• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

51/2024 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - MAPA

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 51/2024

A antropometria compreende o estudo das características mensuráveis do corpo humano. Assim, ela mede e avalia as características da forma e da composição do corpo dos seres humanos. No cenário da educação física, podemos fazer uso da antropometria para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de exercícios físicos. Nesse contexto, frequentemente avaliamos: a massa corporal, a estatura, os comprimentos e perímetros dos segmentos, bem como as dobras cutâneas e a densidade corporal.

Fonte: BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e avaliação em educação física. Maringá: UniCesumar, 2019.

 

Uma vez que a antropometria é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de exercícios físicos,nesta atividade MAPA suponha que você foi convidado a estagiar em uma academia e uma das primeiras atividades foi acompanhar seu professor supervisor em duas avaliações físicas.

 

Para auxiliar o professor, ele lhe entregou um arquivo contendo 3 tarefas, com alguns registros dessas avaliações para que sejam feitas as devidas análises, bem como algumas perguntas para ele testar seus conhecimentos. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Assim, siga as orientações a seguir:

 

Orientações para a realização da atividade

- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina.

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.

- Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).

 

Orientações gerais

 - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

- Cópias parcial ou total serão zeradas.

- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

 

*Todas as informações a seguir estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

FICHAS DE AVALIAÇÃO

# Ficha de avaliação 1

Data da avaliação: 27/02/2024

Avaliado(a): Carolina

Sexo: feminino

Data de nascimento: 11/09/1997

Massa Corporal: 78kg

Estatura: 1,62m

Circunferência da Cintura: 96cm

 

Dobras cutâneas
  1° medida 2° medida 3° medida
Dobra cutânea do Peitoral: 15,5 mm 15,9 mm 15,7 mm
Dobra cutânea do Abdômen: 30,8 mm 34,1 mm 32,5 mm
Dobra cutânea do Tríceps: 26,9 mm 29,8 mm 28,4 mm
Dobra cutânea da Coxa: 26,1 mm 28,8 mm 27,5 mm
Dobra cutânea da Suprailíaca: 28,6 mm 31,7 mm 30,2 mm
Dobra cutânea da Axilar média: 18,6 mm 20,5 mm 19,6 mm
Dobra cutânea da Subescapular: 28,0 mm 30,9 mm 29,5 mm

 

# Ficha de avaliação 2

Data da avaliação: 27/02/2024

Avaliado(a): João

Sexo: masculino

Data de nascimento: 15/09/1986

Massa Corporal: 78kg

Estatura: 1,79m

Circunferência da Cintura: 86cm

 

Dobras cutâneas
  1° medida 2° medida 3° medida
Dobra cutânea do Peitoral: 5,0 mm 5,2 mm 4,7 mm
Dobra cutânea do Abdômen: 16,1 mm 16,9 mm 15,2 mm
Dobra cutânea do Tríceps: 9,5 mm 9,9 mm 9,3 mm
Dobra cutânea da Coxa: 18,2 mm 19,1 mm 18,1 mm
Dobra cutânea da Suprailíaca: 14,2 mm 14,9 mm 13,4 mm
Dobra cutânea da Axilar média: 9,0 mm 9,4 mm 9,2 mm
Dobra cutânea da Subescapular: 15,2 mm 15,9 mm 15,4 mm

 

 ATIVIDADE 1 – PROTOCOLO E PROCEDIMENTO DE COLETA DAS MEDIDAS

Quando aplicamos um teste devemos verificar, primeiramente, para qual população ele foi desenvolvido e, na sequência, respeitar e seguir as orientações dos protocolos, para que as medidas/resultados, forneçam informações confiáveis.

Nesse contexto, responda às questões a seguir:

 

1) Segundo o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da massa corporal?

 

2) De acordo com o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da estatura?

 

3) Conforme consta no material da disciplina, quais são as duas formas de se realizar a medida da circunferência da cintura?

 

4) A Figura 1 ilustra a localização de alguns dos pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas:

Figura 1 - Pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas

Fonte: o autor.

 

Considerando essa figura, de acordo com a identificação da localização, preencha o quadro a seguir com o nome da dobra cutânea:

 

Identificação da localização Nome da dobra cutânea
1  
2  
3  
4  
5  
6  
7  

 

 

5) De acordo com o material da disciplina, para a correta obtenção da medida das dobras cutâneas, é necessário seguir algumas normas. De acordo com o material, quais são essas normas?

 

ATIVIDADE 2 – ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

Considerando as informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 2 você estimará o percentual de gordura corporal, a massa gorda e a massa isenta de gordura da Carolina e do João. Atenção, para realizar essas estimativas, você deverá consultar o livro da disciplina.

Para responder a essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas.

 

1) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal da Carolina. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).

 

2) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal da Carolina. Utilize a fórmula de Siri (1961).

 

3) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura da Carolina.

 

4) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal do João. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).

 

5) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal do João. Utilize a fórmula de Siri (1961).

 

6) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura do João.

 

ATIVIDADE 3 – ANÁLISE DA AVALIAÇÃO

A partir das informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 3, você irá fazer algumas análises e inferências relacionadas a aspectos da saúde da Carolina e do João.

Para responder essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas:

 

1) Resultado e diagnóstico do IMC da Carolina.

 

2) Considere a medida da circunferência de cintura da Carolina. De acordo com as informações do livro da disciplina, ela está exposta a maiores riscos à saúde? Por quê?

 

3) Considere o percentual de gordura corporal da Carolina. De acordo a proposta de Heyward e Stolarczyk (2000), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dela?

 

4) Resultado e diagnóstico do IMC do João.

 

5) Considere a medida da circunferência de cintura do João. De acordo com as informações do livro da disciplina, ele está exposto a maiores riscos à saúde? Por quê?

 

6) Considere o percentual de gordura corporal do João. De acordo a proposta de Lohman, Houtkooper e Going (1997), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dele?

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

QUESTÃO 1 Suponha que você seja o engenheiro responsável pela manutenção em uma indústria e precise fazer a avaliação de uma peça que estava submetida à uma carga de tração, e como responsável pela análise você deverá analisar o comportamento do material que falhou e identificar um possível substituto. Como você não tem a especificação daquele material, você decide então realizar um ensaio de tração com um corpo de prova de mesmo material. Após o teste realizado, o perfil do comportamento do gráfico tensão-deformação é conforme mostrado na figura a seguir:
07/05/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS - 52_2024   ATIVIDADES DE ESTUDO 1 – MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS   ​Instruções: - Esta é uma atividade de entrega INDIVIDUAL. - Trabalhos com cópias indevidas integrais ou parciais de outros alunos ou da Internet terão desconto na nota final. - ​A sua resolução deve […]

O que é patrimônio? São todos os bens, materiais e imateriais, naturais ou construídos, que uma pessoa ou um povo possui ou consegue acumular.
07/10/2024
Integrare Academy

Sobre os patrimônios, considere os materiais a seguir:   Texto 1: O que é patrimônio? São todos os bens, materiais e imateriais, naturais ou construídos, que uma pessoa ou um povo possui ou consegue acumular. O que é patrimônio cultural? É o conjunto de bens, de natureza material e/ou imaterial, que guarda em si referências […]

3) Se tinha a intenção de colocar uma placa de locação no imóvel para garantir a continuidade do recebimento do aluguel, de acordo com a lei, qual atitude Maria Tereza deveria ter tomado?
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GIMOB - DIREITO E LEGISLAÇÃO IMOBILIÁRIA - 53_2024   Estimado estudante! A atividade MAPA tem como principal objetivo lhe proporcionar a experiência da imersão no universo do Direito e Legislação Imobiliária. Fica muito mais fácil compreender a aplicabilidade das leis e normas quando podemos relacioná-las com situações do dia a dia.  Em outras […]

Na cidade de São Paulo havia uma empresa chamada Global Import & Export, especializada em negociações comerciais internacionais. Um dia, o CEO , Sr. Rodrigues, recebeu uma proposta de um cliente alemão para uma grande encomenda de produtos alimentícios, especificamente relacionada com grãos. Animado com a oportunidade de expandir seus negócios, ele começou a discutir os detalhes da transação com a empresa estrangeira, a fim de alinhar suas necessidades com as dos interessados, visando uma parceria duradoura.
18/07/2024
Integrare Academy

    Na cidade de São Paulo havia uma empresa chamada Global Import & Export, especializada em negociações comerciais internacionais. Um dia, o CEO , Sr. Rodrigues, recebeu uma proposta de um cliente alemão para uma grande encomenda de produtos alimentícios, especificamente relacionada com grãos. Animado com a oportunidade de expandir seus negócios, ele começou […]

Isto posto, após a leitura do material didático, o acompanhamento das aulas conceituais e suas reflexões, assista o filme e responda as seguintes questões: Sabendo que os negros não foram socialmente integrados na sociedade de classes brasileira, como as cenas exemplificam a perspectiva social sobre os negros no Brasil? Tendo em vista a preocupação da Antropologia e da Sociologia com a sociabilidade, como o retrato negativo do assistencialismo pode contribuir à formação de um assistente social?
03/05/2024
Integrare Academy

Isto posto, após a leitura do material didático, o acompanhamento das aulas conceituais e suas reflexões, assista o filme e responda as seguintes questões: Sabendo que os negros não foram socialmente integrados na sociedade de classes brasileira, como as cenas exemplificam a perspectiva social sobre os negros no Brasil? Tendo em vista a preocupação da […]

O Jornalismo de Dados é uma prática jornalística cada vez mais comum, que se baseia na coleta de um grande volume de dados que são organizados, analisados e apresentados ao leitor de uma forma didática
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - JOR - NARRATIVAS, GÊNEROS E FORMATOS JORNALÍSTICOS - 53_2024   Olá, estudante! Chegou o momento do MAPA da disciplina. Comece lendo o texto a seguir:   G1 recebe Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria investigação   Reportagem sobre abortos legais no Brasil, publicada em junho, foi premiada neste domingo […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp