• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

1. Na nota de coreografia acima, a contagem está descrita como “2x8” e “3x8”. Explique por que essa descrição, normalmente, é utilizada.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 53_2024

 

A ginástica de academia consolidou-se como uma modalidade de exercício físico nas academias, servindo como um meio de desenvolver os componentes da aptidão física por meio de aulas coletivas, coreografadas e guiadas por diversos estilos musicais. Atualmente, há uma ampla variedade de modalidades de ginástica de academia, que podem ou não utilizar diferentes equipamentos e tecnologias, desenvolvidas para atender aos diversos públicos que frequentam as academias.

MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.

Considere o contexto do excerto acima e suponha que você foi convidado(a) a estagiar em uma academia, onde a ginástica de academia é o grande diferencial da empresa. Para testar seus conhecimentos, o coordenador lhe entregou um arquivo com 3 tarefas a serem cumpridas. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA.

Sendo assim, siga as orientações abaixo.

Orientações para a realização da atividade

- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA, que se encontra no Material da Disciplina;

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;

- Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA;

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).

 

Orientações gerais

 - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA.

 - Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

 - Cópias parcial ou total serão zeradas.

- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

 

ATENÇÃO: Todas as tarefas abaixo estão descritas no MODELO DE MAPA

TAREFA 1

Na educação física, a elaboração de um planejamento possibilita uma visão abrangente da estruturação dos treinos e assegura a progressão coerente das sessões de treinamento, ou seja, de que forma cada dia de treino será conduzido. No âmbito das atividades de ginástica em academias, as sessões de treino são denominadas "aulas" que, igualmente, necessitam de um planejamento meticuloso.

Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, responda as duas questões que se seguem.

 

  1. As aulas de ginástica de academia são estruturadas considerando pontos centrais que determinam como ela se desenvolve. Sendo assim, cite quais são esses 4 pontos.

 

  1. Uma aula é dividida, basicamente, em quatro partes: Introdução, Aquecimento, Parte principal e Volta à calma. Desta forma, descreva qual a finalidade (objetivo) e o que acontece em cada uma dessas partes.

 

TAREFA 2

Entre as diversas modalidades de ginástica de academia, o jump é uma das mais populares. Nesta prática, os movimentos são realizados sobre um minitrampolim de formato circular, constituído basicamente por molas e uma lona que forma a superfície elástica. Embora os movimentos dessa modalidade sejam semelhantes aos de outras, eles demandam atenção e uma técnica de execução refinada devido à instabilidade da superfície.

A partir desses apontamentos, considerando as discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.

 

  1. Sabemos que no jump os movimentos podem ser categorizados em Classe 1 e Classe 2. Nesse sentido, quais são os movimentos de Classe 1 e Classe 2 da nota de coreografia preenchida anteriormente?

 

  1. A prática de exercícios sobre uma superfície instável, como no minitrampolim, exige alguns cuidados e, por vezes, pode não ser indicada para determinados indivíduos. Sendo assim, quais são as recomendações de segurança para a prática do jump?

 

  1. Nesse momento você deverá planejar e organizar, de maneira geral, uma aula de Jump. Para isso você deverá preencher o quadro abaixo com as informações necessárias.

Atente-se as seguintes orientações para realizar esse planejamento:

- Esta aula deverá ser composta por 6 músicas ao todo.

- Preencha com nome da música e do artista no campo “Nome da música”. Por exemplo, Várias Queixas – Malifoo, Gilsons, Cazt.

- A duração de cada música deverá ser indicada no campo “Duração”. Suponha que a duração seja de três minutos e cinquenta e seis segundos, então deverá ser preenchido como 2:15.

- Cada música deverá ter um objetivo específico, que deverá ser indicado no campo “Objetivo da música”. Um exemplo seria: Promover o primeiro treino intenso da aula.

- Em cada música deverão ser listados os exercícios que serão executados. Isto deve ser feito no campo “Exercícios programados”. Por exemplo: Corrida baixa, corrida alta, chá-chá e hip-hop. Procure listar entre 4 e 6 exercícios por música.

Etapa Música Duração Objetivo da música Exercícios programados
n. Nome da música
Aquecimento 1        
Parte principal 2        
3        
4        
5        
Volta à calma 6        

 

TAREFA 3

Na ginástica de academia, a coreografia representa o planejamento de uma música. Ela é, basicamente, a união harmoniosa entre a música e os movimentos característicos de cada modalidade. Uma ferramenta que auxilia muito a o processo de estruturação da coreografia é a nota de coreografia.

Nesse contexto, considere o trecho de uma nota de coreografia logo abaixo, e com base nas discussões e material da disciplina, responda as três questões que se seguem.

 

Música Exercício Físico
Mapeamento Instrumento/efeito Contagem Movimento Tempo Repetição
Verso 2 Baixo e órgão 2x8 Elevação de pernas para trás 4t 4x
Órgão 2 3x8 Elevação de pernas para trás dupla 4t 2x
Elevação de pernas para trás 4t 2x

 

  1. Na nota de coreografia acima, a contagem está descrita como “2x8” e “3x8”. Explique por que essa descrição, normalmente, é utilizada.

 

  1. Na nota de coreografia acima, em um dos movimentos de Elevação de pernas para trás, observamos que o tempo é igual a “4t” e a repetição “4x”. Explique o que o “tempo” e a “repetição” indicam em uma nota de coreografia.

 

  1. O quadro abaixo é um exemplo simples de uma nota de coreografia de Jump. Observe que estão faltando informações a respeito da “Música” e do “Exercício físico”. Desta forma, assista ao vídeo acessando o QR-Code ou Link ao lado e complete as informações pendentes.

LINK: https://youtu.be/yIO8P7be8T4

 

Música Exercício Físico
Mapeamento Instrumento/efeito/letra Contagem Movimento Tempo Repetição
Introdução Efeito musical

Letra: “Pode fazer o que quiser”

2x8 Transição do solo para o trampolim 16t ---
Verso 1 Letra: “Desde o momento que eu te vi ...” 2x8 Corrida 2t  
  1x4 Corrida 2t  
Refrão 1 Bumbo, palma e Baixo

Letra: “Várias queixas de você”

4x8 Corrida alta 2t  
Verso 2 Bumbo, palma (diferente) e Baixo

Letra: “O meu corpo balança querendo o seu amor ...”

4x8 Salto chinelo duplo 4t  
Verso 3 Bumbo, palma (diferente) e Baixo (diferente)

Letra: “Me leva amor, meu bem querer ...”

4x8 Salto tesoura duplo 4t  
Refrão 2 Bumbo e Baixo (mais forte)

Letra: “Várias queixas de você ...”

4x8 Corrida alta 2t  
Refrão 3 Efeito musical

Letra: “Várias queixas de você...”

4x8 Corrida 2t  

*Palavra em negrito indica a primeira batida da frase musical.

Quadro – Nota de coreografia.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

O ERP automatiza processos e integra as atividades, criando uma base de dados confiável
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - CCONT - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS - 53_2024   O sistema de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) é uma ferramenta essencial para a gestão integrada de uma empresa. Ele é composto por diversos módulos que abrangem todas as áreas operacionais, desde finanças até a produção, passando por vendas, compras e gestão de […]

A partir deste contexto, é importante que você, como futuro gestor ambiental, esteja preparado para os aspectos que englobam esta temática. O desafio é responder sobre as perguntas abertas a seguir.
03/05/2024
Integrare Academy

A partir deste contexto, é importante que você, como futuro gestor ambiental, esteja preparado para os aspectos que englobam esta temática. O desafio é responder sobre as perguntas abertas a seguir. Lembre-se que esta atividade tem o objetivo de integrar os aspectos ambientais, sociais e de gestão à luz da mineração de lítio. Responda às […]

Você é professor de História do Ensino Fundamental II, mais especificamente do 8º ano, e está preparando um texto sobre a Revolução Francesa e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular, para ser divulgado aos outros professores de História da sua escola. Em seu texto, você deve explicar quais são os objetos do conhecimento e as habilidades que devem ser desenvolvidas sobre a Revolução Francesa na disciplina de História no 8º ano. Em seguida você deve explicar quais foram, as consequências e os desdobramentos da Revolução Francesa para o mundo e, por fim, proponha uma estratégia pedagógica para abordar esses temas em sala de aula.
18/07/2024
Integrare Academy

  Você é professor de História do Ensino Fundamental II, mais especificamente do 8º ano, e está preparando um texto sobre a Revolução Francesa e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular, para ser divulgado aos outros professores de História da sua escola. Em seu texto, você deve explicar quais são os objetos do […]

Quando pensamos a respeito do Egito Antigo, é bastante comum, e quase automaticamente, lembrarmos dos aspectos religiosos desta civilização. Mesmo os profissionais dedicados aos estudos científicos dessa sociedade são facilmente seduzidos pelos mistérios que a religião egípcia apresenta, como lemos a seguir: “Mesmo em nossos dias, a vida de um egiptólogo frequentemente caminha passo a passo com a aventura. Verdade que é necessário passar longas horas debruçado sobre os papiros, atento aos textos dos templos e das estelas. As bibliotecas são cavernas cheias de tesouros onde, graças aos trabalhos dos antecessores, é possível reconhecer os caminhos que levarão à descoberta. Mas toda essa erudição, por mais indispensável que seja, não substitui um contato vivo com o Egito” (Jacq, 2001, p. 10).
23/07/2024
Integrare Academy

    Quando pensamos a respeito do Egito Antigo, é bastante comum, e quase automaticamente, lembrarmos dos aspectos religiosos desta civilização. Mesmo os profissionais dedicados aos estudos científicos dessa sociedade são facilmente seduzidos pelos mistérios que a religião egípcia apresenta, como lemos a seguir: “Mesmo em nossos dias, a vida de um egiptólogo frequentemente caminha […]

Se de um lado esta tecnologia traz legítimas preocupações a respeito da tutela da privacidade (art. 5º, X da CR), este mesmo avanço é, outrossim, meio de perpetração de delitos das mais variadas matizes que precisam ser combatidos, sob pena de violação do princípio da vedação da proteção deficiente estatal, como decidiu a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), no caso Ximenes Lopes v. Brasil, em 2006, quando condenou o país sob a justificativa de que “O Estado não somente incorre em responsabilidade internacional por violação ao direito à vida quando seus agentes privam alguém de tal direito, mas também quando, apesar de não ter violado diretamente tal direito, não adota as medidas de prevenção necessária e/ou não efetua uma investigação séria, por um órgão independente, autônomo e imparcial, de privações do direito à vida cometidas seja por seus agentes ou por particulares” (grifo nosso).Para resolver este problema e outros decorrentes do mesmo cenário, o projeto do NCPP introduz modernos meios de obtenção de prova consolidados em diversos países com reconhecidas e sólidas democracias, a exemplo da coleta oculta de dados eletrônicos com a infecção de malware em dispositivos de suspeitos (art. 304, II), para monitorar e adquirir informações no curso da investigação, como ocorre na utilização de Bundestrojaner na Alemanha, regulamentado pelo § 20k da Lei para a Defesa Face aos Perigos do Terrorismo Internacional.
05/06/2024
Integrare Academy

Se de um lado esta tecnologia traz legítimas preocupações a respeito da tutela da privacidade (art. 5º, X da CR), este mesmo avanço é, outrossim, meio de perpetração de delitos das mais variadas matizes que precisam ser combatidos, sob pena de violação do princípio da vedação da proteção deficiente estatal, como decidiu a Corte Interamericana […]

Os eventos podem ser classificados de acordo com o público que atingem e com os objetivos
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - EDU - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES - 53_2024   Os eventos podem ser classificados de acordo com o público que atingem e com os objetivos a que se propõem. De acordo com suas características e peculiaridades, os eventos podem ser classificados em diversos tipos. Na escola, essa realidade não é diferente. Existe […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp