1) PRIMEIRA ETAPA: Contextualização do estudo a ser explorado na atividade
Na era digital em que vivemos, a experiência do usuário é um elemento crucial para o sucesso de qualquer produto ou serviço. Entre as várias ferramentas e técnicas disponíveis para melhorar essa experiência, a prototipagem de telas emerge como uma prática fundamental. Ao criar protótipos de telas, os designers e desenvolvedores têm a oportunidade de testar e refinar suas ideias antes mesmo de iniciar a implementação completa do produto final.
Em essência, a prototipagem de telas é o processo de criar representações visuais interativas de interfaces de usuário. Estes protótipos podem variar desde esboços simples em papel até simulações totalmente interativas de aplicativos ou websites. Independentemente do nível de detalhe ou sofisticação, o objetivo principal da prototipagem de telas é permitir que as equipes de design e desenvolvimento visualizem e comuniquem suas ideias de forma tangível.
Um dos principais benefícios da prototipagem de telas é a capacidade de iterar rapidamente sobre conceitos e soluções de design. Ao criar um protótipo, os designers podem obter feedback valioso de stakeholders e usuários finais, identificando problemas e áreas de melhoria antes que seja tarde demais e custoso realizar mudanças no produto final. Essa abordagem iterativa contribui para a criação de produtos mais alinhados com as necessidades e expectativas dos usuários.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
2) SEGUNDA ETAPA: Análise da Situação Problema
Levando-se em consideração o contexto dado e seus estudos sobre o assunto de prototipagem, imagine que a software house onde você trabalha esta atendendo uma nova demanda de desencolvimento, o cliente solicitou o desenvolvimento de um software que permita a gestão da produção de produtos de Acabamento para Construção Civil, após conversar com o cliente, ele informou que o software deveria ser desenvolvido tendo como base Tablets, assim foram desenvolvidas algumas telas de um protótipoconforme visto no layout a seguir:
Tela 1 - Apontamento por Célula
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Tela 2 - Apontamento por Produto (Esta tela é aberta após o usuário selecionar algum produto na tela anterior):
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
3) TERCEIRA ETAPA: Demonstração de conhecimentos
No dia da apresentação do protótipo ao cliente, o mesmo informou que após análisar a compra dos tablets iria inviabilizar o projeto e que o software agora deveria seguir como base as telas de uso de Celulares.
Após esta conversa o PO (product owner), conversou com você e o deixou responsável em criar um novo protótipo das duas telas já apresentas na etapa anterior, mas com a visão e layout de um Celular.
O que devo entregar?
Deverá ser entregar as duas telas prototipadas seguindo os mesmo dados e aspectos visuais do prototipo feito para o layout de tablet. As duas telas devem ser enviadas como imagens um arquivo de WORD ou PDF, conforme formulário padrão constante nos materiais da disciplina.
Orientações Gerais:
Nossa sugestão é que você utilize o programa PENCIL disponível em: http://pencil.evolus.vn/, caso você tenha domínio em outras ferramentas / programas você pode usar, porém, fica sobre sua responsabilidade a resolução de problemas que você pode ter com estas outras ferramentas.
Caso tenha dúvidas sobre a ferramenta Pencil a seguir temos alguns vídeos contendo tutoriais sobre a mesma:
Aula 1 - https://bit.ly/3cMbG3b Aula 2 - https://bit.ly/3cJPSFq Aula 3 - https://bit.ly/2VYcDyy Aula 4 - https://bit.ly/2xb9FhY Aula 5 - https://bit.ly/2Y2T7DR