• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

2. Escolher UMA das unidades temáticas (esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura) e desenvolver UMA atividade fazendo o uso de DUAS das quatro

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024

 

O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura.

A organização dessas unidades temáticas é fundamental para um planejamento adequado nas aulas de Educação Física Escolar. Para além desses conhecimentos, ao trabalharmos com alunos público-alvo da Educação Especial se faz necessário compreender as abordagens/técnicas de instrução que devem ser aplicadas pelo professor para que esses alunos possam compreender e realizar as diversas práticas corporais. Lieberman (2002) destaca que o uso de algumas abordagens poderá garantir maior autonomia e maior participação de alunos independente de sua deficiência, sendo elas:

 

LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2022

 

- Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento. 

- Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.​

- Orientação verbal: explicar, de forma clara e objetiva, verbalmente, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta. ​

- Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.

 

A partir das informações acima citadas, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi aprovado em um concurso público como professor de Educação Física no município em que reside. Ao conhecer seus alunos, você observa que das seis turmas para as quais dará aula, três turmas apresentam alunos com diferentes tipos de deficiência. O 4º A apresenta um aluno com deficiência intelectual; o 4º B apresenta um aluno com deficiência visual; e o 5º A apresenta um aluno com deficiência física.

 

Para executar a atividade, você deverá GRAVAS UM VÌDEO contendo as seguintes instruções:

  1. Escolher UMA das três turmas acima citadas (4º A - deficiência intelectual; 4º B - deficiência visual ou 5º A - deficiência física).
  2. Escolher UMA das unidades temáticas (esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura) e desenvolver UMA atividade fazendo o uso de DUAS das quatro abordagens/técnicas de instrução: orientação verbal, demonstração, assistência física ou brailling).
  3. Para o desenvolvimento dessa atividade convide DOIS ou mais colegas, a partir de 18 anos de idade (não é permitido que indivíduos menores de 18 anos participem da atividade), para participar, sendo que UM deles deverá simular ter uma das deficiências escolhida por você. Caso conheça e queira realizar a atividade com uma pessoa com deficiência física, visual ou motora, é possível, desde que seja adulto. Os demais participantes não deverão representar pessoas com deficiência.
  4. No início do vídeo, você acadêmico precisa se apresentar (nome completo e RA), receber o grupo de participantes, explicar a atividade detalhadamente (passo a passo) e aplicar (conduzir/orientar o desenvolvimento da atividade durante a execução). O vídeo deve ter entre dois e três minutos. O MAPA é individual e será corrigido considerando os critérios descritos anteriormente. As instruções sobre como gravar e enviar vídeos constam na Sala do Café.

Em resumo, você deve:

 - Gravar um vídeo de 2 a 3 minutos;

- Elaborar uma atividade;

- Conduzir/orientar um indivíduos com deficiência nesse circuito(a depender do que você escolher), utiliizando DUAS abordagens de instrução (a sua escolha);

Importante:

- É OBRIGATÓRIO a participação de mais DUAS pessoas, além de você, aluno. Sendo que uma delas deverá simular a deficiência escolhida.

- É PROIBIDO a participação de crianças ou adolescentes (menor que 18 anos) no vídeo. Caso apareça, sua atividade será ZERADA!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 4 – CIRCUITOS ELÉTRICOS – 54/2023
28/11/2023
Integrare Academy

1ª QUESTÃO Quando as indutâncias e capacitâncias compõe circuitos em CA com resistores, podemos associá-las no formato de impedâncias. Com base nisso determine a impedância equivalente Z (no formato retangular): Fonte: Elaborado pelo professor, 2023 Figura 1 – Circuito com resistores, indutores e capacitores para associação em circuito CA. Fonte: O Autor, 2023. Assinale a […]

A empresa Luz, uma companhia de pequeno porte especializada em energia solar, tem enfrentado problemas em relação a insatisfação dos clientes. Por meio de pesquisas e feedbacks,
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - CCONT - AUDITORIA CONTÁBIL - 53_2024   Olá, Prezado(a) Aluno(a)! Você já parou para avaliar que constantemente nas empresas ocorrem situações para averiguação e confirmação das informações? Na atividade MAPA, da disciplina de Auditoria Contábil, aplicaremos os conhecimentos relativo ao Controle Interno e Processo de Auditoria Contábil. Os controles internos são objeto de […]

MAPA - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO AO ESTUDOS HISTÓRICOS - 53_2024
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO AO ESTUDOS HISTÓRICOS - 53_2024   Atualmente, um dos assuntos mais comentados dentro das instituições de ensino para o componente curricular de história é a educação patrimonial. Diferente do que víamos há anos, atualmente é comum esses assuntos aparecerem desde os anos iniciais. Isso, porque, finalmente os […]

Como representante da Presidência do Ipea, a diretora Luseni Maria Cordeiro de Aquino, reforçou a necessidade de um olhar do Poder Judiciário voltado para a garantia dos direitos fundamentais às pessoas encarceradas por tráfico de drogas. "Precisamos discutir a garantia de direitos fundamentais a todas as pessoas que estão envolvidas nesses casos, de modo que elas sejam tratadas com equidade, independentemente da sua cor e raça ou da sua classe social".
18/07/2024
Integrare Academy

    Como representante da Presidência do Ipea, a diretora Luseni Maria Cordeiro de Aquino, reforçou a necessidade de um olhar do Poder Judiciário voltado para a garantia dos direitos fundamentais às pessoas encarceradas por tráfico de drogas. "Precisamos discutir a garantia de direitos fundamentais a todas as pessoas que estão envolvidas nesses casos, de […]

Vale a pena ressaltar que, mesmo que você seja um(a) autônomo(a), com atendimentos particulares ou home care, haverá momentos que será necessário contratar serviços ou outros profissionais
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - POD - IMERSÃO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO NA ÁREA DA PODOLOGIA - 53_2024   Olá, aluno! Seja bem-vindo a esta atividade. Para o desenvolvimento de um trabalho estratégico, é necessário que seja realizado um planejamento de pessoas, ou seja, uma atividade de antecipar as necessidades futuras de vagas, projetando o trabalho em sintonia com a […]

Após o estudo do seu livro didático provavelmente você percebeu que o Código de Defesa do Consumidor irá nortear sua relação com seus clientes/paciente. Isso porque, segunda a legislação consumerista você é considerado fornecedor e seu cliente/paciente é o consumidor.
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL - 53_2024   Após o estudo do seu livro didático provavelmente você percebeu que o Código de Defesa do Consumidor irá nortear sua relação com seus clientes/paciente. Isso porque, segunda a legislação consumerista você é  considerado fornecedor e seu cliente/paciente é o consumidor.  Logo, é de extrema necessidade […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp