• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

3. Descubra quais são os destinos dados a esses produtos. Converse com os funcionários do estabelecimento para saber o que acontece com os produtos hortifrutigranjeiros que não são vendidos.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - AGRO - COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS - 53_2024

 

Contextualização da Atividade Mapa

Desperdício Alimentar: Um Desafio Global que Exige Ação!

Imagine um mundo onde mais de 1 bilhão de refeições são jogadas fora todos os dias, enquanto milhões de pessoas passam fome. Essa é a triste realidade revelada no último relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) sobre o Índice de Desperdício de Alimentos da ONU.

Em 2022, enquanto 783 milhões de pessoas enfrentavam a fome e um terço da humanidade vivia com insegurança alimentar, os domicílios em todo o planeta desperdiçaram mais de 1 bilhão de refeições por dia. Esse número alarmante representa um enorme desafio para a segurança alimentar global e para a sustentabilidade do nosso planeta.

Mas como podemos combater esse problema? A resposta está em nossas mãos! Como futuros profissionais do agronegócio, vocês têm um papel fundamental a desempenhar na busca por soluções para o desperdício de alimentos.

 

Aqui estão algumas ações que você pode tomar:

 

Conscientize-se do problema: O primeiro passo para resolver qualquer problema é entender sua magnitude. Leia sobre o desperdício de alimentos e compartilhe essa informação com seus amigos e familiares.

Planeje suas compras: Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado e evite comprar mais do que você precisa.

Armazene os alimentos corretamente: Aprenda como armazenar diferentes tipos de alimentos para prolongar sua vida útil.

Cozinhe apenas o que você vai comer: Planeje suas refeições com antecedência e cozinhe apenas a quantidade de comida que você e sua família vão consumir.

Aproveite as sobras: Seja criativo e transforme as sobras em novas receitas.

Doe alimentos para quem precisa: Existem diversas instituições que aceitam doações de alimentos. Você também pode doar alimentos para seus vizinhos ou amigos que estejam em necessidade.

Recursos adicionais:

FAO - Índice de Desperdício de Alimentos: https://openknowledge.fao.org/

EMBRAPA - Desperdício de Alimentos: https://www.embrapa.br/tema-perdas-e-...

WWF Brasil - Desperdício de Alimentos: https://www.wwf.org.br/?54542/Desperd...

 

Desperdício Alimentar: Uma Investigação em Seu Supermercado!

Introdução:

O desperdício de alimentos é um problema global que afeta a todos nós. Milhões de toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, enquanto milhões de pessoas passam fome. Como futuros profissionais do agronegócio, vocês têm um papel crucial na busca por soluções para esse problema.

Sua Missão:

Nesta atividade, você será um investigador do desperdício de alimentos! 

  

Seu objetivo é visitar um supermercado ou outro estabelecimento comercial em sua cidade e realizar um levantamento sobre como o desperdício de alimentos é tratado lá.

 

Desafio da atividade MAPA:

  

  1. Visite um supermercado ou estabelecimento comercial em sua cidade.

 

  1. Identifique os 3 produtos hortifrutigranjeiros com o maior índice de perda.

Observe as prateleiras e identifique quais produtos hortifrutigranjeiros apresentam maior quantidade de itens danificados, amassados ou com aparência ruim.

Anote os nomes desses 3 produtos.

 

  1. Descubra quais são os destinos dados a esses produtos.

Converse com os funcionários do estabelecimento para saber o que acontece com os produtos hortifrutigranjeiros que não são vendidos.

Eles são descartados? Doados? Vendidos a preços reduzidos?

Anote as informações obtidas.

 

  1. Investigue se o estabelecimento possui algum programa para evitar o desperdício.

Verifique se o supermercado ou estabelecimento possui iniciativas para reduzir o desperdício de alimentos, como: Promoções para produtos próximos ao vencimento; Doações para instituições de caridade; Venda de produtos "imperfeitos" a preços reduzidos; Compostagem de resíduos orgânicos;

Anote se encontrou algum programa e quais são suas características.

 

  1. Registre suas descobertas.

Utilize o formulário padrão para registrar todas as informações que você coletou durante a investigação. Tire fotos (se possível) para ilustrar suas anotações.

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

- Acesse ao Vídeo Explicativo sobre a realização da atividade MAPA, que está no Fórum – vídeos explicativos.

- A resposta desta atividade deverá ser realizada no Formulário Padrão MAPA, o qual está disponível no ícone Material da Disciplina. Abra essa ferramenta, baixe o arquivo, salve em seu computador, para responder diretamente nele, e lembre-se de clicar em "salvar" sempre que fizer alguma edição em seu arquivo.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fonte; portanto, não deixe de referenciar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT, mesmo que sua fonte de pesquisa seja o livro da disciplina.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

a) Qual a definição de cultura segundo Geertz? Explique com suas próprias palavras. Como você
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2024 Em sua obra "A Interpretação das Culturas", o antropólogo Clifford Geertz explana a dificuldade de delimitar o conceito de cultura, devido a isso o autor explica que "de qualquer forma, o conceito de cultura ao qual eu me atenho não possui referentes múltiplos nem qualquer ambiguidade fora […]

O Laboratório de Microbiologia tem como objetivo, não apenas apontar o patógeno responsável por uma determinada infecção, mas também indicar qual o perfil de resistência dos microrganismos isolados na sua rotina, possibilitando a indicação de tratamentos mais adequados, diminuindo assim a morbimortalidade de pacientes críticos. Os laudos liberados pelo microbiologista afetam diretamente o tratamento dos pacientes. Os médicos, preocupados com o prognóstico, pressionam constantemente o laboratório em busca dos resultados. Então, não basta conhecer a microbiologia superficialmente para desempenhar um bom trabalho, é preciso estudo constante e busca diária por fontes de referência para agregar na sua rotina diagnóstica.
17/07/2024
Integrare Academy

O Laboratório de Microbiologia tem como objetivo, não apenas apontar o patógeno responsável por uma determinada infecção, mas também indicar qual o perfil de resistência dos microrganismos isolados na sua rotina, possibilitando a indicação de tratamentos mais adequados, diminuindo assim a morbimortalidade de pacientes críticos. Os laudos liberados pelo microbiologista afetam diretamente o tratamento dos […]

Os behavioristas sustentam que todos os comportamentos são resultado de experiências e condicionamentos, sendo estudados de maneira objetiva através da observação das ações. Entre os principais representantes dessa teoria estão John B. Watson, associado ao condicionamento clássico, e B.F. Skinner, relacionado ao condicionamento operante.
03/08/2024
Integrare Academy

O Behaviorismo é uma teoria psicológica que foca no estudo do comportamento observável, tanto humano quanto animal. Os behavioristas sustentam que todos os comportamentos são resultado de experiências e condicionamentos, sendo estudados de maneira objetiva através da observação das ações. Entre os principais representantes dessa teoria estão John B. Watson, associado ao condicionamento clássico, e […]

"Terminada a Segunda Guerra Mundial, as nações não entraram, como esperavam alguns idealistas, em período de entendimento mútuo e de trabalho precipuamente pacífico. Dois Estados saíram muito fortalecidos da luta."
19/07/2024
Integrare Academy

  "Terminada a Segunda Guerra Mundial, as nações não entraram, como esperavam alguns idealistas, em período de entendimento mútuo e de trabalho precipuamente pacífico. Dois Estados saíram muito fortalecidos da luta." IORI, Carla Fabiana de Andrade Gonçalves. História Econômica Geral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Embora Estados Unidos EUA e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) estivessem […]

ATIVIDADE 1 - GQ - FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL - 53_2024
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GQ - FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL - 53_2024   Proteger o meio-ambiente, acabar com a pobreza e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Essas são algumas das metas desafiadoras propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o mundo. Mas, de que forma alcançá-las? Pensando em criar propostas concretas […]

5- Parte final: apresentar as atividades que serão realizada no final da aula (exemplo: volta a calma, conversa em grupo, alongamento); 6- Avaliação: apresentar como será avaliado o desenvolvimento dos participantes durante a aula; 7-Recursos utilizados: Apresentar os recursos (materiais) a serem utilizados na aula.
18/07/2024
Integrare Academy

  5- Parte final: apresentar as atividades que serão realizada no final da aula (exemplo: volta a calma, conversa em grupo, alongamento); 6- Avaliação: apresentar como será avaliado o desenvolvimento dos participantes durante a aula; 7-Recursos utilizados: Apresentar os recursos (materiais) a serem utilizados na aula. * A parte principal deve ter no mínimo 4 […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp