seu oxigênio arterial estava muito baixo. Foi realizada sem sucesso outra tentativa de localizar a senhora Lima. A condição do senhor Lima piorou, levando a equipe médica a deliberar sobre o procedimento de intubação. Finalmente, o paciente foi sedado e colocado no respirador.
A senhora Lima quando chegou na manhã seguinte, ficou chocada com a rápida piora das condições de seu marido. Ela ficou chateada por seu marido estar na ventilação mecânica, explicando que eles haviam concordado que não recorreriam à medida de vida artificial. Quando o médico perguntou-lhe: “O que você queria que eu fizesse?”, a senhora Lima respondeu: “Eu não sei”. Diante da situação, o médicosolicitou a assistência do Comitê de Ética.

Questões para responder
Como você não tem poder de voto e fala durante a reunião, seu supervisor lhe atribuiu uma tarefa para aprender como tomar uma decisão relacionada ao dilema apresentado sobre o senhor Lima. A resolução do dilema compõe tópicos sobre bioética. Leia com atenção cada um dos nove tópicos.

Passos básicos para o modelo de tomada de decisões
Um sumário dos passos do modelo de tomada de decisão é apresentado a seguir. Considerando as informações apresentadas e seu conhecimento sobre o tema, responda às seguintes questões.

1) Identifique e escreva a questão que você deseja tratar do estudo de caso. Geralmente, para qualquer caso dado, muitas questões poderiam ser consideradas. No entanto, escreva apenas uma, aquela à qual você irá explorar. Por exemplo, o início do questionamento pode ser “ Será que....?”

2) Identifique e escreva o problema que você está explorando (por exemplo: triagem genética, eutanásia, terapia gênica, sobrevida por aparelhos, temas de pesquisa humana etc.). Nomear o problema vai ajudá-lo na procura de literatura relevante.

3) Estabeleça e escreva os fatos do caso. Certifique-se de evitar interferências. (Aqui somente os fatos conhecidos do caso podem ser usados, não traga conclusões a que você possa ter chegado).

4) Pense e descreva o maior número de decisões possíveis para o caso. Enumere quantas você achar necessário, sem se preocupar com qual delas é a melhor ou qual você escolherá.

5) Escolha e escreva a decisão que você irá defender justificando cada uma delas (para isso, utilize uma das possíveis decisões escritas por você na resposta da questão anterior).

6) Identifique os princípios éticos que sustentam sua decisão (para isso escolha ao menos um dos princípio éticos apresentados no texto inicial), esse princípio ético reforça sua decisão até aqui e as respostas das próximas questões.

7) Formule uma réplica, ou seja, descreva sob qual(is) circunstância(s) você poderia abandonar sua decisão (aquela que foi tomada na resposta da questão 5)?

8) O quanto você acredita em sua decisão? Qual é o seu nível de confiança? Para responder essa questão utilize os termos seguintes, ou similares: pouco confiante, moderadamente confiante, absolutamente confiante ou questionavelmente confiante.

9) Faça um breve resumo do caso, apontando os motivos da decisão tomada por você. (Apresente seus argumentos de forma que alguém que nunca tenha ouvido sobre o caso compreenda as razões de sua decisão).

Obs.:
Como se trata de um dilema, não existe uma decisão correta, o que é levado em consideração é a decisão mais aceitável de acordo com seus argumentos. Traga sempre em suas respostas segurança e clareza, bem como objetividade. Para resolver esse dilema, você não precisará realizar pesquisas, apenas estudando o caso e utilizando o texto introdutório será possível desenvolver a atividade.

Referências
KREUZER, H.; MASSEY, A. Engenharia genética e biotecnologia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 305- 309.
MATEUS, G. A. P.; PALUDO, M. P.; AMARO, M. M. R. Biossegurança e bioética. Maringá: Unicesumar, 2019. p. 147-162.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

"O Planejamento faz parte das funções administrativas (Planejar, Organizar, Direcionar e Controlar). Pode-se dizer que o Planejamento é executado no presente e seu resultado é focado no futuro
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SECR - TÉCNICAS SECRETARIAIS I - 53_2024   Sabemos que o planejamento é essencial para obter bons resultados em qualquer área da vida. O planejamento envolve definir objetivos, organizar recursos e estabelecer ações para alcançar metas. Ele nos ajuda a antecipar problemas, alocar tempo e recursos de maneira eficiente e garantir que […]

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Empresa de Pesquisa Energética (EPE) Banco Central do Brasil (BCB)
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA - 53_2024   Olá, estudante do Curso de Gestão Pública e da disciplina de IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA. A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo central desta atividade é permitir que você, estudante, compreenda a importância da Gestão Administrativa Financeira na redução […]

  As UPRs (ou UANs) podem ser administradas por diferentes formas, assim como diferentes modalidades de distribuição podem ser adotadas. Nesse sentido, considere a situação a seguir: A “Alimentos SA” é uma marca alimentícia conhecida pela variedade de produtos que comercializa. Para manter sua posição no mercado, esta possui mais de mil colaboradores apenas em uma de suas plantas de produção. Dentre tais colaboradores, estão os que trabalham na cozinha, responsáveis pela produção e distribuição das refeições para toda equipe. Buscando um rápido atendimento, os colaboradores da cozinha servem os colaboradores diariamente, que direcionam seu prato na linha de distribuição e são servidos por uma variedade de mais de dez preparações. Grande parte delas é composta de matérias-primas da própria “Alimentos SA”, que investe na alimentação dos colaboradores para garantir a produtividade da empresa e cobra deles um valor simbólico de R$0,90 por almoço.
17/07/2024
Integrare Academy

    As UPRs (ou UANs) podem ser administradas por diferentes formas, assim como diferentes modalidades de distribuição podem ser adotadas. Nesse sentido, considere a situação a seguir:   A “Alimentos SA” é uma marca alimentícia conhecida pela variedade de produtos que comercializa. Para manter sua posição no mercado, esta possui mais de mil colaboradores […]

Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, torna-se efetivo relacionar o que se aprende com situações reais.
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GCOM - ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - 53_2024   Caro estudante!   Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, torna-se efetivo relacionar o que se aprende com situações reais.   Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina Administração Orçamentária pode contribuir […]

Etapas do Projeto: 1) Escolha da Empresa: o estudante deve selecionar uma empresa para a análise (a mesma empresa utilizada na Atividade 1).
18/07/2024
Integrare Academy

    Etapas do Projeto:   1) Escolha da Empresa: o estudante deve selecionar uma empresa para a análise (a mesma empresa utilizada na Atividade 1).   2) Pesquisa e Coleta de Dados:   Entrevistas: conduzir entrevistas com funcionários de diferentes níveis hierárquicos (mínimo dois e máximo cinco) para entender como a comunicação é percebida […]

3. O grupo de negociação no Gerenciamento de crises é dividido de forma que o processo de negociação obtenha êxito. Para tanto, temos as figuras do negociador principal, negociador secundário ou reserva, consultor, chefe de equipe e negociador.
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SPRIV - GERENCIAMENTO DE RISCOS E CRISES - 53_2024   Quando falamos em gerenciamento de crises, percebemos que há uma influência expressiva da doutrina norte-americana nas instituições de segurança pública brasileiras. O conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation), que é também utilizado por alguns estados […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp