• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

¨... o brinquedo represente certas realidades. Uma representação é algo presente no lugar de algo. Representar é corresponder a alguma coisa e permitir sua evocação, mesmo em sua ausência. O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, na natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais, para que eles possam manipulá-los¨.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

 

¨... o brinquedo represente certas realidades. Uma representação é algo presente no lugar de algo. Representar é corresponder a alguma coisa e permitir sua evocação, mesmo em sua ausência. O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, na natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais, para que eles possam manipulá-los¨.

 

A dimensão lúdica deve oferecer à criança oportunidades para desenvolver sua capacidade de deduzir e fazer perguntas por meio da tentativa e erro. Quando utilizados, os brinquedos facilitam a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização das crianças.

 

Considere a situação hipotética a seguir:

 

Você foi contratado como professor(a) em uma escola pública do seu município para lecionar no 3º ano do Ensino Fundamental I em uma turma com muita dificuldade de aprendizagem. Em reunião com a direção e coordenação foi solicitado aos profissionais de educação a oportunidade de reverem e se, necessário, reestruturarem seus planos de ensino para deixá-los mais atrativos e eficazes no trabalho com crianças, ou seja, medidas eficazes para proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar destes. Sendo assim, umas das possibilidades mais destacadas quanto à aprendizagem foi a utilização de brinquedo como recurso, uma vez que este aproveita a motivação interna que as crianças têm e torna a aprendizagem de conteúdos escolares mais atraentes.

PARTE 1 –
Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Pesquise e elabore um brinquedo como uma ferramenta para estimular o desenvolvimento infantil e a aprendizagem no contexto escolar. Use a criatividade e utilize prioritariamente materiais recicláveis. Preencha a Ficha Catalográfica do brinquedo.

FICHA TÉCNICA DO BRINQUEDO:

Nome: nome ou nomes do brinquedo

- Comentário sobre brinquedo

Idade:
Habilidades estimuladas: motor/social/físico/ moral desenvolvidos ou exigidos na atividade
Como se faz: materiais e etapas da construção
Como brincar: Formas de utilizar (atividades)

Após confeccionada, tirar três fotos (uma do brinquedo com a Ficha Catalográfica preenchida, uma do processo da montagem do brinquedo e outra você segurando o brinquedo com a ficha). Em seguida, cole as fotos no formulário padrão (que se encontra em anexo).

PARTE 2 –
Elabore um plano de aula para ser aplicado na prática com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I. Escolha uma escola para realizar a execução do plano. Para esta aula será necessário estabelecer a utilização dos brinquedos como recurso pedagógico essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Para os(as) pedagogos(as), integrar brinquedos nas aulas é uma estratégia poderosa para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e motivador, preparando as crianças para os desafios futuros.

- Tema da aula;
- Objetivo;
- Encaminhamentos metodológicos, ou seja, o passo a passo de suas atividades;
- Fechamento - discorra sobre como os brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. (5 a 10 linhas).

Orientações:

- Para auxiliar no desenvolvimento da sua atividade, faça o uso do material de apoio disponibilizado na atividade.
- Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA, disponibilizado em anexo;
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
- Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina. Sendo assim, anexe o arquivo, confira se o arquivo anexado está correto e, somente então, clique em FINALIZAR.

*Em caso de dúvida, entre em contato com o(a) seu(sua) professor(a) mediador(a).

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Alessandra, a diretora de produção e logística, propõe aos diretores que para a abertura dessas filiais seja feito um gerenciamento de projetos, com base na metodologia do Guia PMBOk.
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SEG - GESTÃO DE PROJETOS - 53_2024   Olá, estudante! A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso em um desenvolvimento de um novo negócio voltado para a segurança privada através de um plano de negócios. Leia o case […]

ATIVIDADE 2 - BEDU - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - BACHARELADO - 54/2023
09/11/2023
Integrare Academy

ATIVIDADE 2 - BEDU - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - BACHARELADO - 54/2023 Olá Acadêmicos, A Atividade de Estudo 2 possui como tema: ginásticas de academia. Para esta atividade, primeiramente será necessário que façam a escolha da modalidade de ginástica de academia que será apresentada no modelo da atividade. Em seguida, você deve pesquisar sobre a […]

Também passaram a enfrentar problemas relativos ao controle do número de processos, de recebimento de honorários e até mesmo de cumprimento de prazos. Sendo assim, verificaram a necessidade
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - JURIS - ROTINAS JURÍDICAS E ADMINISTRATIVAS - 53_2024   Olá acadêmico(a) do curso de Serviços Jurídicos e Notariais. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você compreenda a importância e a existência de muitas outras áreas de atuação profissional no universo jurídico. […]

Com base na leitura do pequeno texto apresentado, fica evidente a importância da padronização como um dos requisitos para assegurar a qualidade em todos os níveis da empresa. Logo, para que a padronização aconteça, faz-se necessário seguir um conjunto de regras e normas, a fim de garantir que todos os processos estejam em níveis satisfatórios, conforme o planejado.
18/07/2024
Integrare Academy

  Com base na leitura do pequeno texto apresentado, fica evidente a importância da padronização como um dos requisitos para assegurar a qualidade em todos os níveis da empresa. Logo, para que a padronização aconteça, faz-se necessário seguir um conjunto de regras e normas, a fim de garantir que todos os processos estejam em níveis […]

Diante do caso relatado, baseado no texto complementar e no que você aprendeu a respeito do trabalho da UBS junto a escola, elabore um texto dissertativo (de 20 a 30 linhas) apresentando medidas preventivas
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2024   Após a leitura da unidade IV do nosso material didático percebemos que a saúde mental dos alunos e professores é um tema de grande relevância e precisa ser debatido no processo de formação do pedagogo, como no mundo laboral. Ao fazer uma breve pesquisa […]

51/2024 - GQ - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - MAPA
22/02/2024
Integrare Academy

MAPA - GQ - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2024 Olá, estudante! Para iniciarmos nossa Atividade de Estudo 1, realize a leitura do trecho a seguir:   A Teoria Geral da Administração mostra o efeito cumulativo e gradativamente abrangente das diversas teorias, com diferentes contribuições e diferentes enfoques. Todas as Teorias Administrativas são válidas, embora cada […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp