• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

51/2024 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - MAPA

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 51/2024

A antropometria compreende o estudo das características mensuráveis do corpo humano. Assim, ela mede e avalia as características da forma e da composição do corpo dos seres humanos. No cenário da educação física, podemos fazer uso da antropometria para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de exercícios físicos. Nesse contexto, frequentemente avaliamos: a massa corporal, a estatura, os comprimentos e perímetros dos segmentos, bem como as dobras cutâneas e a densidade corporal.

Fonte: BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e avaliação em educação física. Maringá: UniCesumar, 2019.

 

Uma vez que a antropometria é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de exercícios físicos,nesta atividade MAPA suponha que você foi convidado a estagiar em uma academia e uma das primeiras atividades foi acompanhar seu professor supervisor em duas avaliações físicas.

 

Para auxiliar o professor, ele lhe entregou um arquivo contendo 3 tarefas, com alguns registros dessas avaliações para que sejam feitas as devidas análises, bem como algumas perguntas para ele testar seus conhecimentos. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Assim, siga as orientações a seguir:

 

Orientações para a realização da atividade

- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina.

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.

- Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).

 

Orientações gerais

 - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

- Cópias parcial ou total serão zeradas.

- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

 

*Todas as informações a seguir estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

FICHAS DE AVALIAÇÃO

# Ficha de avaliação 1

Data da avaliação: 27/02/2024

Avaliado(a): Carolina

Sexo: feminino

Data de nascimento: 11/09/1997

Massa Corporal: 78kg

Estatura: 1,62m

Circunferência da Cintura: 96cm

 

Dobras cutâneas
  1° medida 2° medida 3° medida
Dobra cutânea do Peitoral: 15,5 mm 15,9 mm 15,7 mm
Dobra cutânea do Abdômen: 30,8 mm 34,1 mm 32,5 mm
Dobra cutânea do Tríceps: 26,9 mm 29,8 mm 28,4 mm
Dobra cutânea da Coxa: 26,1 mm 28,8 mm 27,5 mm
Dobra cutânea da Suprailíaca: 28,6 mm 31,7 mm 30,2 mm
Dobra cutânea da Axilar média: 18,6 mm 20,5 mm 19,6 mm
Dobra cutânea da Subescapular: 28,0 mm 30,9 mm 29,5 mm

 

# Ficha de avaliação 2

Data da avaliação: 27/02/2024

Avaliado(a): João

Sexo: masculino

Data de nascimento: 15/09/1986

Massa Corporal: 78kg

Estatura: 1,79m

Circunferência da Cintura: 86cm

 

Dobras cutâneas
  1° medida 2° medida 3° medida
Dobra cutânea do Peitoral: 5,0 mm 5,2 mm 4,7 mm
Dobra cutânea do Abdômen: 16,1 mm 16,9 mm 15,2 mm
Dobra cutânea do Tríceps: 9,5 mm 9,9 mm 9,3 mm
Dobra cutânea da Coxa: 18,2 mm 19,1 mm 18,1 mm
Dobra cutânea da Suprailíaca: 14,2 mm 14,9 mm 13,4 mm
Dobra cutânea da Axilar média: 9,0 mm 9,4 mm 9,2 mm
Dobra cutânea da Subescapular: 15,2 mm 15,9 mm 15,4 mm

 

 ATIVIDADE 1 – PROTOCOLO E PROCEDIMENTO DE COLETA DAS MEDIDAS

Quando aplicamos um teste devemos verificar, primeiramente, para qual população ele foi desenvolvido e, na sequência, respeitar e seguir as orientações dos protocolos, para que as medidas/resultados, forneçam informações confiáveis.

Nesse contexto, responda às questões a seguir:

 

1) Segundo o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da massa corporal?

 

2) De acordo com o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da estatura?

 

3) Conforme consta no material da disciplina, quais são as duas formas de se realizar a medida da circunferência da cintura?

 

4) A Figura 1 ilustra a localização de alguns dos pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas:

Figura 1 - Pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas

Fonte: o autor.

 

Considerando essa figura, de acordo com a identificação da localização, preencha o quadro a seguir com o nome da dobra cutânea:

 

Identificação da localização Nome da dobra cutânea
1  
2  
3  
4  
5  
6  
7  

 

 

5) De acordo com o material da disciplina, para a correta obtenção da medida das dobras cutâneas, é necessário seguir algumas normas. De acordo com o material, quais são essas normas?

 

ATIVIDADE 2 – ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

Considerando as informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 2 você estimará o percentual de gordura corporal, a massa gorda e a massa isenta de gordura da Carolina e do João. Atenção, para realizar essas estimativas, você deverá consultar o livro da disciplina.

Para responder a essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas.

 

1) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal da Carolina. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).

 

2) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal da Carolina. Utilize a fórmula de Siri (1961).

 

3) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura da Carolina.

 

4) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal do João. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).

 

5) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal do João. Utilize a fórmula de Siri (1961).

 

6) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura do João.

 

ATIVIDADE 3 – ANÁLISE DA AVALIAÇÃO

A partir das informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 3, você irá fazer algumas análises e inferências relacionadas a aspectos da saúde da Carolina e do João.

Para responder essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas:

 

1) Resultado e diagnóstico do IMC da Carolina.

 

2) Considere a medida da circunferência de cintura da Carolina. De acordo com as informações do livro da disciplina, ela está exposta a maiores riscos à saúde? Por quê?

 

3) Considere o percentual de gordura corporal da Carolina. De acordo a proposta de Heyward e Stolarczyk (2000), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dela?

 

4) Resultado e diagnóstico do IMC do João.

 

5) Considere a medida da circunferência de cintura do João. De acordo com as informações do livro da disciplina, ele está exposto a maiores riscos à saúde? Por quê?

 

6) Considere o percentual de gordura corporal do João. De acordo a proposta de Lohman, Houtkooper e Going (1997), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dele?

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Com base nessas informações, responda as perguntas abaixo (explique como chegou nos resultados): a) Qual o valor da amplitude total dos dados? b) O que sifgnifica a amplitute total de um conjunto de dados? c) Qual o valor do número de classes da tabela? d) Qual a amplite do intervalo da tabela?
06/06/2024
Integrare Academy

Com base nessas informações, responda as perguntas abaixo (explique como chegou nos resultados): a) Qual o valor da amplitude total dos dados? b) O que sifgnifica a amplitute total de um conjunto de dados? c) Qual o valor do número de classes da tabela? d) Qual a amplite do intervalo da tabela?

Jornada integrada por meio de conteúdos - Você já realizou uma jornada de compra integrada, na qual passou por diferentes canais para realizar a compra, sendo atraído por um conteúdo relevante? - O principal objetivo de todo conteúdo omnichannel é atender às necessidades dos clientes, a partir da produção de conteúdos úteis que sejam relevantes para o problema que cada um está resolvendo e com informações de fonte primária. Um exemplo disso são vídeos tutoriais que possam auxiliar os usuários em suas compras, dicas de como escolher um determinado produto ou mesmo uma simples mas útil explicação sobre as características dele.
02/05/2024
Integrare Academy

MAPA - MKT - OMNI CHANNEL E INBOUND MARKETING - 52_2024   Jornada integrada por meio de conteúdos   - Você já realizou uma jornada de compra integrada, na qual passou por diferentes canais para realizar a compra, sendo atraído por um conteúdo relevante?   - O principal objetivo de todo conteúdo omnichannel é atender […]

QUESTÃO 7 Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da política: palavra, história e desconfiança. Na primeira lição (palavra) o autor afirma que “Um dos textos mais evocados ao se tratar de política (e que busca chamar a atenção sobre a necessidade da política) é O analfabeto político, do teatrólogo alemão Bertolt Brecht (1898-1956)”. Na segunda lição, a história, outro autor que é muito citado ao se tratar da política é o filósofo italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527), principalmente o seu livro O príncipe, que “parece muito mais um livro de história do que dos famosos conselhos para os governantes, igual comumente é citado”. E na terceira lição a desconfiança: “Aprender política envolve muito mais que decifrar palavras, muito mais que recitar fatos históricos e suas datas. Falamos, aqui, da necessidade do homem refletir sobre os rumos de sua vida em sociedade, e não apenas confiar no que lhe é dito”. VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024. A partir do estudo da Unidade 1 – Política, do livro digital, leia as alternativas a seguir e assinale a opção correta. Alternativas  Alternativa 1 - Na unidade I, Valenciano (2024) cita que o radical da palavra política é provinda do latim politikos, que significa assuntos relacionados ao poder da palavra.  Alternativa 2 -  A política pode ser resumida como formada, somente, por grupos que possuem maior força para decisões aos interesses da população, por isso, é preciso confiar nesses grupos.  Alternativa 3 -  As cidades da Grécia e as cidades do Brasil possuem elementos díspares para conceituar o que é a política e seus resultados: religião, o indivíduo e disputas em torno do poder do governo.  Alternativa 4 - A contribuição de Maquiavel para o entendimento de política foi de suma importância e ocorreu por meio de sua obra O Príncipe. O autor examinou o Estado moderno pelas práticas adotadas pela classe política.  Alternativa 5 - É considerado o "artista da política" aquele que possui a habilidade de utilizar a palavra a seu favor: prometer benefícios à população como se fosse cumpri-los, manipular situações que, de alguma forma, contribua para privilégios e seu enriquecimento.
22/07/2024
Integrare Academy

  QUESTÃO 7 Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da política: palavra, história e desconfiança. Na primeira lição (palavra) o autor afirma que “Um dos textos mais evocados ao se tratar de política (e que busca chamar a atenção sobre a necessidade da política) é O analfabeto político, do […]

MAPA - ECOS - TÉCNICAS DE MAQUIAGEM, VISAGISMO E EMBELEZAMENTO PESSOAL - 53_2025
29/08/2025
Integrare Academy

MAPA - ECOS - TÉCNICAS DE MAQUIAGEM, VISAGISMO E EMBELEZAMENTO PESSOAL - 53_2025 Olá aluno (a), espero que esteja bem. Brm vindos (as) ao MAPA de  Técnicas de Maquiagem, Visagismo e Embelezamento Pessoal. Com esta atividade MAPA, da disciplina Técnicas de Maquiagem, Visagismo e Embelezamento Pessoal, nosso objetivo é contribuir com sua formação na área […]

MAPA - SER - FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL - 53_2024
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SER - FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL - 53_2024   A proatividade é um traço fundamental do assistente social, que não se limita a reagir às demandas, mas sim se antecipa às necessidades, buscando soluções preventivas e inovadoras. Sua atuação deve ser proativa, propositiva e transformadora. A competência propositiva diz respeito a criar […]

Nesta atividade você é o(a) engenheiro(a) responsável pela manutenção de uma  indústria e encontrará alguns cenários onde necessitará aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de ciência dos materiais e na disciplina de materiais de construção mecânica.
07/05/2024
Integrare Academy

Nesta atividade você é o(a) engenheiro(a) responsável pela manutenção de uma  indústria e encontrará alguns cenários onde necessitará aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de ciência dos materiais e na disciplina de materiais de construção mecânica. Nesta indústria uma nova máquina inicia sua operação, e nos primeiros minutos ela para sua operação devido ao rompimento […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp