ATIVIDADE 1 - FSCE - FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA I - 51/2023
QUESTÃO 1
Considere a seguinte situação fictícia:
A política constitui uma questão fundamental de debate na perspectiva da pós-modernidade, tanto que o jovem Miguel, que tem a profissão contemporânea de cientista político, está sempre sanando as dúvidas de seus pais, familiares e amigos sobre o sistema eleitoral, os candidatos e suas propostas. Na última conversa que tiveram entre si, ele explicou sobre a diferença existente entre as funções de chefe de Estado e de governo e quem exerce cada uma delas.
A respeito desses conceitos e de termos correlatos, leia a unidade I do Livro Digital e assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Em sucinta diferenciação, o chefe de governo executa e administra as ações da nação enquanto o chefe de Estado representa o país diplomaticamente.
Alternativa 2:
A figura do Presidente da República centraliza a sua atenção na organização do parlamento e na harmônica separação entre os poderes legislativo e judiciário.
Alternativa 3:
Obrigatoriamente o chefe de Estado e de Governo devem ser a mesma pessoa, no caso, o Presidente da República, uma vez que é ele quem cria e executa o poder judiciário.
Alternativa 4:
A atividade legal do Parlamentarismo é dupla: criar leis para o Estado ao mesmo tempo em que fiscaliza as ações propostas por prefeitos e vereadores na bancada do Congresso Nacional.
Alternativa 5:
Na época em que a profissão de cientista político passava a ser vista como ciência, a obra magna de Maquiavel, intitulada O príncipe, propôs a divisão tripartida entre os três poderes, a citar Legislativo, Executivo e Judiciário.
QUESTÃO 2
Considere a seguinte situação fictícia:
Uma escola estadual do interior de São Paulo promove a escolha de líderes de sala para serem os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, bem como articuladores e propositores de melhorias para o ambiente na unidade de ensino. A proposta desenvolvida pela escola permite a participação de qualquer aluno como candidato, e tem o intuito de contribuir para uma gestão democrática e participativa na qual haja a escolha do líder por meio da votação. Entre as atividades do Plano de Ação do líder estão: manter contato com os demais líderes de classe, buscar a opinião dos integrantes da sala, troca de experiências com os demais líderes, propor e participar de reuniões, apresentar debates sobre questões sociais que provoquem a reflexão e contribuam para a diminuição do preconceito, além de demonstrar persistência e proatividade.
Com base na relação da situação hipotética com os conhecimentos abordados na Unidade 1 do livro da disciplina, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
O caso explicita que somente o aluno mais inteligente de cada turma pode concorrer a líder de sala.
Alternativa 2:
Na situação fictícia, a gestão democrática e participativa é uma questão excluída, pois apresenta pontos insignificantes na escolha de um líder.
Alternativa 3:
O caso deixa evidente que a escolha do líder de classe na escola municipal ocorre por meio da imposição, negando o direito de escolha aos estudantes.
Alternativa 4:
O líder deve ser autossuficiente, manipulador, desenvolver seu trabalho a partir de sua opinião e conhecimento, desconsiderando sugestões dos demais.
Alternativa 5:
Dentre as ações de um líder de classe está a promoção de debates sobre questões sociais, com o intuito de diminuir as diversas formas de preconceito na unidade escolar.
QUESTÃO 3
Considere a seguinte situação fictícia.
Os candidatos aos cargos públicos podem se valer do horário político obrigatório na televisão e no rádio para expor suas propostas. O casal Carlos e Helena acompanhou, diariamente, a fala dos candidatos e questões discutidas, tais como presidencialismo, parlamentarismo e semipresidencialismo, suscitaram inúmeros questionamentos em D. Helena. Para sanar algumas dessas dúvidas, seu esposo, Sr. Carlos, fez uma pesquisa séria e apresentou a ela, que com muita atenção, anotou todas as informações.
A respeito desses conceitos, de termos correlatos e temática abordada na Unidade 1 do Livro Digital, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O presidente é uma figura que centra a sua atenção na organização do parlamento e na harmônica separação entre os poderes legislativo e judiciário.
Alternativa 2:
Em sucinta diferenciação, o chefe do Estado representa o país diplomaticamente, enquanto o chefe de governo executa e administra as ações da nação.
Alternativa 3:
O chefe de Estado e de Governo devem ser, obrigatoriamente, a mesma pessoa, neste caso, o Presidente, uma vez que é ele quem cria e executa as políticas públicas.
Alternativa 4:
O parlamentarismo possui um Congresso Nacional cuja atividade legal é dupla: criar leis para o Estado ao mesmo tempo em que fiscaliza as ações propostas por prefeitos e vereadores.
Alternativa 5:
A divisão tripartida entre os três poderes, a citar Legislativo, Executivo e Judiciário, foi proposta por Maquiavel em sua obra magna O Príncipe, leitura obrigatória àqueles que enveredam pela carreira política.
QUESTÃO 4
A divisão do poder é um conceito geral do Direito Constitucional, um campo do conhecimento destinado a estudar e desenvolver teorias voltadas às constituições dos países, aprimorando cada vez mais estas que são os princípios gerais de cada Estado. Como dito, os Estados são personalidades jurídicas e a lei que dá a “cara do Estado” é a constituição. No Brasil a última promulgada é de 1988, com diversas pequenas reformas ao longo dos anos, mas que não muda seu jeito de ser. Esta divisão “partida” do poder foi proposta por alguns autores, como Aristóteles, John Locke e Jacques Rousseau. Contudo, o consagrado com o conceito foi Montesquieu (1689-1755), que era defensor da ideia de separar as atribuições do poder em três funções.
Fonte: VALENCIANO, T. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Maringá: UniCesumar, 2023.
Com base no fragmento exposto e na leitura da Unidade 1 do livro da disciplina, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A função típica do poder judiciário é legislar.
Alternativa 2:
A função atípica do poder executivo é executar.
Alternativa 3:
O poder legislativo tem sua função típica de legislar.
Alternativa 4:
O poder legislativo é destinado à revisão das normas jurídicas, no intuito de garantir a justiça, analisando disputas entre as pessoas, por exemplo.
Alternativa 5:
O poder judiciário é destinado à elaboração de leis que vão regular a vida em sociedade, além da fiscalização sobre atos praticados pelo poder executivo.
QUESTÃO 5
O horário político obrigatório suscitou inúmeros questionamentos em D. Matilde, 70 anos. Ela acompanhou, diariamente, o pronunciamento dos candidatos e questões discutidas, tais como presidencialismo e parlamentarismo, lhe chamaram a atenção. Para solucionar algumas dessas dúvidas, seu neto, Gustavo, 18 anos, fez uma pesquisa séria e apresentou à avó que, com muita atenção, anotou todas as informações.
A respeito desses conceitos e de termos correlatos, leia a Unidade 1, do Material Digital, e assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Em sucinta diferenciação, o chefe do Estado representa o país diplomaticamente, enquanto o chefe de governo executa e administra as ações da nação.
Alternativa 2:
O presidente é uma figura que centra a sua atenção na organização do parlamento e na harmônica separação entre os poderes legislativo e judiciário.
Alternativa 3:
O chefe de Estado e de Governo devem ser, obrigatoriamente, a mesma pessoa, neste caso, o Presidente, uma vez que é ele quem cria e executa as políticas públicas.
Alternativa 4:
O parlamentarismo possui um Congresso Nacional cuja atividade legal é dupla: criar leis para o Estado ao mesmo tempo em que fiscaliza as ações propostas por prefeitos e vereadores.
Alternativa 5:
A divisão tripartida entre os três poderes, a citar Legislativo, Executivo e Judiciário, foi proposta por Maquiavel em sua obra magna O príncipe, leitura obrigatória àqueles que enveredam pela carreira política.
QUESTÃO 6
A política é tratada como ciência, isto é, um campo específico do conhecimento direcionado à pesquisa e ao ensino sobre as maneiras de como a política se consolidou ao longo dos anos. Segundo o epistemólogo (aquele que estuda como o conhecimento é produzido) Gilles Gaston Granger, a ciência é “uma fonte sistematicamente organizada do pensamento objetivo”.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.
Com base no estudo da Unidade 1, do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir.
- Para a realização da política é necessário pensar e agir, dessa forma, pensamento e razão são importantes à ação política para alcançar os resultados esperados.
- Um cientista político realiza muitos estudos por meio de pesquisas e leitura de diversos materiais, fortalecendo seu pensamento para que possa pôr em prática a ciência política.
III. A ciência política tenta explicar, sem sucesso, como a política acontece nos mais diversos espaços da sociedade, no entanto, é impossibilitada devido a sua característica extremamente complexa.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II, III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
QUESTÃO 7
Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da política: palavra, história e desconfiança. Na primeira lição (palavra) o autor afirma que “Um dos textos mais evocados ao se tratar de política (e que busca chamar a atenção sobre a necessidade da política) é O analfabeto político, do teatrólogo alemão Bertolt Brecht (1898-1956)”. Na segunda lição, a história, outro autor que é muito citado ao se tratar da política é o filósofo italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527), principalmente o seu livro O príncipe, que “parece muito mais um livro de história do que dos famosos conselhos para os governantes, igual comumente é citado”. E na terceira lição a desconfiança: “Aprender política envolve muito mais que decifrar palavras, muito mais que recitar fatos históricos e suas datas. Falamos, aqui, da necessidade do homem refletir sobre os rumos de sua vida em sociedade, e não apenas confiar no que lhe é dito”.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.
A partir do estudo da Unidade 1 – Política, do livro digital, leia as alternativas a seguir e assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Na unidade I, Valenciano (2024) cita que o radical da palavra política é provinda do latim politikos, que significa assuntos relacionados ao poder da palavra.
Alternativa 2:
A política pode ser resumida como formada, somente, por grupos que possuem maior força para decisões aos interesses da população, por isso, é preciso confiar nesses grupos.
Alternativa 3:
As cidades da Grécia e as cidades do Brasil possuem elementos díspares para conceituar o que é a política e seus resultados: religião, o indivíduo e disputas em torno do poder do governo.
Alternativa 4:
A contribuição de Maquiavel para o entendimento de política foi de suma importância e ocorreu por meio de sua obra O Príncipe. O autor examinou o Estado moderno pelas práticas adotadas pela classe política.
Alternativa 5:
É considerado o "artista da política" aquele que possui a habilidade de utilizar a palavra a seu favor: prometer benefícios à população como se fosse cumpri-los, manipular situações que, de alguma forma, contribua para privilégios e seu enriquecimento.
QUESTÃO 8
Leia o texto.
O presidencialismo é mais comum no Brasil – seja no governo ou nas instituições, as pessoas procuram o presidente, no sentido de que ele resolva os problemas. É comum que a política nacional seja discutida em torno do Presidente da República. A mesma situação acontece nas instituições: o cargo de Presidente é o mais cobiçado e sob ele recai a representação do organismo. Contudo, no que consiste o presidencialismo? Ora, a resposta praticamente foi dada: é um sistema de governo em que há uma pessoa exercendo o poder, por tempo determinado, exercendo as funções de chefe de Estado e de governo.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.
A partir da leitura do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- As pessoas procuram o presidente com o objetivo de que ele impeça a solução dos problemas.
PORQUE
- No Brasil, a política nacional e institucional gira em torno do presidente da República, o cargo de presidente é muito cobiçado, pois representa o organismo como um todo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 9
Leia o texto.
No Brasil, o voto é uma obrigação legal atribuída àqueles com idade superior a 18 anos, sendo facultativo aos analfabetos e às pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou superior a 70 anos.
A taxa de abstenção corresponde ao número de eleitores que, tendo o direito ao voto, não comparecem às zonas eleitorais. É importante lembrar, aqui, que votos brancos e nulos não são contabilizados como abstenção, já que, para escolher uma dessas opções, deve-se comparecer à urna.
O voto é a forma mais popular de participação política em um país democrático. É por meio dele que os cidadãos legitimam aqueles que os representam em um governo e, por isso, uma alta taxa de abstenção é fator preocupante que deve ser analisado com afinco.
Politize. Abstenção nas eleições. Disponível em: https://www.politize.com.br/abstencao-nas-eleicoes/. Acesso em: 29 jan. 2024 (adaptado).
A partir da leitura do texto sobre o voto e sua importância na participação política, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O voto é uma obrigação legal para os cidadãos com idade superior a 18 anos no Brasil, mas é facultativo para os analfabetos, bem como para pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou superior a 70 anos.
PORQUE
- A abstenção eleitoral, que corresponde ao número de eleitores que não comparecem às zonas eleitorais, é um fator preocupante, pois demonstra uma possível falta de engajamento político e participação democrática.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 10
Comumente, o cidadão tem dificuldade para compreender o cotidiano da política, isto é, quais são as ações rotineiras que vão influenciar a vida das pessoas, como o valor dos impostos, a contrapartida do Estado em realizar obras e aperfeiçoamentos na administração pública, o preço do combustível, do arroz, do feijão, da água, entre outros. Tudo isto fica ainda mais complicado quando falamos de corrupção, desvios de verbas públicas e a possível “mordomia” que os políticos brasileiros, em geral, têm.
VALENCIANO, T. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Maringá: UniCesumar, 2024.
A partir da leitura do excerto e dos conhecimentos apresentados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A questão da "mordomia" dos políticos pode colocar em evidência a corrupção, que assola o Brasil e o mundo, esse mal aumenta o desencanto de muitos cidadãos com a política.
PORQUE
- A política é um fenômeno cujo único objetivo é promover a correta destinação dos recursos privados com a finalidade de colocar todos os cidadãos em nível de igualdade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.