2º Etapa: Qualificando Atributos aos impactos ambientais
Nesta etapa será realizada a qualificação dos impactos, assim, será dada a significância aos possíveis impactos gerados pelo empreendimento, atribuindo características que contribuem para uma avaliação mais criteriosa dos impactos ambientais gerados, alguns atributos avaliados são:
* Duração: Permanente, Temporário, Cíclico, Recorrente;
* Intensidade: Baixa, Moderada, Alta;
* Reversibilidade: Reversível ou Irreversível;
* Amplitude: Local, Regional ou Estratégica;
* Interatividade (Sinergia): Há interação entre os impactos ambiental, que podem potencializa-los?
A partir dos impactos ambientais elencados na etapa anterior (1º Etapa), atribua e qualifique a magnitude dos possíveis impactos ambientais gerados de acordo com as características do impacto.
3º Etapa: Prevenção, Mitigação ou Compensação dos Impactos
Imaginamos que tais impactos avaliados até agora, infelizmente deverão ocorrer para a construção do hospital que trará saúde e bem estar a população da região, portanto, sendo inevitável a ocorrência desses impactos, a partir de agora, podemos elencar algumas ações de medidas de prevenção, mitigação ou compensação dos impactos ambientais visando a minimização dos danos ambientais que tal empreendimento possa causar.
Neste sentido, a partir dos impactos elencados e avaliados nas 1º e 2º etapas, proponha ações de prevenção, mitigação ou compensação ambiental e descreva, idealmente, de que forma essa ação pode ocorrer.
4º Etapa: Parecer técnico
Com base em todas as observações realizadas desde a identificação, avaliação e minimização dos impactos ambientais, e considerando sua atuação como profissional integrante de uma equipe técnica multidisciplinar, descreva com suas próprias palavras, um relatório técnico que deverá ser apresentado a comunidade em relação a construção do hospital. Com base nos impactos observados, você recomenda a construção do hospital ou a suspensão do projeto?