• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

3. Intervenções neuropsicopedagógicas: Proponha estratégias baseadas nos conhecimentos da neuropsicopedagogia para melhorar a atenção, memória e outras funções cognitivas de Julia,

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PSICO - NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO - 53_2024

 

Para Lev Vygotsky, o Homem, na Teoria Histórico-Cultural, é um ser biológico que, por meio de suas interações com o meio e com outros Homens, desenvolve suas funções mentais, tornando-as sofisticadas e se desenvolvendo (Ivic, 2010). Mas como esse conhecimento pode ajudar um psicopedagogo no processo de intervenção?

 

Todas as funções psicológicas superiores estão intrinsicamente ligadas. Ao passo que uma é desenvolvida, as demais também são. Esse ciclo gera uma transformação do que é biológico no Homem em aspectos sócio-históricos, visto que “as funções psicológicas superiores que, no plano sensorial de reflexos, são, biologicamente, naturais, rudimentares e inatas, tornam-se sofisticadas e evoluídas em relação aos demais animais devido aos estímulos e aprendizagens que adquirimos em contato com o outro e com o ambiente humanizador” (Cordeiro, 2020, p.).

 

Vejamos o caso a seguir:

 

Julia é uma menina de 8 anos que frequenta o terceiro ano do Ensino Fundamental. Ela apresenta dificuldades significativas na leitura e na escrita, além de problemas para manter a atenção nas atividades escolares. Seus pais e professores estão preocupados, pois, apesar dos esforços em sala de aula e do apoio oferecido em casa, Julia não está progredindo conforme o esperado. A situação tem gerado frustração e baixa autoestima na criança, que muitas vezes evita participar das atividades e demonstra desinteresse pela escola.

 

Fonte: Elaborada pela professora, 2024.

 

Considerando que na teoria vygotskyana, todo sujeito possui conhecimentos prévios e, a partir deles e com realização de novas atividades o Nível de Desenvolvimento Real aumenta, elevando o Nível Potencial, podemos refletir sobre a relação entre aprendizagem e desenvolvimento, que para a teoria Histórico-Cultural ocorre de forma interdependente, em que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento (Vygotsky, 1991).

 

Pensando no exposto, a partir da Teoria Histórico-Cultural e nos conhecimentos da Neuropsicopedagogia, sua ação nesta atividade será elaborar um plano de intervenção para ajudar Julia a superar suas dificuldades escolares. Em sua resposta, aborde os seguintes aspectos:

 

  1. A importância do contexto social e cultural no desenvolvimento da criança: Explique brevemente como o ambiente familiar ou escolar de Julia pode estar influenciando seu aprendizado e como os aspectos sociais e culturais devem ser considerados na intervenção.
  2. A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Descreva como você, enquanto psicopedagogo, poderia atuar na ZDP para criar atividades desafiadoras, mas acessíveis para Julia, promovendo seu desenvolvimento cognitivo.
  3. Intervenções neuropsicopedagógicas: Proponha estratégias baseadas nos conhecimentos da neuropsicopedagogia para melhorar a atenção, memória e outras funções cognitivas de Julia, ajudando-a a superar suas dificuldades de leitura e escrita.

 

Você pode utilizar autores para fundamentar seu plano, citando-os de forma indireta, ou seja, com suas palavras. Caso isso ocorra, precisará referenciar, ao final do texto, as fontes conforme a ABNT.

 

Mínimo de uma e máximo de duas páginas, contando as referências.

 

REFERÊNCIAS

CORDEIRO, S. M. N. Neuropsicopedagogia aplicada ao processo diagnóstico. Maringá: UniCesumar, 2020.
IVIC, I. Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Massangana, 2010. Disponível em: https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4685.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na Idade Escolar. In: VYGOTSKY, L. S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ATENÇÂO: siga todos os passos descritos e assista ao vídeo de orientação que deixei gravado para você.
- Cópias de colegas ou de outros autores não serão aceitas.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Fórum Momento tira dúvidas"

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade Instruções: 1. Assista ao Vídeo Explicativo da Atividade M.A.P.A para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso se dá pelo item "AULAS AO VIVO/ VÍDEOS EXPLICATIVOS"; 2. Baixe o arquivo "Formulário MAPA - Custos", disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha os campos solicitados, respondendo as questões elencadas; 3. Antes de enviar sua atividade, faça uma revisão de seus cálculos e certifique-se de que respondeu a todos os comandos solicitados; ​ 4. Após revisar, salve o arquivo preenchido em seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente em “Finalizar o questionário”; 5. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente; 6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação; 7. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação de forma satisfatória; 8. Atente-se ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
30/04/2024
Integrare Academy

  TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade       Instruções:   Assista ao Vídeo Explicativo da Atividade M.A.P.A para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso se dá pelo item "AULAS AO VIVO/ VÍDEOS EXPLICATIVOS"; Baixe o arquivo "Formulário MAPA - Custos", disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha os campos solicitados, respondendo as […]

Gestão de risco é a aplicação sistêmica e contínua de iniciativas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana,
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SPUB - VIGILÂNCIA SANITÁRIA - 53_2024   Olá, acadêmico!   A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo nos conteúdos estudados, no que tange a compreensão dos riscos à saúde que são controlados pela vigilância sanitária.   […]

RESPONDA: a) Supondo que você não tem um equipamento disponível para medir o pH, o pHmêtro, e necessita encontrar o valor de pH de uma solução aquosa de HCl, calcule a concentração molar (mol/L) do ácido e o pH, mostre o passo a passo dos cálculos. Considere que a solução foi preparada da seguinte maneira: - Massa de HCl: 1,40 g do ácido - Volume total da solução: 600 mL A Massa Molar do HCl é igual a 36,5 g/mol.
22/07/2024
Integrare Academy

    RESPONDA: a) Supondo que você não tem um equipamento disponível para medir o pH, o pHmêtro, e necessita encontrar o valor de pH de uma solução aquosa de HCl, calcule a concentração molar (mol/L) do ácido e o pH, mostre o passo a passo dos cálculos. Considere que a solução foi preparada da […]

O planejamento de marketing é uma importante ferramenta de gestão de marketing, pois tem
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MKT - NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM MARKETING - 53_2024   O planejamento de marketing é uma importante ferramenta de gestão de marketing, pois tem a função de orientar as estratégias e ações da área para que cumpra seus objetivos de maneira eficiente e contribua para o crescimento da empresa. Como ferramenta […]

No canto superior direito da página de entrada do Atlas, há o MENU; clique nele, escolha o tópico Práticas e experimentação e clique, digite seu login e senha ou use a palavra visitante para ambos. Você pode (aconselho que faça) assistir à breve introdução e ao tutorial, para então entrar no Laboratório Virtual de Química da Unicesumar; ou clique em entrar direto, no canto superior direito. Encontre a prática de Titulação ácido-base, na qual a pureza da soda comercial é determinada, clique e assista. Preste atenção e vá respondendo às perguntas feitas em cada etapa. Fazer isso, além de possibilitar a resolução desse MAPA, ajuda você em seus estudos, pois se você acertar a resposta, pode continuar assistindo à experimentação; mas se errar, é direcionado a um outro vídeo, que explica o porquê de aquela resposta ser incorreta.
22/07/2024
Integrare Academy

  No canto superior direito da página de entrada do Atlas, há o MENU; clique nele, escolha o tópico Práticas e experimentação e clique, digite seu login e senha ou use a palavra visitante para ambos. Você pode (aconselho que faça) assistir à breve introdução e ao tutorial, para então entrar no Laboratório Virtual de […]

bem como acompanhar variações dos indicadores de saúde de morbidade e mortalidade ao longo do tempo, o gestor otimiza a administração dos recursos da instituição de saúde, com base no contexto
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GH - EPIDEMIOLOGIA - 53_2024   Olá, estudante!   A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo nos conteúdos estudados, no que tange à compreensão de conceitos epidemiológicos importantes.   Durante nossa disciplina, percebemos que a epidemiologia […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp